Jornada Scania #4

[ Entrevista ]

Uma década para celebrar

[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania ]

O Scania Banco comemora 10 anos e comprova que de uma necessidade podem nascer muitas soluções. A mais nova delas acaba de ser lançada: o Aplicativo Scania Banco.

A

inda era 2009 quando a demanda dos clientes por uma solução mais completa, que incluísse, além de serviços e veículos, outros recursos financeiros próprios da Scania, cresceu. Nascia ali o Scania Banco, com o objetivo inicial de ser o braço financeiro da empresa e o suporte para as vendas de caminhões, ônibus e motores. Os anos se passaram e mais alternativas foram agregadas. Das linhas Finame, o Banco passou a ofertar outras possibilidades de financiamento e os seguros da marca, focados na proteção do patrimônio e dos caminhões Scania dos clientes. Em 2019, o Scania Banco completa 10 anos e celebra a data com ainda mais inovação – e motivos para continuar evoluindo. Quem conta essa trajetória, em entrevista exclusiva à Revista Jornada, é o Presidente Executivo do Scania Banco, Simone Montagna.

Devemos celebrar os 10 anos entregando um aplicativo do Scania Banco para o nosso cliente, que trará grandes benefícios.”

Simone Montagna, Presidente Executivo do Scania Banco.

Como nasceu o Scania Banco no Brasil?

Iniciamos nossas atividades em 2009, com o objetivo de ser o braço financeiro e o suporte de vendas de caminhões, ônibus e motores para a unidade comercial do Brasil. Percebemos que a chegada desse recurso se fazia necessária, pois os próprios clientes passaram a demandar uma solução completa que contemplasse não somente veículos e serviços, mas também a parte financeira. Nascemos focados em linhas Finame e com o tempo agregamos novos produtos. Mais tarde, em 2012, introduzimos, por meio da Corretora Scania, a distribuição de seguros focados na proteção do patrimônio e dos caminhões Scania dos nossos clientes.

Como foram as primeiras vendas feitas pelo Banco?

Desde o início, o objetivo foi oferecer aos nossos clientes o mesmo padrão de qualidade ao qual a marca está associada. Como todo começo, vivemos uma intensa e desafiadora fase para atender as regras do nosso regulador, o Banco Central do Brasil, estruturar sistemas, compor o melhor time tanto interno quanto comercial. Nascemos com foco em produtos do BNDES, linhas Finame, e depois gradativamente ampliamos nosso portfólio de produtos para sermos um pilar para a rede de concessionários, além de termos introduzido outras modalidades de financiamento como CDC, Leasing Financeiro e Operacional, consolidando a carta de produtos para suportar as demandas do mercado brasileiro.

Quais as principais mudanças desde que o Scania Banco nasceu? De que forma o Banco evoluiu e inovou nesses 10 anos?

Notadamente em duas frentes. Uma mais interna, com relação a processos como crédito, formalização, cobrança, sistemas e governança, com os objetivos de prover mais eficiência às equipes de vendas e proporcionar aos nossos clientes e concessionários respostas mais ágeis e de forma transparente. E no âmbito externo, passamos a ter equipes dedicadas para apoiar a rede de Casas Scania e a atuar junto ao cliente para conquistar confiança e, ao mesmo tempo, mostrar que somos capazes de atender suas demandas com produtos financeiros e de seguros que auxiliem o seu negócio e proporcionem o melhor custo de operação. Como inovação, podemos destacar dois principais focos: agilidade na resposta de crédito, por meio de análise de crédito automático (Credit Score), e nosso caminho de digitalização, com a entrega do Aplicativo do Scania Banco, que abrirá um conjunto de novas possibilidades aos nossos clientes.

O que mudou na relação com os clientes?

Com a nossa presença junto ao concessionário e os produtos financeiros e de seguros ajustados às necessidades do cliente, ele passou a entender que há uma vantagem em trabalhar conosco, o banco da marca, por sermos parceiros, ágeis e entendermos do negócio dele. Acreditamos muito que a relação humana tem um papel fundamental na construção de vínculos duradouros e tem sido assim.

O que diferencia o Scania Banco, nesses 10 anos de mercado, das demais instituições financeiras?

Sem dúvida, o conhecimento único do cliente Scania, além da presença em todo o território nacional junto aos concessionários da marca. Buscamos levar ao nosso cliente um atendimento consultivo de modo que possamos oferecer a solução financeira e de seguros ideais para cada operação.

Qual o propósito do Scania Banco?

Ser o suporte da Scania no processo de liderar a transformação do mundo dos transportes rumo a um caminho mais sustentável. Acreditamos que, muito em breve, a preocupação com o meio ambiente será fator determinante no mundo dos negócios. Para citar um exemplo, hoje levamos em conta o nível de preocupação ambiental dos nossos clientes nos processos de análise de crédito. Sem contar que, recentemente, juntamente com a Scania, assumimos o compromisso de plantar uma muda para cada item financiado pelo Scania Banco.

Qual o perfil do cliente do Banco?

Segue o perfil do cliente Scania, desde o autônomo e o transportador aos empresários e grandes frotistas.

O que mudou com a chegada da Nova Geração?

A Nova Geração introduziu, além do conceito de oferta de soluções, o viés da digitalização. Isso serviu de inspiração para o Scania Banco seguir o mesmo caminho: processos e ferramentas digitais, a exemplo do nosso novo aplicativo que será focado em entregar mais poder ao nosso cliente.

Qual o market share do Banco na aquisição de veículos? O quanto esse percentual cresceu?

