Jornada Scania







[ Soluções de Transporte ] -- 05/01/2021
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: WLM Quinta Roda ]

Mais de 25 motivos para sorrir

Saiba como as soluções de transporte da Scania ajudaram a transformar o ano de 2020 da Transportadora Almeida de Marília, criando um novo marco na história de bons resultados da empresa do interior paulista.
25 anos de estrada, 25 novos caminhões na estrada. Os números podem até parecer coincidência, mas acaso ou não, foram motivo de muita celebração para a Transportadora Almeida neste ano de 2020. Foi neste total de veículos – todos no modelo R 450 6x2 - que a empresa investiu para aumentar sua frota. Um deles é especial: cabine verde, na cor da marca, e comemorativo, para homenagear os 25 anos da transportadora. Afinal, não é porque 2020 foi um ano conturbado que datas importantes precisam deixar de ser lembradas!
E não é somente o aniversário da empresa que a chegada desses novos caminhões vai marcar. Os veículos são parte das conquistas diárias vivenciadas pela transportadora neste ano desafiador. Na contramão de muitas empresas no Brasil, a Transportadora Almeida viu sua demanda de transporte crescer em meio à pandemia. “Basicamente transportamos alimento. Então, não tivemos queda no volume de trabalho, pelo contrário. Observamos um crescimento de demanda dentro dos nossos próprios clientes e por isso precisamos aumentar o tamanho da nossa frota”, explica Carlos Augusto de Almeida, Diretor Administrativo da transportadora.
A empresa é familiar e é ao lado do seu irmão Ricardo que Carlos faz a gestão da companhia, que nasceu do trabalho do pai, Otacílio Moreira de Almeida. O fundador já contabiliza 40 anos no ramo do transporte e durante essa trajetória, mais especificamente em 1996, criou a Transportadora Almeida de Marília. “Almeida porque é o sobrenome da nossa família. De Marília porque é onde nossa matriz está”, sorri Carlos, ao contar a história do nome escolhido para a empresa. “Iniciamos com parceiros na cidade, prestando serviços para a segunda maior fabricante de biscoitos do país, que é a Marilan. Com trabalho, fomos conquistando novos clientes. De lá pra cá viemos nessa constante e hoje atendemos as maiores produtoras de alimentos do Brasil”, completa o empresário.
Novas soluções, novos resultados
Com o avanço dos negócios, a frota também cresceu e atualmente conta com 200 caminhões próprios e 50 agregados, que atendem as regiões Sul, Sudeste e Nordeste no transporte de cargas alimentícias. Desse total, cerca de 15% é Scania.
“Em 2018 compramos 10 caminhões da família PGR e tivemos excelentes resultados. Mas pela promessa de entrega de números ainda melhores com a Nova Geração, resolvemos investir. Basicamente temos feito um investimento por ano e com a nova família já observamos uma diferença de 8% de economia de combustível. Realmente os modelos Scania são mais econômicos que a geração anterior e até mesmo que os veículos do concorrente”, destaca Carlos.
Dezoito deles foram entregues e os outros sete já estão a caminho, todos equipados com o Pacote Desempenho do Plano de Manutenção Scania. Tudo para acompanhar a performance e os números bem de perto.
Caminho sem volta
Aliás, a tecnologia tem sido uma aliada antes mesmo de os novos veículos entrarem em operação. É que o processo de negociação dos veículos foi feito de forma remota, via web conferência, novo formato desenvolvido pela Scania para se manter cada vez mais próxima de seus clientes e parceiros durante a pandemia. “O relacionamento da Scania com a Transportadora Almeida de Marília é de longa data. Desta vez, a apresentação das nossas ferramentas de gestão e a venda via web também marcaram a parceria e com isso tivemos a felicidade de entregar os 25 novos veículos para a frota da empresa”, ressalta Nicolau Martins, Gerente de Vendas da WLM Quinta Roda.
A experiência foi aprovada por Carlos: “Acho que é um caminho sem volta. Não tem mais necessidade de reuniões, de deslocamento de pessoas. Entendo que pela internet conseguimos resolver e penso que os negócios realizados de via remota serão normais. A vida da gente vai ser assim daqui em diante”.
Outra experiência positiva, desta vez presencial, ao vivo e a cores, certamente será vivenciada pelos motoristas que irão dirigir essas máquinas dos sonhos. A empresa tem 221 motoristas, de um total de 295 colaboradores, mas ainda não foram definidos quem serão os profissionais para os próximos sete veículos que estão para chegar. “Eles ficam na expectativa, ansiosos para experimentar o novo equipamento e tirar o melhor proveito do caminhão. Mas ainda não temos uma definição, nem mesmo para o caminhão comemorativo”, entrega Carlos.
Ainda assim, ansiedades à parte, vale a comemoração. Pelos 25 anos de estrada, pelos 25 novos caminhões e pelos muitos mais de 25 motivos para sorrir que os novos veículos trarão para a Transportadora Almeida de Marília.

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333