Jornada Scania
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[ Soluções de Transporte ] -- 14/02/2025
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Como é a performance dos novos semipesados da Scania?

A experiência e os resultados, na prática, de quem tem um Scania 7 litros em sua operação, feito sob medida para a necessidade do seu negócio
“O Scania semipesado com o motor 7 litros se encaixa perfeitamente na minha operação. E para mim o grande diferencial é o baixo consumo de combustível, principalmente hoje se comparado com a concorrência.” O depoimento de Douglas Neves dos Santos, proprietário da Dens Transportes, reforça o motivo de a Scania ter o semipesado P 280 6x2 em seu portfólio de soluções. Afinal, quem está no setor sabe que o combustível é responsável por uma grande fatia entre os custos de uma operação de transporte.
E não estamos falando de uma operação simples. Na Dens Transportes, os caminhões semipesados da Scania são responsáveis por atender a demanda de uma multinacional do ramo de genética na avicultura, ou seja, uma carga delicada – ovos férteis – que é transportada em linhas de até 100 quilômetros, em rotas nacionais, como São Paulo a Fortaleza, e internacionais saindo do estado paulista para os países do Mercosul. “Onde o nosso cliente precisa entregar a mercadoria, a Dens Transportes está lá e o motor de 7 litros sempre atendeu muito bem a essa demanda”, ressalta Douglas.
Eficiência em cada quilômetro
Mas o consumo de combustível reduzido é apenas o começo da lista de benefícios que os semipesados da marca podem agregar. A Scania foi além e aprimorou a suspensão para garantir mais conforto e estabilidade durante as viagens. “Quando a gente teve a ideia de trazer o 6x2 com motor 7 litros para o nosso portfólio, a gente pensou em uma das demandas do mercado, a principal delas, que é o conforto da carga. Então a suspensão a ar é o nosso grande diferencial hoje, além da caixa de câmbio. A gente trouxe para a linha do P 280 6x2 a caixa de câmbio do Super, que é 75 kg mais leve”, explica Ivanovik Marx, Gerente de Engenharia de Aplicações da Scania Brasil.
Essa suspensão a ar na traseira do veículo permite ajustar a altura do baú em relação à doca para facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias. Além disso, a Scania reduziu o peso da tara do caminhão em 600 quilos, tornando possível aumentar a capacidade de carga em aproximadamente 7%.
A gama de semipesados da Scania conta duas potências: 250cv com torque de 1.100Nm (4x2) e 280cv com torque de 1.200Nm (4x2 e 6x2). São modelos que oferecem os maiores torques da categoria. Ideal para operações urbana e regional, a cabine P tem boa visibilidade e dirigibilidade, e inclui quatro pontos de suspensão de série, trazendo itens da linha rodoviária para um caminhão semipesado.
Mas a verdade é que a inovação da Scania nos caminhões desse segmento vai além do que se pode ver. Por isso, se você quer saber mais sobre o impacto dessas soluções no dia a dia de quem já apostou nesses modelos e conhecer os detalhes da performance dos novos semipesados da marca, não pode perder a entrevista completa a seguir:
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