[ Conectividade ]
Serviços na medida
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania ]
Nem mais, nem menos: com o TMA, os Serviços Scania também podem ser personalizados para se adequarem à realidade de cada operação. O PMS Premium Flexível, lançamento da marca, chega para comprovar que isso é possível.
N
as páginas anteriores, antes de chegar até aqui, você conheceu o passo a passo do TMA (Tailor Made for Application) e entendeu como a Scania consegue customizar cada detalhe da solução de transporte que oferece aos seus clientes. Agora, você vai ver que essa customização também se aplica aos Serviços da marca, especialmente quando o assunto é manutenção.
Os Serviços estão trazendo o conceito do TMA para que o cliente consiga o mínimo de consumo e de emissão de CO2 e a máxima rentabilidade, independente das alterações da sua operação. Ninguém tem isso, só a Scania.."
Gustavo Andrade, Gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.
Funciona assim: cada caminhão tem uma dinâmica de operação, ou seja, condições de rota, terreno, peso bruto total, média de velocidade, consumo de combustível e estilo de condução, diferentes. Com base nos dados, por meio da conectividade, a Scania pode oferecer uma manutenção personalizada para cada veículo, agregando os serviços necessários sob a medida da operação. E se antes esse diferencial era válido para o Programa de Manutenção Flexível, apresentado em 2017 com a dinâmica de cobrança por km rodado, agora também se aplica ao plano mais completo, que é o Premium Flexível, lançamento da Scania que prevê redução de até 25% no custo total do caminhão.
Com ele, o cliente pode individualizar as manutenções preventivas do veículo e garantir a máxima rentabilidade e disponibilidade operacional da frota.
“O método de cobrança também será baseado na cobrança da faixa dinâmica de economia de combustível, na preventiva e agora também na corretiva. Antes, o cliente não sentia tanto no preço o fato de melhorar a faixa de consumo, pois a redução estava só nos custos com manutenção preventiva. Agora, a economia será notável, até 25% nos custos totais, preventivos e corretivos. O investimento no Premium Flexível tem mais atratividade competitiva e vai garantir o máximo proveito de todo o caminhão”, conta Gustavo Andrade, Gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.
“O cliente permanece não tendo risco. O valor acertado será o cálculo prévio dos custos totais de manutenção e não será mudado ao longo do tempo de vigência. Se houver mais gastos do que o esperado, a Scania assume a responsabilidade, tornando ao cliente esse custo de manutenção totalmente conhecido por todo o período contratado.”
O lançamento representa mais uma etapa na construção constante da jornada de Serviços para melhorias de gestão para o transportador. “Na Fenatran 2017, apresentamos a revolucionária manutenção flexível. Nesses últimos meses, fomos percebendo que já estava na hora de uma nova evolução. Estamos continuamente nos desafiando a como melhorar ainda mais a rentabilidade da operação. O fruto desse estudo prático é o lançamento do Premium Flexível”, afirma Fábio Souza, Diretor de Serviços da Scania no Brasil.
Outra novidade é que o Flexível ganha mais uma alternativa com o PMS Trem de Força Flexível, que oferece a manutenção total de todas as peças banhadas a óleo do diferencial, câmbio e motor para caminhões novos e em contratos de três, quatro ou cinco anos. “É uma ótima opção econômica ao cliente que quer manter o ‘coração’ do caminhão em alta confiabilidade operacional. E no Trem de Força Flexível, o cliente conta com o grande benefício da cobrança segundo a faixa dinâmica de consumo de combustível, podendo também reduzir seus custos de manutenção”, revela Andrade.
E se a operação “engordar”?
Lembra da ida ao alfaiate, na primeira reportagem desta edição da revista? Com Serviços, a lógica é exatamente a mesma. Então se você fez uma calça tamanho 48, mas a situação mudou e agora você precisa usar uma 50, basta adaptar. E nem é preciso voltar ao “ateliê” para que isso aconteça, já que a conectividade da Scania permite o acompanhamento da operação em tempo real, de forma detalhada e precisa.
“Se a operação ‘engorda’, o veículo não fica com o plano errado, pelo contrário. Com o Flexível, os dados operacionais são monitorados a todo momento por um sistema. Temos hoje condições de analisar esses dados e não ficamos só com estatísticas em relatórios de desempenho. Chegamos, de fato, na operação. Os Serviços estão trazendo o conceito do TMA, tanto que não especificamos somente o veículo, mas a solução completa para que o cliente consiga o mínimo de consumo e de emissão de CO2 e a máxima rentabilidade, independente das alterações da sua operação. Ninguém tem isso, só a Scania”, explica Andrade.
E ainda virá mais novidade por aí. “A conectividade no caminhão nos permite fazer esta revolução. E a próxima será transformar a manutenção corretiva em flexível, ou seja, o veículo avisar com antecedência o que deverá ser trocado de acordo com os fatores operacionais”, finaliza Souza. •