Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 08/02/2022
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]
Conheça os detalhes do piloto automático inteligente da Scania e saiba como ele contribui para a economia de até 3% no consumo de combustível do seu caminhão.
Imagine a seguinte situação: você está na estrada e o caminhão que você dirige consegue fazer a leitura do terreno, reconhecer a chegada de uma subida ou uma descida, saber a hora exata de acelerar, aproveitar os períodos de inércia, acompanhar as curvas com segurança e o melhor, tudo de forma automática.
Quem faz todo este trabalho é o Actcruise, o piloto automático inteligente da Scania, e é sobre esta tecnologia que vamos falar hoje. Item de série nos caminhões da marca desde 2020, o Actcruise traz ainda mais segurança e conforto para o motorista. Sem falar que proporciona até 3% de economia de combustível. Mas você sabe em detalhes como esse controle de cruzeiro com previsão ativa atua, na prática?
Funciona assim: por meio do posicionamento via GPS e de um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade, ele é capaz de gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente. Ao se aproximar de um aclive, quando o caminhão naturalmente diminui a sua velocidade, o Actcruise determina qual é a melhor aceleração para o veículo e aumenta em 4% a velocidade selecionada no controle de cruzeiro antes da inclinação. Assim, a subida pode ser feita de forma mais suave e com menos troca de marchas. Já nos declives, ocorre o contrário: o Actcruise reduz a velocidade do caminhão em até 8% no modo standard e 12% no modo econômico e em alguns casos aproveita também a inércia do veículo. Tudo isso de forma segura e eficiente, reduzindo o consumo de combustível.
Para se ter uma ideia, em uma operação de um caminhão 6x2 que roda cerca de 10mil km/mês, por exemplo, a economia poderá ser de R$ 20 mil em relação ao mesmo caminhão sem o Actcruise. “Trata-se de ainda mais rentabilidade para o cliente”, salienta Silvio Munhoz, Diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Veja na íntegra e no detalhe mais sobre essa tecnologia da Scania:

Comentários

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333