Jornada Scania
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[ Família Scania ] -- 21/05/2021
[ Verificador de vazamento de gás, licenças especiais, sistema de exaustão e aterramento, comunicação visual diferenciada, extintores de incêndio específicos, avisos de não fumar e alertas para outros cuidados, mapeamentos particulares contra raios são alguns dos diferenciais do box exclusivo de atendimento ao veículo a gás na Rede Scania.

Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Arquivo Scania, Escandinávia ]

Pode vir, com todo gás

Saiba como a Rede Scania se preparou para receber o caminhão movido a GNV e/ou biometano e conheça os diferenciais do box exclusivo para atender o modelo.
Quando você vê um Scania movido a gás pelas estradas também se pergunta se esse modelo requer cuidados especiais na hora da manutenção? Essa é a dúvida de muita gente. Pensando nisso, a Revista Jornada foi entender como a Rede de Concessionárias Scania se organizou para receber e atender as necessidades dos clientes e particularidades desses caminhões.
A preparação começou antes mesmo de o próprio veículo ser lançado no Brasil. Foi em setembro de 2019 que a Escandinávia deu os primeiros passos para criar a nova estrutura, um box exclusivo para atendimento dos caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano. Por ser pioneira, a Casa encontrou, também, alguns desafios. “Tivemos a chance de ser a primeira concessionária, a partir da implementação do teste de campo do veículo em nossa região. Alinhamos a oportunidade à nossa visão de demanda futura por combustíveis alternativos. Mas tínhamos um principal desafio, que era a certificação do Inmetro em um tempo bastante curto, visto que o veículo já entraria em operação”, conta Lucas Rangel Bueno, Diretor de Serviços da Escandinávia.
Em apenas três meses, a concessionária estava pronta. “Com o box exclusivo nós conseguimos organizar muito bem os agendamentos, proporcionando ao cliente uma maior disponibilidade do veículo e aos colaboradores um espaço 100% seguro”, destaca Lucas.
Toda a Rede Scania está pronta e 100% preparada para receber e atender o caminhão movido a gás em todo o Brasil.”
Lincoln Garcia, Gerente Geral de Serviços das Concessionárias Cativas - Codema, Cavese e Suvesa.
Segurança e capacitação em primeiro lugar
E segurança é mesmo o que não pode faltar. O caminhão movido a gás, por ter tecnologia e necessidades distintas em comparação a um veículo tradicional, movido a diesel, requer espaço, cuidados e conhecimentos técnicos bastante específicos. “Fizemos o treinamento completo com toda a nossa equipe: do mecânico, para manutenção e reparo, ao consultor, gestor de frota, vendedor, master driver e até mesmo com os recepcionistas. É um produto novo, então todos precisam conhecer muito bem os detalhes do veículo para trabalhar com eficiência e em segurança, desde a entrega técnica à manutenção”, explica Lincoln Garcia, Gerente Geral de Serviços das Concessionárias Cativas - Codema, Cavese e Suvesa.
É com a ajuda da conectividade e pelo fato de todos os profissionais Scania estarem treinados para lidar com esse novo caminhão que o cliente ou o motorista podem, ao chegar na concessionária, ser encaminhados à estrutura exclusiva criada para atendê-los.
“Foram três treinamentos: o técnico, com os detalhes do veículo; os treinamentos de segurança, que devemos exercer no momento da manutenção; e um treinamento conceitual das normas exigidas pelo Inmetro. Juntos, os três se completam para que tenhamos profissionais capacitados em todo o processo do atendimento do veículo a gás, seja no recebimento do caminhão ou na troca e reparo de um componente”, complementa Carlos Cyrne, gerente de Desenvolvimento da Rede de Concessionárias Scania explica Cyrne.
Lincoln viu de perto todo esse processo acontecer nas Casas Scania. “Em paralelo com a Escandinávia, passamos pela preparação das nossas Casas para atendimento do caminhão a gás. Não é só uma mudança de espaço físico, mas um acompanhamento que é feito lado a lado com os clientes por meio da conectividade. Com ela, podemos ver as taxas de falha e também monitorar e alertar nossos clientes sobre a necessidade de manutenção ou de revisão preventiva que ele precisa fazer”, detalha.
Por dentro do box
São vários os diferenciais do box exclusivo para o veículo a gás. O principal deles, e talvez o mais importante, é a tecnologia de um equipamento chamado verificador de vazamento de gás. “Ele identifica, antes mesmo de o veículo entrar no box, se há algum vazamento de gás. Ao menor resquício de vazamento, um sinal sonoro é acionado para os técnicos rapidamente agirem, em total segurança”, explica Lincoln.
Junto desse equipamento estão outras particularidades, licenças especiais, sistema de exaustão e aterramento, comunicação visual diferenciada, extintores de incêndio específicos, avisos de não fumar e alertas para outros cuidados, mapeamentos particulares contra raios e outros fenômenos, para citar algumas. Tudo para que o ambiente de atendimento seja adequado e isolado, perfeitamente limpo, livre de água, bem identificado, com ferramentas especiais e volume de arejamento com padrão internacional. “Além de uma constante preocupação com nossos colaboradores, que a todo momento têm à disposição todos os equipamentos de segurança coletivos e individuais necessários”, complementa Lucas.
Esses cuidados, além de proporcionarem segurança ao motorista, cliente, caminhão e equipe técnica, entregam também mais disponibilidade para a operação. “Como o atendimento é exclusivo, o tempo de permanência tende a ser menor e isto se deve à otimização do ferramental que já fica disponibilizado diretamente no box”, pontua Lucas.
Pode chegar, estamos prontos
Para atender as exigências do INMETRO, os investimentos para esse tipo de estrutura são altos, mas necessários. “Somente em Guarulhos investimos cerca de R$ 250 mil. Além das ferramentas especiais e equipamentos, esse investimento também inclui a adaptação do Centro de Reparação das Casas, porque não se trata somente de uma manutenção preventiva, mas também temos que estar prontos para auxiliar o cliente em situações diversas, como em um acidente de cabina, uma batida na estrada. E quando um veículo desse entra em reparação, seguimos um protocolo especial. Então, tudo isso foi e tem sido levado em consideração, para atendermos o veículo a gás de ponta a ponta”, ressalta Lincoln.
Ele ainda reforça: “Além da Escandinávia temos outra Casa específica e especializada em São Paulo, que é a Codema de Guarulhos. Mas o suporte ao cliente vai além, pois toda a Rede Scania está pronta e preparada para receber e atender o caminhão movido a gás em todo o Brasil.”
“Temos a estratégia de ser líder na transformação para um sistema de transportes mais sustentável e somos pioneiros ao trazer essa tecnologia para o Brasil. O foco da Scania é sempre na entrega da venda de solução e isso não diz respeito somente ao produto, mas também ao serviço. É por isso que toda a Rede é preparada e treinada para que a entrega da solução completa de transporte atenda o cliente em todos os aspectos”, conclui Cyrne.
Com o box exclusivo nós conseguimos organizar muito bem os agendamentos, proporcionando ao cliente uma maior disponibilidade do veículo e aos colaboradores um espaço 100% seguro”
Lucas Rangel Bueno, Diretor de Serviços da Escandinávia.”
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