Com a Nova Geração de caminhões Scania, Betel Cargo transporta boa parte dos produtos que chegam
ao Porto de Itajaí, em Santa Catarina, aos principais centros de distribuição do Brasil.
Itajaí é uma cidade encantadora. Se por um lado é banhada pelo Oceano Atlântico e abriga algumas
das mais belas praias do Sul do Brasil, por outro conversa com a foz do rio Itajaí-Açu, o que
permite ao município ser a sede do Porto de Itajaí.
É por ali que entra e sai grande parte das exportações e importações do País. Mercadorias
alimentícias, papel, madeira, plásticos, borrachas, equipamentos mecânicos e eletrônicos são
alguns dos produtos que circulam pelo Porto de Itajaí e conferem ao complexo o título de
principal porto da região e o segundo maior do Brasil em movimentação de contêiners.
Segundo dados da Superintendência do Porto de Itajaí, o último mês de abril foi, inclusive, o
melhor do ano de 2019 em movimentação de contêineres, em que se registrou um crescimento de 6%
no total de toneladas de cargas movimentadas se comparado com o mesmo período de 2018.
Todo esse volume de carga sai do porto e é levado aos pontos de distribuição nacional por
empresas chamadas de embarcadoras. É o caso da Betel Cargo, que desde 1978 atua no mercado de
transporte de contêiner em toda a região Sul do Brasil. "A empresa começou com meu pai e em 2002
meus irmãos e eu nos unimos à gestão. Estamos no centro logístico do País e 90% da nossa
operação é voltada para o transporte de contêiner. Atendemos toda a região Sul e também
transportamos para o Nordeste e para a Amazônia", explica Hélio da Silva Junior,
sócio-proprietário da Betel.
Mas não foi só a movimentação do Porto de Itajaí que cresceu. A frota da Betel, que é 100%
Scania, também foi ampliada: 12 caminhões da Nova Geração – 10 modelos R 450 e dois S 450 –
foram adquiridos pela empresa, que tem sede na cidade portuária.
"Já entregamos quatro caminhões desse total, dois deles foram as cabines S. As entregas seguem
acontecendo até setembro. Estamos orgulhosos, pois a Betel é número um duas vezes: primeiro NTG
e primeira cabine S entregues pelo Grupo Mevepi", comenta Tiago Oliveira, Gerente de Vendas da
Mevepi.
Os novos caminhões chegaram para reforçar o trabalho e complementar a frota, que reúne um total
de 28 veículos. Com apenas três meses de estrada, os resultados já apontam mais de 10% de
redução no consumo de combustível.
"Estamos gostando muito, os novos veículos têm demonstrado quase 12% de economia. Mais de 10% de
redução no consumo de combustível já posso afirmar que temos contabilizado. Mas a nossa
expectativa, depois de treinar todos os motoristas para atuar com tanta tecnologia embarcada, é
chegar aos 12% ou ultrapassar", pontua o proprietário da Betel.
[ Em números ]
Mais de 10%
É o resultado da Betel em redução no consumo de combustível com
três meses de uso dos caminhões da Nova Geração Scania.
Os números são promissores. O desempenho e a tecnologia do caminhão também. Isso sem falar na
experiência ao volante. "A sensação de dirigir um caminhão desses da Nova Geração é melhor do
que dirigir carro de luxo. É uma metamorfose do transporte", compara Hélio.
Agora, além dos bons resultados, a Betel tem mantido o foco no treinamento da sua equipe de 30
motoristas, que se revezam para dirigir as novas máquinas dos sonhos. "Os motoristas estavam
mais ansiosos para saber quem ia dirigir primeiro os novos modelos do que com a chegada dos
caminhões em si. Agora, por meio do Driver Coaching da Scania, vamos treinar os nossos
condutores para que eles possam conseguir usar 100% de toda a tecnologia que o veículo traz. E,
com isso, sabemos que teremos resultados ainda melhores", conclui o proprietário.
Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro
Lamentamos! Houve um erro no envio de sua mensagem.