[ COLECIONADOR – EPISÓDIO #11 ]
“Sonho que vira realidade”
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Brasdiesel / Locução: Mônica Camillo / Produção: 528 Comunicação Com Propósito ]
Conheça a história do espingardinha da Irapuru Transportes, totalmente restaurado pela empresa em parceria com a Brasdiesel.
Para uns, é um simples caminhão. Para outros, um sonho. Mas não há quem cruze com esse “espingardinha” pela estrada sem suspirar e sem pensar no quanto esse veículo é uma verdadeira relíquia!
Basta olhar para o L 76 da Irapuru Transportes para se sentir em uma viagem no tempo. Mais especificamente em 1971, quando esse caminhão foi produzido pela Scania e lançado no mercado brasileiro.
O dono dessa raridade é Vinícius Pellenz, proprietário da Irapuru Transportes. Apaixonado por Scania e colecionador de caminhões raros, é ele quem nos conta como foi o processo de restauração do veículo, feito no Centro de Restauração da Brasdiesel, em Caxias do Sul (RS).
“O que a gente sempre buscou foi um projeto único, com um diferencial de um veículo com um projeto arrojado. Busco algo diferente dos demais. Aqui no Sul, temos o Clube Amigos do Jaca, muitos apreciadores da marca Scania, colecionadores, amigos e clientes Brasdiesel. Então busquei algo diferente, um projeto que tivesse algo novo, com a Brasdiesel como parceira”, explica.
Mas não se tratou de uma reforma somente guiada pela paixão por caminhões. A restauração desse L 76 de 1971 conta também outras histórias, já que o caminhão fez parte da trajetória da família Pellenz e agora celebra os 50 anos da empresa. “Ele faz parte da nossa história, foi vendido um tempo depois e a nossa família acabou comprando-o novamente. Esse caminhão trabalhou até 2016 em uma operação interna, acabei guardando no pavilhão junto com outros veículos nossos que estão em projetos de reforma e restauração. Encontrei um parceiro sólido para buscar a realidade dos 50 anos da empresa. É um momento único, é a realização de um sonho em cima de um projeto exclusivo a nível Brasil”, contextualiza Vinícius.
Mas o que torna esse laranjinha ainda mais especial é o fato de que o caminhão foi restaurado para retornar às suas características originais de fábrica, um trabalho minucioso e fruto de muita pesquisa histórica e de mercado. Até porque você pode imaginar quantos estudos e buscas foram necessárias para encontrar as peças da época, não é mesmo?
Nada disso foi empecilho para Vinícius: ele encarou o desafio e foi buscar, junto a colecionadores e outros admiradores da marca Scania em todo o Brasil, peças e itens originais para compor a reforma do seu espingardinha. “Foi um processo de dois anos de pesquisa e busca com colecionadores, pessoas mais antigas e apreciadoras da marca. Não precisamos reproduzir nenhuma peça, são todas originais. O que foi reproduzido foram os detalhes, que fizemos de uma forma diferente, mas mantendo os padrões originais. Não teve nenhuma importação de peças, são todas nacionais. E nada veio de ferro velho, somente de colecionadores e apaixonados pela Scania”, conta.
Claudio Padilha é Gerente Geral de Pós-Vendas do Grupo Brasdiesel e acompanhou bem de perto todo esse trabalho, que durou mais de 900 horas. “O Vini foi um pesquisador muito persistente. Ele trabalhou junto aos apaixonados pela marca, pois existem muitos colecionadores pelo Brasil, clientes Scania, transportadores, tudo para poder encontrar essas peças. E ele encontrou a maioria. E quando falo em peças, falo de tudo: ele encontrou o volante original, os relógios originais, as lanternas originais, pensou em todos os detalhes do caminhão. Teve que vasculhar todo o mercado brasileiro”, comenta.
Claudio lembra que viu essa ideia nascer de uma conversa informal com Vinícius na concessionária. “Esse projeto surgiu de uma conversa bem informal do Vinícius conosco. Pegamos a ideia, conversamos internamente e pensamos: vamos fazer de tudo para transformar o sonho do cliente. O mais importante em uma restauração é entender o que o cliente deseja. Tem cliente que quer trazer a parte original, tem cliente que quer transformar o caminhão de forma diferente. O sonho do Vini era trazer o caminhão original, com algumas pequenas melhorias para ser único. Digo que foi um trabalho de arte. Envolveu aqui na Brasdiesel mais de 35 técnicos especializados, tanto da nossa Reformadora como da área técnica. O mais legal é que foi feito tudo no caminhão, desde a parte mecânica, estética, equipamentos. Entendemos que esses projetos trazem os sonhos dos nossos clientes e nosso maior objetivo é transformar isso em realidade”, descreve.
