Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.







[ Soluções de Transporte ] -- 25/11/2022
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Dan Boman ]

Conheça os detalhes do novo ADAS 2.0

Novas fronteiras: nesta série da Revista Jornada Scania, você irá conhecer mais detalhes das novas tecnologias dos veículos P8/Euro 6. Começamos com o ADAS 2.0, já disponível para os ônibus da marca e que agora levará as novas fronteiras em segurança também aos caminhões Scania.
Se o caminhão sai da faixa, ele avisa o motorista. Se um pedestre está vulnerável na estrada na lateral do veículo, no chamado “ponto cego” de quem está ao volante, ele também envia um alerta ao condutor. Se chegar o momento de fazer uma pausa, ele também age pela segurança do motorista, emitindo alertas acústicos e visuais que só cessam quando ele fizer uma parada na condução.
E não, não estamos falando de uma pessoa, mas de tecnologia. Esse é o trabalho do ADAS 2.0, que já existe nos ônibus da Scania e agora chega aos caminhões da linha Euro 6. ADAS vem da abreviação da expressão em inglês - Advanced Driver Assistance Systems – e na prática é um sistema de auxílio ao motorista, que foi lançado de forma pioneira pela Scania em 2016. O objetivo é oferecer assistência a esse profissional que está por trás do volante, melhorar a sua forma de condução e ajudar a prevenir acidentes de trânsito.
Mas você deve estar se perguntando: qual é a novidade, então, desta versão 2.0? É que o novo ADAS ganhou três sistemas: um para diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos caminhões; outro para correção automática da direção do veículo; e um terceiro para monitorar o nível de atenção do motorista.
Quer conhecer melhor cada um deles? Confira:
De olho nas laterais
Os novos sensores laterais do ADAS 2.0 provocam alertas de ponto cego e de pedestres. Esses sensores chamam a atenção do motorista por meio de três ações: a primeira é uma indicação de luz âmbar fixa, para sinalizar que há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo. A segunda é um aviso por indicação de luz âmbar piscando. Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante. Assim, o motorista evitará acidentes com muito mais facilidade, garantindo a sua segurança e a dos pedestres.
Na estrada certa
Os modelos Euro 6 equipados com o ADAS 2.0 contarão ainda com direção elétrica ativa. Sabe o que isso significa? Que se o caminhão sair da pista, o próprio veículo, por meio do sistema ADAS 2.0, fará a correção automática da direção. Além disso, os novos modelos também terão controle de velocidade cruzeiro com predição ativa, que é acionado caso o veículo não fique parado a 0km/h por mais de três segundos, voltando a acompanhar o veículo da frente em um sistema “stop and go”.
É hora do descanso
A terceira novidade do ADAS 2.0 é o Driver Attention Support, pensado para auxiliar o motorista de forma prática. Essa tecnologia é capaz de monitorar o nível de atenção do condutor ao volante e avisar quando for o momento de fazer uma pausa para descanso. Mas como isso acontece? É simples: por meio de informações como a permanência na faixa e de movimentos ao volante que são considerados fora do comum para aquele perfil de condutor, o sistema faz uma avaliação e em casos de baixos níveis de atenção do profissional, envia alertas sonoros e visuais ao motorista. Esses alertas só param quando ele fizer a parada do veículo para que possa descansar.
Ainda mais segurança
Todos esses diferenciais do ADAS 2.0 se somam aos pacotes de segurança da Scania que passam a ser de série nos caminhões Scania Euro 6. O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) atua na correção da trajetória e estabiliza o veículo em curvas muito rápidas ou no desvio brusco de rota. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio de uma câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente, que vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. E o LDW (aviso de saída de faixa) monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o caminhão sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado
“O sistema ADAS representa o que temos de melhor no quesito de segurança ao motorista, além de exigir menos reparos e ofertar mais disponibilidade”, finaliza Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.

Comentários

JORGE PEREIRA DE ARAUJO:

Olá pessoal!!! Espero que esteja tudo bem com vocês. Essa nova ferramenta ( ADAS). Vai ser de muita importância para transportadoras que operam no ramo de combustível, nas quais já tem muitos sensores e câmeras no monitoramento dos motoristas. E a ( ADAS) Será mais uma no auxílio com prevenção de acidentes.

elielson alves da silva:

Top! segurança total.

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333