Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 11/08/2023
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Scania ]

Uma super parceria gera super resultados

APK Transportes e Logística, parceira de longa data da Scania, incorporou 10 caminhões Super à sua frota. Com resultados impressionantes em economia de combustível, a empresa planeja adicionar mais 100 até o final do ano
Não é novidade que o mercado de transporte tem estado cada vez mais competitivo. O valor do frete, o preço do combustível, a escassez de motoristas e as exigências por qualidade e sustentabilidade vinda dos grandes embarcadores são apenas alguns dos fatores que contribuem para que a disputa no setor seja acirrada. Mas esses são também motivos que levam o cliente a apostar na marca Scania. Afinal, a qualidade, a eficiência, a economia de combustível e a redução das emissões de poluentes entregues por um veículo da marca não se compara, mas se mensura – e muito bem.
É essa também a visão da APK Transportes e Logística, parceira de longa data da Scania. “Somos clientes da Scania desde a década de 80. Tivemos um hiato de alguns anos, mas em 2013 a nossa relação com a marca ganhou um novo fôlego. Retomamos em 2018 e a partir dali não paramos mais e não pretendemos para nunca!”, entrega Thiago Wilson, diretor da APK Transportes e Logística.
A empresa atua com carga lotação e logística a nível nacional, transportando cosméticos, ração animal, farmacêutico, alimentos, carga seca baú e sider e câmara fria, e hoje já conta com uma frota composta por 577 cavalos, dos quais 40% são Scania.
“Os modelos 450 e 540 da Nova Geração, lançada em 2018, foram de muito impacto para nós e para o mercado. Primeiro pela estética, porque é um caminhão muito bonito e que chama muita atenção, e pela performance. Foi um caminhão que trouxe a Scania para o lugar dela, de ponta, um caminhão muito econômico, de fácil manutenção, com bom acompanhamento de telemetria pelas concessionárias e pela fábrica”, revela Thiago.
Os primeiros surpreenderam muito. Tivemos casos de rotas que chegaram a 17% de economia de combustível. A nossa média hoje é de 12%, é muita economia."
Thiago Wilson, diretor da APK Transportes e Logística
Essa parceria é super
Agora, a empresa deu mais um passo e já contabiliza “super” resultados com a chegada dos novos veículos da gama Super. São 10 unidades do Super 460, que já estão nas estradas em todo o Brasil, em rotas longas – em média de 900 a 1.500 quilômetros - como nos trechos de São Paulo para o Nordeste do país, São Paulo para Minas Gerais, e nos estados do Sul do Brasil. De acordo com o diretor da companhia, o resultado vai além do esperado. “Os primeiros surpreenderam muito. Tivemos casos de rotas que chegaram a 17% de economia de combustível. A nossa média hoje é de 12%, quando comparamos as informações com caminhões 450 da linha Euro5 que fazem a mesma rota e com o mesmo peso. É muita economia”, ressalta Thiago. E vem muito mais por aí: “Começamos com 10, mas serão 100 unidades do Scania Super até o final deste ano de 2023”, revela.
Além dos benefícios diretos dos caminhões, Thiago também destaca as soluções completas oferecidas pela Scania. Embora a empresa tenha abandonado o Programa de Manutenção Scania (PMS) em favor de uma renovação mais célere da frota por sua operação ser severa e demandar alta quilometragem, a APK planeja adotar o Scania Pro Control, a nova solução Scania que revolucionou a forma de manter em dia a manutenção da frota. “O Scania Pro Control tem feito mais sentido para a nossa operação. A acuracidade de informações de como está o estado do veículo me dá mais segurança para fazer a manutenção e na tomada de decisões, porque essas informações são fidedignas ao momento do veículo. É com certeza uma solução que nós vamos contratar”, explica Thiago.
Sustentabilidade nas estradas e nas relações
Além dessas aquisições, outro investimento que fez a diferença na frota e nos resultados da empresa foi a compra do caminhão movido a gás natural veicular e/ou biometano. “Somos regidos pelo ESG e a sustentabilidade é uma das nossas principais metas. Esse também tem sido um pedido constante dos nossos clientes. Por isso nós fizemos, em 2021, a aquisição de alguns equipamentos movidos a GNV da Scania e os veículos têm contribuído muito para imagem da nossa empresa no mercado e para os clientes fecharem essa parceria conosco, visando a preocupação que nós temos também com a sustentabilidade”, afirma o diretor da empresa. “São dois R 410 movidos a GNV trabalhando em rotas mais curtas. Como ainda não temos o abastecimento desse combustível disponível em todos os estados, tomamos esse cuidado de colocá-los em operações próximas ao abastecimento”, completa.
Com 26 anos de atuação no mercado, uma equipe de aproximadamente 800 motoristas e uma frota sólida, a APK Transportes e Logística segue mantendo a Scania como sua grande parceira nestes e em outros desafios do setor. “A Scania é mais que uma marca, é uma religião. Nossos motoristas têm uma preferência pela marca, nós temos um atendimento pós-venda que é fantástico tanto da concessionária como quando estamos tratando diretamente com a fábrica, e os números são o que realmente nos ajudam a tomar decisões de compra. Posso dizer que os números de consumo e o conforto para o motorista são os grandes formadores de opinião em nossa escolha. Vale super a pena apostar nos modelos Scania”, conclui Thiago.
Thiago Wilson, diretor da APK Transportes e Logística: “Começamos com 10, mas serão 100 unidades do Scania Super até o final deste ano de 2023”

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333