Entre os itens que foram agregados ao caminhão estão as rodas de alumínio, o estofamento interno, os bancos pneumáticos e o ar-condicionado. “O prazer do Vini e do pai dele, Celso, é rodar com esse caminhão. Então ele colocou esses detalhes que não existiam na época”, explica Claudio.
Detalhes que fazem a diferença para a concretização do sonho de um colecionador. “O caminhão está agora com 400 km rodados porque eu fiz todo o motor e a mecânica nova, restaurei todo o padrão dele, não apenas a funilaria, mas parte da mecânica também. No trem de força fizemos adequações para curtir o carro, colocamos uma mecânica mais moderna, buscamos melhorias, porque a gente gosta de curtir o veículo, e não apenas deixar parado como peça de museu ou de demonstração, gostamos de pegar estrada”, reforça Vinícius.
A cabina continuou a mesma e a tração manteve-se em 4x2. Os paralamas e as portas foram trocados. E o chassi voltou para a formatação original da época, com rebite. Toda essa entrega, que combina originalidade e um toque de modernidade, só foi possível pelo trabalho cuidadoso do Centro de Restauração da Brasdiesel, a maior Casa Scania em área construída no mundo. “A Brasdiesel é a primeira concessionária Scania no Brasil. Em 1957, estava inaugurando a fábrica da Scania e a Brasdiesel. Inauguramos em 2016 a nova matriz e ela se tornou a maior concessionária Scania do mundo. Temos, então, a maior do mundo, a primeira e o que estava faltando nesse meio era o que fala o nosso slogan: resgatando memórias e construindo novas histórias. E assim pensamos na Reformadora, algo que contemplasse tudo isso. Então fazemos tudo no caminhão. Ele pode chegar aqui acidentado, desmontando e a gente o entrega novo. Ou podemos fazer uma pintura personalizada de frota, pintar o veículo de cor diferente, colocar o nome da empresa. Os projetos de restauração vamos buscando em conjunto com as ideias de nossos clientes, como é o caso do Vini, um grande parceiro”, detalha Claudio.
É lá que nascem desafios e é de lá que saem sonhos. “Para nós é realizar um sonho e para isso a gente não mede esforços. Não é a venda comercial, é a venda emocional, porque traz a paixão do cliente. A marca fala muito em família Scania e a nossa ideia é trazer esse cliente para o sonho Scania, resgatando histórias”, reforça Claudio.
E no que depender de Vinícius, que possui dez caminhões de coleção, novos desafios e sonhos virão. “A minha paixão vem desde criança, remete a minha história com meu pai, que foi motorista. Brinco que o diesel está no meu sangue e o caminhão está no meu coração. Agora temos mais um desafio juntos que é restaurar o caminhão da Brasdiesel. Como a gente tem mais veículos desse padrão, como Scania jacaré, tenho o desafio junto com o Claudio de criar mais um veículo único dentro do Centro de Restauração”, finaliza Vinícius.
Não há dúvidas: em breve vamos ver outra raridade exclusiva, restaurada e totalmente original, rodando pelas estradas do Brasil. Pode apostar!
Ah, e você achou que ia embora sem saber por que o Scania L 76 é conhecido como espingardinha? O Claudio conta: “Foi chamado de Espingardinha na época porque a Scania alterou o filtro de ar do caminhão, que anteriormente era produzido na frente do veículo. A marca trouxe a caixa do filtro de ar para trás para que o filtro de ar, que era banhado a óleo, não tivesse interferência da turbina, pois esse foi o primeiro modelo Scania turbinado no Brasil. Ficou conhecido como espingardinha porque a entrada de ar do filtro é parecido com uma espingarda mesmo, basta olhar a parte de trás da cabina, e foi um caminhão que teve grande renome na época, hoje um veículo raro.”
Agora sim, a gente se despede. Na certeza de que já já vem mais novidade para os apaixonados por Scania de todo o Brasil. Até mais!
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