[ Editorial - Episódio #1 ]
Sua majestade, a Rei
R
ei da Estrada. Esse nome é tão inclusivo que não sabemos ao certo se nos referimos a um motorista, transportador, um caminhão ou a uma marca. Assim foi também a revista da Scania, a Rei da Estrada, que ao longo de quase 40 anos ajudou a contar centenas de histórias sobre as pessoas que fazem o setor de transportes. A primeira Rei da Estrada não era uma revista, e sim um jornal em preto e branco, com oito páginas. Em maio de 1983, quando foi criada, a publicação apresentava um jornalismo profissional, de qualidade, e trazia como matéria principal o trabalho dos caminhões Scania movidos a álcool, que atuavam em uma usina de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, além de notícias sobre consórcio, mercado e de clientes tradicionais, como a Viação Cometa, na época a maior frota de ônibus Scania do mundo.
Foto: Wagner Menezes
As demais edições assim seguiram. A publicação ganhou cor, se transformou em revista e continuou trazendo uma série de informações que nos ajudam a entender uma parte importantíssima da trajetória do setor de transportes de cargas e de passageiros.
Os editores ao longo da história condizem com a grandeza da revista. José Eduardo Ramos Gonçalves, Márcio Stéfani, Mauro Cassane, Maurício Jordão, Helen Faquinetti e tantos outros nomes do jornalismo automotivo e das Relações Públicas que colaboraram para a Rei da Estrada ser o que é.
Eu escrevi o meu primeiro texto para a Rei da Estrada em 2004, durante o meu estágio na área de Comunicação da Scania. A matéria foi supervisionada pelos olhos atentos do Maurício e da Helen, meus líderes na época, e contava a história de um transportador que começou como motorista, construiu a empresa e os 75 anos de idade ainda a administrava ao lado dos filhos.
A bela história, de gente de verdade que faz acontecer, é parecida com a de muitos Reis da Estrada que brilharam nas páginas das dezenas de matérias que eu redigi ou editei depois disso.
A internet e os celulares revolucionaram as formas de comunicação e relacionamento. Vieram as redes sociais e os aplicativos de trocas de mensagens, modificando completamente o modo como a sociedade consome informação.
A Scania também se transformou e assumiu o compromisso de liderar a transição para um setor de transporte mais sustentável. O Rei da Estrada embarcou um uma Jornada para o futuro, com um propósito ainda maior do que levar a carga de um destino ao outro. Por isso, em 2018, a Rei da Estrada cedeu lugar a outra publicação, a revista Jornada.
Porém, como diz o velho ditado “quem foi rei nunca perde a majestade”, a nossa Rei da Estrada está de volta ao seu trono. Em áudio e em formato digital, para acompanhar as mudanças do nosso mundo.
As edições antigas também estarão disponíveis para consulta, outro presente da Scania para os Reis da Estrada que movimentam a economia do nosso País e criam histórias bonitas. Tão bonitas que merecem ser compartilhadas.
Para a Rei e aos Reis da Estrada: bem-vindos de volta. É bom ter vocês conosco.
Renata Nascimento
Gerente de Comunicação da Scania Brasil
Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.