Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito",
você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam
compartilhadas com o Google Analytics.
É fácil para a Transportadora Contatto contar a história de parceria com a Scania. Basta olhar para a sua própria trajetória ao longo desses 55 anos, celebrados pelas duas marcas em uma ação especial na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, São Paulo.
A empresa, que tem matriz em Limeira, no interior paulista, nasceu em 1964. E desde o primeiro dia a Scania faz parte da frota que roda o Brasil para transportar cargas perigosas. São produtos para a indústria química, petroquímica, combustíveis e agronegócio que, graças à confiança e parceria das empresas, chegam com segurança aos vários Estados do Brasil onde a Contatto atua. “Essa parceria é desde o início da empresa. Nossos pais eram caminhoneiros, inclusive com caminhão Scania, que é o que nós temos até hoje. A marca nos acompanhou nesses 55 anos”, conta Atílio Contatto, Diretor da Transportadora Contatto.
Para comemorar os anos de estrada percorridos juntos, a Scania fez um evento de homenagem a esse grande parceiro que, com tantas histórias para contar, segue de mãos dadas com a marca em sua jornada pela sustentabilidade no transporte.
“Para nós é um enorme prazer estar junto da Contatto, do Atílio e do Marcelo, principalmente porque são clientes que compartilham muito dos valores da Scania. É uma empresa que tem uma jornada de 55 anos, quase encaixa com a nossa, que tem mais de 60 anos. São grandes parceiros nossos, de muita confiança, e a parceria vem muito na rentabilidade dos dois lados. Além das Soluções Scania, eles investiram na Nova Geração, o que é fundamental nessa nossa jornada Scania e na jornada deles de sustentabilidade. Só temos a agradecer, nos orgulha muito ter parceiros como a Contatto”, pontua o Vice-Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral.
Na ocasião, os diretores da transportadora receberam uma placa de homenagem pela trajetória de parceria com a Scania, além de terem sido surpreendidos com um adesivo comemorativo, com um logo especial de 55 anos da empresa, feito exclusivamente para um dos caminhões que vão para a frota da Contatto.
“Receber essa placa e o caminhão especial é o reconhecimento da parceria que temos. Tanto por parte da Contatto como por parte da Scania. Acho que existe essa reciprocidade. Para nós é importante o caminhão porque a gente gosta muito, ‘está no sangue’ do transportador. Vamos levar agora para dentro da empresa, divulgar e acho que todo mundo acaba se envolvendo. Essa é a reciprocidade da parceria”, celebra o Diretor e sócio da Transportadora, Marcelo Contatto.
Para a Scania, essa homenagem é também um agradecimento aos anos de uma sinergia que vai além da relação comercial estabelecida. “Esse evento de celebração dos 55 anos da Contatto marca muito a forma de a Scania se relacionar com seus clientes mais fiéis, algo que transcende simplesmente o aspecto comercial e passa pela consideração dos valores das empresas e da coincidência de interesses comuns. A Scania vem sendo a marca principal da Transportadora Contatto desde a sua criação e seguimos fazendo um esforço muito grande para mantermos essa posição que nós temos conquistado até hoje. Claro que os resultados dos nossos caminhões e outros produtos que nós entregamos, como contrato de Serviços, também contam. Mas a coincidência de interesses e os valores marcados pela homenagem de hoje são fundamentais para essa relação perdurar”, ressalta Silvio Munhoz, Diretor Comercial da Scania no Brasil.
E esse vínculo também acontece com a equipe da concessionária WLM Quinta Roda Sumaré, a Casa Scania responsável pelo atendimento à Transportadora Contatto. “A nossa parceria com a concessionária é também desde o começo. É uma relação muito próxima. Não só a Casa mais perto da gente como a Rede toda, porque rodamos o Brasil inteiro, então utilizamos também as outras Casas Scania. É um relacionamento muito próximo, muito aberto e sincero”, destaca Atílio.
Isso sem falar que a transportadora foi o primeiro contrato do Scania Banco. “O Banco fez 10 anos recentemente e ficamos felizes porque o primeiro contrato do Banco Scania foi com a gente. Com o Consórcio já viajamos várias vezes, fazemos parte da Família Scania”, conta Atílio.
Hoje, a empresa tem 400 caminhões, dos quais 60% é Scania, e ainda mantém as soluções financeiras da marca. “Temos financiamento do Scania Banco e algumas cotas de Consórcio. A proximidade e o relacionamento que a gente tem com a marca facilita bastante. O Banco conhece a gente e a gente conhece o Banco. Está tudo dentro de casa, facilita muito. Dos Scania que temos, 80% é financiado pelo Banco da marca”, comenta Atílio.
Alguma dúvida de que essa parceria deve – e merece! – ser celebrada?
Quer saber mais sobre essa parceria tão duradoura? Clique aqui e confira a seguir a entrevista exclusiva com os Diretores da Transportadora Contatto, Atílio e Marcelo Contatto.
Como é a história de parceria da empresa com a Scania? Como vocês veem essa parceria?
Atílio Contatto: Desde o começo, nós temos o primeiro caminhão da Scania e está lá conosco até hoje. Essa parceria é desde o início, desde o primeiro dia da empresa.
E como isso agrega na história de vocês?
