As equipes responsáveis por esse atendimento ao cliente tiveram que aprender a fazer diferente (na página 12, você poderá conhecer mais sobre essa dinâmica). O próprio cliente também passou a se conectar de outra forma.
O mesmo aconteceu na Cavalinho, que intensificou os cuidados com seus colaboradores e colocou em prática uma série de ações internas para combater a disseminação do coronavírus. “Como a maioria das empresas, tomamos medidas internas e intensificamos os cuidados, especialmente com os motoristas. Colocamos equipes administrativas em home office, determinamos férias para os profissionais de maior risco, acima de 63 anos, e reforçamos o trabalho de conscientização com os motoristas para o uso do álcool em gel na higienização da cabine, que é o seu ambiente de trabalho”, comenta Paulo Ossani, Diretor-Presidente da Cavalinho.
A empresa iniciou ainda campanhas internas em todos os setores e levou atividades educativas sobre a covid-19 para os Diálogos Diários de Segurança (DDS) realizados em todas as suas filiais. Outras ações foram tomadas como a distribuição de kits contendo álcool gel para todos os colaboradores, especialmente os motoristas, e a entrega de máscaras e luvas para aqueles que precisavam ter mais contato com outras pessoas, como os profissionais de limpeza e manutenção.
Na Contatto, por exemplo, várias adaptações foram necessárias. “Agimos logo no início da pandemia no Brasil por meio do comitê de crise, formado pela alta direção e todas as áreas da empresa. Imediatamente implementamos as medidas preventivas para a preservação da saúde de todos os nossos colaboradores, motoristas próprios e agregados, fundamentadas nas orientações do Ministério da Saúde, OMS, de empresas e institutos internacionais conceituados como McKinsey & Company, Boston Consulting Group, Universidade Johns Hopkins, HME - Institute for Health Metrics and Evaluation da Universidade de Washington, e nacionais como Fiesp, Abiquim, Bradesco. Desde então, os integrantes do comitê se reúnem diariamente, até hoje, para discutir as informações vindas dos órgãos oficiais, analisar o panorama atual da empresa, de suas operações e criar ações de mitigação, proteção e segurança. Além disso, cerca de 50% de nossa equipe administrativa está em home office, fazendo uso da tecnologia para reuniões virtuais. Contratamos também a consultoria de um médico infectologista do Hospital Albert Einstein de São Paulo para atualizar e revisar constantemente nossos protocolos de enfrentamento da covid-19, entre outras medidas”, conta Fabiana Calif, Gerente de Marketing e Comunicação da Contatto.