Atualmente o Scania Banco representa 40% de participação sobre os veículos vendidos pela unidade comercial Brasil através da rede de concessionários. Essa participação evoluiu significativamente desde o início da operação do banco, trajetória que reforça a importância da instituição junto aos clientes e mostra que em momentos desafiadores da economia brasileira estivemos presentes suportando as operações comerciais da empresa.

Qual a importância do Brasil para as soluções financeiras da Scania?

Os Serviços Financeiros Scania atuam globalmente e têm presença em mais de 57 países. Mesmo nessa curta jornada, o Scania Banco Brasil já figura entre as três mais representativas unidades dos Serviços Financeiros Scania, o que é sinal de um País pujante e representativo para a marca.

O Seguro faz parte das soluções ofertadas pelo Banco?

Sim, sem dúvida. Oferecemos produtos de seguros que visam tanto proteger o patrimônio, como é o caso do Seguro Prestamista, como também seguros de Casco e Terceiros, que têm foco no Scania 0Km, Scania Usado, implemento ou frota.

O lançamento do aplicativo do Scania Banco acontece durante a Fenatran 2019, o principal evento do segmento de transporte rodoviário de cargas na América Latina.

Quais os benefícios para o segurado?

O Prestamista garante a quitação do saldo remanescente do financiamento contratado junto ao Scania Banco. Já o Casco assegura que, em caso de sinistro, 100% dos veículos sejam direcionados a uma Casa Scania para receberem a aplicação de peças originais e o atendimento de equipe qualificada e treinada pela fábrica, ofertando a mais rápida reparação do mercado e consequente retorno à operação. Recentemente, introduzimos uma novidade para o cliente do Seguro Único Scania, que em uma situação de sinistro, com orçamento inferior à franquia, poderá se beneficiar de desconto em peças quando for reparar seu Scania em uma concessionária da marca.

Há alguma vantagem ao segurado que utilize os Serviços Conectados Scania na hora de contratar o seu seguro?

Este é um trabalho que está sendo tocado com os parceiros seguradores e esperamos ter novidades em breve. A Scania, junto com a Scania Corretora, pode apoiar os nossos parceiros seguradores a desenvolver uma solução de seguros inovadora que entenda o real risco associado ao veículo que considera sua forma de condução. É o seguro associado com a conectividade do caminhão Scania.

Por que escolher o Scania Banco (e manter essa escolha)?

Além do conhecimento único do cliente Scania, buscamos levar um serviço de consultoria financeira para o nosso cliente. Sem mencionar que ao optar pelo banco da marca ele preserva as suas linhas préaprovadas junto aos bancos comerciais.

De que maneira o Banco tem feito uso da tecnologia para beneficiar os clientes da marca?

A utilização de tecnologia tem sido um foco desde o início das operações e devemos celebrar os 10 anos entregando um aplicativo do Scania Banco para o nosso cliente, que trará grandes benefícios. Podemos dizer, de forma resumida, que queremos deixar o banco na mão do nosso cliente. Disponível tanto para sistemas Android como iOS, o aplicativo oferecerá uma gama de serviços completa, que contempla desde simulações de cálculo, visualização dos contratos, emissão de boletos, à possibilidade de anexar documentos e realizar solicitação de cotações de financiamento. E, no caso de seguros, acompanhar as apólices e situação dos sinistros, além de solicitar cotações. Para atender os diversos perfis de clientes, lançaremos ainda um portal, que poderá ser acessado em qualquer navegador de internet e terá as mesmas funcionalidades do aplicativo.

Que dica podemos dar para o cliente que quer comprar o seu primeiro veículo com as soluções do Banco?

É importante considerar o nosso atendimento e entendimento do setor de transportes. E, sem dúvida, ponderar que levamos em conta o custo total da operação e a rentabilidade dos nossos clientes, que é o que nos diferencia dos nossos competidores e nos move a fornecer a solução mais adequada à necessidade de cada um deles.

Como o Scania Banco enxerga a competitividade do mercado?

Vemos a competição com bons olhos. De certa forma, nos motiva a evoluir sempre e a reafirmar nossos diferenciais em oferecer produtos financeiros e de seguros adequados a cada operação, com foco na redução do custo total da operação do nosso cliente.

Alguns grandes grupos financeiros têm criado suas próprias criptomoedas. O Scania Banco tem isso em seus planos também?

Por enquanto ainda não estamos avaliando a utilização do blockchain e suas aplicações, mas estamos constantemente monitorando a evolução tecnológica no setor bancário para gerar valor ao nosso cliente, equilibrando eficiência com segurança.

Quais são as oportunidades do segmento para o próximo ano?

Do ponto de vista do Banco, vamos continuar apoiando os clientes da Scania e em busca de melhorar a oferta de ferramentas que possam dar cada vez mais assistência a eles. A digitalização permanecerá como forte componente da nossa estratégia de diferenciação e seguiremos em evolução com o aplicativo Scania Banco, buscando aumentar exponencialmente a nossa conectividade com os nossos clientes.

E quais os principais desafios?

O momento econômico do Brasil deve ser considerado, mas acreditamos no potencial do nosso mercado. Eu diria que o principal desafio é continuar levando o real valor da Scania e atuar como o parceiro bancário de maior preferência e relevância, tanto para o nosso cliente como para a rede de concessionários da marca.

E para o futuro, ou para os próximos 10 anos, o que podemos esperar?

Difícil prever o futuro, mas esperamos celebrar um novo aniversário ratificando o momento de relevância que vivemos hoje.

Saiba mais sobre a parceria do Scania Banco com a Fundação SOS Mata Atlântica.

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A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333