Marcelo Contatto: A empresa começou em 1964, nossos pais eram caminhoneiros, inclusive com caminhão Scania, que é o que nós temos até hoje. A gente começou ali, trabalhando com semirreboque de gás de cozinha (GLP). Em toda a história da Contatto a gente sempre trabalhou com produto perigoso. Então, a questão da segurança para nós é frequente, é diário. Pensamos muito em segurança e qualidade. E quando a gente fala em Scania, a marca nos acompanhou nesses 55 anos, mas também evolui inclusive nos itens de segurança. Nessa última geração agora dos 450, por exemplo, os caminhões que a gente adquiriu já vêm com os kits de segurança e a Scania vem acompanhando a nossa história até pela evolução dela e qualidade do produto.
O que despertou interesse em ter Scania?
Atílio Contatto: Hoje é o custo operacional. É olhar o geral. Não é só o produto em si, é o que ele oferece como um todo. É um pacote. No todo, a gente entende que é um dos melhores produtos, se não o melhor produto hoje.
Marcelo Contatto: Quando a gente se reúne para definir a marca do investimento, levamos algumas questões em consideração além do que o que o caminhão oferece, como média de combustível, que é um dos itens que a gente considera muito, esses itens de segurança recentemente, disponibilidade, valor de revenda, consumo, enfim, colocamos tudo isso no papel. E a Scania tem mantido um nível alto, comparando com a concorrência, e por isso a gente sempre opta por Scania.
A empresa já tem resultados trabalhando com a Nova Geração?
Atílio Contatto: Sim, a gente tem a geração do motor antigo, que é muito bom, e agora com essa geração nova estamos há três meses em operação. E já deu resultado.
Marcelo Contatto: Com o motor 450, ano passado, já vimos evolução na economia do combustível, e agora com essa geração nova provavelmente vamos ter algum bom resultado e também nos itens de segurança.
Vocês também usam serviços, soluções Scania, soluções financeiras?
Atílio Contatto: Sim, temos investimentos com o Banco Scania, temos contrato de manutenção, monitoramento, todos os serviços da Scania.
E a conectividade, vocês viram vantagem em ter essa solução?
Atílio Contatto: A conectividade estamos usando bastante. É um bom resultado para a gente monitorar.
Marcelo Contatto: Até porque a gente tem que trazer para dentro da empresa tudo que a Scania oferece e usar até para ter os ganhos. Estamos trabalhando muito em cima disso, com os monitores e os motoristas. A gente acredita que cada vez mais o resultado aparece e é grande.
Sobre os motoristas, essa também é uma questão que preocupa para vocês? Como a Scania consegue ajudar?
Atílio Contatto: A gente incentiva muito o motorista na questão da segurança. Temos algumas iniciativas como a Copa dos Motoristas, envolvemos muito a família também. A Scania, junto com os drivers nos monitorando com tecnologia, treinamentos sempre voltados para a segurança, sempre foi muito positivo.
Marcelo Contatto: De uma maneira ou de outra os motoristas vestem essa camisa da segurança. E aí, quando a gente oferece um veículo com todos esses itens de segurança para eles, é muito bom.
Atílio Contatto: A Scania nos monitora com cursos e instruções para tirar o melhor proveito do veículo. Não adianta pegar um caminhão desses e dar na mão do motorista sem um treinamento, acompanhamento, sabendo utilizar todas as ferramentas que o veículo tem.
E a conectividade, também ajuda o motorista para ver o desempenho?
Marcelo Contatto: Nessa atividade que a gente tem, por exemplo, que é a Copa dos Motoristas, a finalidade é trabalhar a questão dos acidentes da segurança, mas tudo isso ajuda ele a ser medido, as pontuações, prêmios que ele ganha. Então, a questão segurança hoje é primordial para a gente e a Scania ter trazido isso para o veículo e tem ajudado bastante a gente. Padronizamos a frota agora, estamos vendendo muito isso nos nossos clientes, mostrando que agora os veículos vão ter esses opcionais. É muito importante.
Qual é a visão de futuro da Contatto?
Marcelo Contatto: Sempre buscar crescer. O que a gente está olhando a nível de futuro é a evolução dos veículos. Já temos agora a opção aí no mercado do caminhão a gás, virá o elétrico, o autônomo. A gente olha muito para isso. E uma coisa que a gente tem lá na Contatto é o seguinte: a gente tenta buscar a inovação, o máximo que o mercado oferece para a gente em inovação. A gente acredita muito nisso.
Atílio Contatto: Um outro grande detalhe são as pessoas, investimos bastante em pessoas e não só em equipamentos de última geração, mas também dar oportunidade, treinamento e condições para todos trabalharem da melhor forma possível. É a parte mais difícil da empresa.
A nova jornada da Scania para ter um mundo mais sustentável, um mundo de transportes mais sustentável também faz sentido na operação de vocês?
Atílio Contatto: Sim, porque está muito dentro da gente. A gente trabalha muito com carga perigosa. Então, a dificuldade que tem de falar de poluição e meio ambiente para a gente está no nosso cotidiano, nos nossos clientes, nas exigências e nos cuidados para não acarretar em um possível vazamento. A sustentabilidade dentro da empresa também “está no sangue” e no dia a dia, tem tudo a ver.
Compartilhe
Envie seu comentário para ser publicado
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações
relacionadas aos meus
interesses e concordo com a Declaração de
Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.