Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 31/05/2023
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

O que tecnologia tem a ver com segurança?

Para encerrar o mês que celebrou o Maio Amarelo, veja como as tecnologias Scania funcionam para tornar o transporte – e o motorista – cada vez mais seguros em mais um episódio da série “Por Dentro da Linha Euro6”
É claro que a Revista Jornada não poderia se despedir do mês de maio, que foi marcado pelo Maio Amarelo, uma campanha em prol da segurança no trânsito, sem falar como as tecnologias das soluções de transporte da Scania contribuem para tornar as estradas mais seguras. Mas você sabe quais tecnologias são essas e como elas funcionam? E de que forma os motoristas também são beneficiados? E não só por terem inovações ao seu dispor para tornar a sua viagem mais segura como também para manterem a sua própria segurança quando estão por trás do volante.
É com esse foco que a Scania investe incessantemente em tecnologias de segurança e no aperfeiçoamento desses diferenciais. E é este o foco de hoje, último dia de maio, neste episódio da série “Por Dentro da Linha Euro6”. Vamos lá?
Para começar, imagine um sistema que trabalha em harmonia com o motorista, mantendo os olhos atentos às estradas enquanto ele se concentra no volante? Esse é o ADAS 2.0 (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor). Trata-se de um conjunto de sistemas de segurança avançados que utilizam uma câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque do veículo para aprimorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.
O LDW (Lane Departure Warning ou Alerta de Saída de Faixa, em português) é um dos recursos que compõem o ADAS. Esse alerta é a primeira camada de defesa, monitorando as faixas de rodagem. Se, por acaso, o veículo sair involuntariamente da faixa, a direção elétrica ativa assume o controle e traz o veículo de volta ao curso correto, garantindo que o motorista esteja sempre no caminho certo.
Olhos extras – e bem abertos!
Mas o ADAS 2.0 não para por aí. Ele é equipado com outras diversas tecnologias revolucionárias, todas projetadas para agir como os olhos extras do motorista na estrada. O AEB (Advanced Emergency Braking ou Frenagem de Emergência Avançada, em português), por exemplo, é a bússola de segurança que detecta a distância e a velocidade de outros veículos, intervindo com frenagem parcial ou total para evitar colisões.
E os chamados pontos cegos? Também estão seguros – e bem abertos! – com o novo alerta de pontos cegos embarcados no sistema de segurança dos caminhões. Ele age como um verdadeiro guardião vigilante, que sinaliza a presença de outros veículos e adverte quando pedestres ou ciclistas estão nas zonas invisíveis do caminhão.
Isso sem falar na eficiência do Programa Eletrônico de Estabilidade, que detecta inclinações e possíveis riscos de capotamento; e no Driver, que monitora até o nível de cansaço do motorista. Essas são algumas das tecnologias embarcadas nos veículos Scania e que atuam no Maio Amarelo e em todo e qualquer dia, mês e ano para ajudar a deixar as estradas – e os motoristas – ainda mais seguros.
Quer ver em detalhes como cada uma dessas tecnologias funciona? Veja no vídeo e faça bom uso quando estiver ao volante:

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333