[ Aerodinâmica ]

Menor resistência = Maior economia

A nova geração de caminhões Scania foi projetada para proporcionar o melhor desempenho aerodinâmico de todos os tempos e os veículos trazem uma gama de recursos inovadores para reduzir o arrasto.

A Scania agora oferece três defletores de ar ajustáveis para melhorar o alinhamento entre a cabine e os tetos dos reboques. Os clientes podem adaptar o alinhamento conforme desejarem.

Outros recursos de redução do arrasto aerodinâmico na cabine são:

  • faróis auxiliares integrados e lanternas colocadas logo abaixo do teto e acima do para-brisas - não é necessário um quebrasol externo;
  • vãos e tolerâncias menores entre todos os componentes e faróis, com o para-brisa montado na cabine;
  • retrovisores com formato otimizado.

O vento levou

[ Texto: Conny Hetting / Tradução: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Dan Boman ]

As características aerodinâmicas foram um dos principais focos da Scania durante o desenvolvimento de sua nova geração de caminhões. Os níveis recordes de baixa resistência aerodinâmica em todo o conjunto reduzem significativamente o consumo de combustível e os impactos ambientais.

Impressionado com o túnel de vento

Veja como foram os testes aerodinâmicos da Scania.

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V

eículos com um formato aerodinâmico usam menos combustível. O ar flui facilmente sobre eles e menos energia é necessária para impulsioná-los para frente. Mesmo pequenas mudanças no design e no formato podem fazer uma grande diferença.

Em 1991, foi lançado o Scania Streamline, um caminhão e uma cabine que estabelecem novos padrões industriais tanto para o design quanto para o consumo de combustível. O conceito foi aperfeiçoado em 2013 com o lançamento de um Streamline completamente novo, que por sua vez tem sido o veículo de referência, já que a aerodinâmica de última geração dos caminhões da Scania foi testada.

No maior túnel de vento da Europa, localizado ao norte de Amsterdã, entre as vacas e parques eólicos na costa dos Países Baixos, uma equipe da Scania está trabalhando contra o relógio. Com o tempo na instalação de alta tecnologia estritamente limitado, é crucial realizar o maior número possível de testes no tempo disponível.

“Esse túnel de vento na Holanda é a única instalação na Europa onde é possível testar o desempenho aerodinâmico de caminhões de tamanho normal com reboques”, diz David Söderblom, Engenheiro Sênior de Aerodinâmica e Líder de Testes para os importantíssimos testes de túnel de vento.

O aperfeiçoamento da aerodinâmica, com o objetivo de obter uma melhor economia de combustível, é uma das principais inovações na nova geração de caminhões. E, mesmo que os testes no túnel de vento sejam caros, o trabalho está sendo realizado para o bem dos clientes.

“Nós também modificamos o teto e aumentamos o número de passos de otimização de coisas como os defletores de ar, o formato dos para-choques e o arco das rodas.” diz Per Elofsson, Gerente Técnico Sênior de Aerodinâmica.

Entre os avanços aerodinâmicos mais importantes na geração do novo caminhão Scania estão os cantos otimizados da cabine. O vão entre a cabine e o chassi foram ainda mais reduzidos para controlar o fluxo de ar. Isto reduz o arrasto e ajuda minimizar a contaminação da lateral da cabine.

Per Elofsson é Gerente Técnico Aerodinâmico Sênior e responsável pelos atributos aerodinâmicos e características da nova geração de caminhões. Ele explica que, já em 2006, foi realizada uma pesquisa básica, seguida de propostas de estilo e estudos preliminares. Agora, dez anos depois, os últimos testes estão sendo realizados no túnel de vento.

“Inúmeras melhorias aerodinâmicas trabalham juntas para proporcionar uma economia significativa de combustível em comparação com nossos caminhões existentes, veículos que já são considerados referências da indústria em termos de consumo de combustível”, diz Elofsson, apontando as evoluções mais importantes da aerodinâmica.

Visão do motorista

“Um fator chave são os novos cantos otimizados da cabine. Mas também modificamos o teto e aumentamos o número de etapas de desempenho para elementos como defletores de ar, a forma do para-choque e os arcos das rodas. Também temos trabalhado muito na parte inferior do veículo. Temos mais painéis e vedações internas, defletores de ar laterais com uma borda inferior alongada para reduzir o espaço entre as saias laterais e, ainda, o defletor de ar. Tudo se combina para produzir o que acreditamos ser o caminhão mais aerodinâmico do mercado.”

Sala de Controle
Som ambiente

Ragnar Glav, responsável pelo som ambiente no novo Scania, verifica os monitores no túnel de vento em Amsterdã.

Uma boa aerodinâmica também contribui para reduzir o nível de ruído, tanto dentro como fora do caminhão. Ragnar Glav é o Diretor Técnico de Acústica da Scania e responsável pelo ambiente sonoro no novo modelo. O túnel de vento permite que ele realize medições aero acústicas em um ambiente controlado e silencioso.

“Eu trabalho com o ambiente de som dentro da cabine, em parte para garantir um bom ambiente de trabalho, mas também para transmitir a essência da Scania”, diz. “Para avaliar as características acústicas do veículo, realizamos medições tanto na estrada quanto em túneis de vento.”

“Nosso objetivo é sempre que o motorista sinta que está dirigindo um produto top de linha. Isso também deve ser refletido na qualidade do som.”