Tivemos que rever nossos conceitos e costumes. Paramos para pensar um pouco mais em nossas atitudes e no que iremos deixar para o futuro. Entendemos o caminho e, com um passo de cada vez e uma decisão por dia, seguimos em frente.
Para nós, essa reflexão já vinha sendo feita há alguns anos. Começou quando alinhamos o nosso propósito ao do planeta: o de mudar o mundo e o setor em que atuamos, com o uso da tecnologia para o bem. E teve continuidade com o nosso novo jeito de atender o cliente: ao “calçarmos os sapatos” dele, entendemos as suas reais necessidades e podemos proporcionar a melhor experiência e solução em transporte, com mais eficiência, rentabilidade, consciência ambiental e sem desperdícios. Mais do que isso, permanecemos como parceiros – o que não poderia ser diferente nem mesmo neste momento tão turbulento.
Ao nosso lado, e para o nosso orgulho, pudemos contar com aquele que não para nunca e desafia o Brasil a se movimentar: os motoristas. O trabalho das estradas nos manteve abastecidos e confiantes.
É sobre esse ecossistema que falamos nesta edição. Em nossa matéria de capa, convidamos você a refletir sobre essa reinvenção do mundo e conhecer mais de perto como nós e nossos clientes recriamos hábitos da cadeia logística de transporte. Trazemos ainda um panorama do agronegócio, um dos segmentos que permaneceu ativo durante a crise, além de traçarmos algumas expectativas do que imaginamos que ficará para os tempos pós-normais.
Também contamos tudo sobre o início dos testes no Brasil do primeiro caminhão a gás em uma operação de mineração e celebramos a chegada dos 18 novos caminhões a gás na frota da PepsiCo, duas novidades que reforçam que a nossa jornada de sustentabilidade está se tornando cada vez mais uma realidade.
E é talvez essa realidade, de mais empatia, cuidado e consciência, que o mundo tem tentado nos mostrar em meio à turbulência. Ao menos para nós, é esse o verdadeiro sentido de seguirmos fazendo aquilo que sabemos de melhor: transformar e evoluir, sem deixar de colocar em prática o respeito pelo indivíduo e o nosso cliente em primeiro lugar.
Ótima leitura! •
Roberto Barral
Vice-Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.