Jornada Scania







[ Família Scania ] -- 21/05/2000

[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Arquivo Scania, Escandinávia ]

Pode vir, com todo gás

Saiba como a Rede Scania se preparou para receber o caminhão movido a GNV e/ou biometano e conheça os diferenciais do box exclusivo para atender o modelo.
Quando você vê um Scania movido a gás pelas estradas também se pergunta se esse modelo requer cuidados especiais na hora da manutenção? Essa é a dúvida de muita gente. Pensando nisso, a Revista Jornada foi entender como a Rede de Concessionárias Scania se organizou para receber e atender as necessidades dos clientes e particularidades desses caminhões.
A preparação começou antes mesmo de o próprio veículo ser lançado no Brasil. Foi em setembro de 2019 que a Escandinávia deu os primeiros passos para criar a nova estrutura, um box exclusivo para atendimento dos caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano. Por ser pioneira, a Casa encontrou, também, alguns desafios. “Tivemos a chance de ser a primeira concessionária, a partir da implementação do teste de campo do veículo em nossa região. Alinhamos a oportunidade à nossa visão de demanda futura por combustíveis alternativos. Mas tínhamos um principal desafio, que era a certificação do Inmetro em um tempo bastante curto, visto que o veículo já entraria em operação”, conta Lucas Rangel Bueno, Diretor de Serviços da Escandinávia.
Em apenas três meses, a concessionária estava pronta. “Com o box exclusivo nós conseguimos organizar muito bem os agendamentos, proporcionando ao cliente uma maior disponibilidade do veículo e aos colaboradores um espaço 100% seguro”, destaca Lucas.
Toda a Rede Scania está pronta e 100% preparada para receber e atender o caminhão movido a gás em todo o Brasil.”
Lincoln Garcia, Gerente Geral de Serviços das Concessionárias Cativas - Codema, Cavese e Suvesa.
Segurança em primeiro lugar
E segurança é mesmo o que não pode faltar. O caminhão movido a gás, por ter tecnologia e necessidades distintas em comparação a um veículo tradicional, movido a diesel, requer espaço, cuidados e conhecimentos técnicos bastante específicos. “Fizemos o treinamento completo com toda a nossa equipe: do mecânico, para manutenção e reparo, ao consultor, gestor de frota, vendedor, master driver e até mesmo com os recepcionistas. É um produto novo, então todos precisam conhecer muito bem os detalhes do veículo para trabalhar com eficiência e em segurança, desde a entrega técnica à manutenção”, explica Lincoln Garcia, Gerente Geral de Serviços das Concessionárias Cativas - Codema, Cavese e Suvesa.
Lincoln viu de perto todo esse processo acontecer nas Casas Scania. “Em paralelo com a Escandinávia, passamos pela preparação das nossas Casas para atendimento do caminhão a gás. Não é só uma mudança de espaço físico, mas um acompanhamento que é feito lado a lado com os clientes por meio da conectividade. Com ela, podemos ver as taxas de falha e também monitorar e alertar nossos clientes sobre a necessidade de manutenção ou de revisão preventiva que ele precisa fazer”, detalha.
É com a ajuda da conectividade e pelo fato de todos os profissionais Scania estarem treinados para lidar com esse novo caminhão que o cliente ou o motorista podem, ao chegar na concessionária, ser encaminhados à estrutura exclusiva criada para atendê-los.
E são vários os diferenciais do box exclusivo para o veículo a gás. O principal deles, e talvez o mais importante, é a tecnologia de um equipamento chamado cheirador de gás. “Ele identifica, antes mesmo de o veículo entrar no box, se há algum vazamento de gás. Ao menor resquício de vazamento, um sinal sonoro é acionado para os técnicos rapidamente agirem, em total segurança”, explica Lincoln.
Junto desse equipamento estão outras particularidades, licenças especiais, sistema de exaustão e aterramento, comunicação visual diferenciada, extintores de incêndio específicos, avisos de não fumar e alertas para outros cuidados, mapeamentos particulares contra raios e outros fenômenos, para citar algumas. Tudo para que o ambiente de atendimento seja adequado e isolado, perfeitamente limpo, livre de água, bem identificado, com ferramentas especiais e volume de arejamento com padrão internacional. “Além de uma constante preocupação com nossos colaboradores, que a todo momento têm à disposição todos os equipamentos de segurança coletivos e individuais necessários”, complementa Lucas.
Esses cuidados, além de proporcionarem segurança ao motorista, cliente, caminhão e equipe técnica, entregam também mais disponibilidade para a operação. “Como o atendimento é exclusivo, o tempo de permanência tende a ser menor e isto se deve à otimização do ferramental que já fica disponibilizado diretamente no box”, pontua Lucas.
Com o box exclusivo nós conseguimos organizar muito bem os agendamentos, proporcionando ao cliente uma maior disponibilidade do veículo e aos colaboradores um espaço 100% seguro”
Lucas Rangel Bueno, Diretor de Serviços da Escandinávia.”
Pode chegar, estamos prontos
Para atender as exigências do INMETRO, os investimentos para esse tipo de estrutura são altos, mas necessários. “Somente em Guarulhos investimos cerca de R$ 250 mil. Além das ferramentas especiais e equipamentos, esse investimento também inclui a adaptação do Centro de Reparação das Casas, porque não se trata somente de uma manutenção preventiva, mas também temos que estar prontos para auxiliar o cliente em situações diversas, como em um acidente de cabina, uma batida na estrada. E quando um veículo desse entra em reparação, seguimos um protocolo especial. Então, tudo isso foi e tem sido levado em consideração, para atendermos o veículo a gás de ponta a ponta”, ressalta Lincoln.
Ele ainda reforça: “Além da Escandinávia temos outra Casa específica e especializada em São Paulo, que é a Codema de Guarulhos. Mas o suporte ao cliente vai além, pois toda a Rede Scania está pronta e 100% preparada para receber e atender o caminhão movido a gás em todo o Brasil.”
Cheirador de gás, licenças especiais, sistema de exaustão e aterramento, comunicação visual diferenciada, extintores de incêndio específicos, avisos de não fumar e alertas para outros cuidados, mapeamentos particulares contra raios são alguns dos diferenciais do box exclusivo de atendimento ao veículo a gás na Rede Scania.

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


;

Leia tambem no Portal Soluções Scania

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333