[ Testes de Campo ]

Testes secretos

sob sol e neve

[ Texto: Conny Hetting / Tradução: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Dan Boman ]

EXTREMOS IDEAIS

É tradição da Scania testar seus veículos no verão das montanhas de Sierra Nevada, na Espanha.

As temperaturas variam entre os 40oC na costa do Mediterrâneo a somente 12oC, a uma altitude de 2.500 metros, proporcionando extremos ideais para o desenvolvimento da nova geração de caminhões.

“As condições no sul da Espanha são ideais para nós”, diz Bertil Olsson, um veterano nos testes de verão e de inverno da Scania.

“Na costa, somos capazes de testar veículos com calor e umidade extremos, enquanto no ar seco da montanha podemos fazer testes em colinas íngremes.”

Do calor extremo e altas altitudes na Espanha a condições de inverno dramáticas na Lapônia sueca. Anos de árduos testes de verão e inverno ajudaram a moldar a nova geração de caminhões da Scania. Quando colocados sob condições extremas, os veículos realmente mostravam suas verdadeiras cores.

In loco, com a equipe de teste da Scania

Confira os vídeos dos testes de verão feitos na Andaluzia, na Espanha, e em Arvidsjaur, na Suécia.

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CHOQUE DE REALIDADE

Quase no topo de Sierra Nevada, Magnus Skjutar, que trabalha com Desenvolvimento de Motores da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania em Södertälje, na Suécia, parou um dos caminhões de teste para fazer as medições mais recentes.

“Como estamos trabalhando atualmente com a calibração do motor, as altas temperaturas e as diferenças de temperatura são extremamente valiosas”, diz. “Em apenas algumas semanas, podemos verificar se está tudo bem com o trabalho de desenvolvimento que fizemos em casa, em Södertälje, e também se os caminhões atendem a todos os requisitos colocados em caminhões novos por nós e pelas várias autoridades.”

30 CAMINHÕES DE TESTE

O teste abrange tudo, desde o trem de força até as cabines e o sistema elétrico, com foco na interação entre todas as diferentes partes do caminhão. Cerca de 30 caminhões de teste, toneladas de peças sobressalentes e cerca de 300 engenheiros, projetistas, motoristas de testes e mecânicos estão envolvidos em atividades no local.

“Quando estamos no local, seguimos um cronograma bem definido, no qual geralmente começamos com a calibração dos motores em altas altitudes”, diz o Engenheiro de Testes Johan Skynäs. “Então, diversos especialistas vêm, um após o outro: a equipe de resfriamento, depois a equipe de retardadores, o time de durabilidade, a equipe de clima da cabine, e assim por diante.”

-30°C ABAIXO DE ZERO

Os testes de inverno no município de Arvidsjaur, no norte da Suécia, são quase tão lendários quanto os testes de verão, embora haja mais jornalistas observando e mais competidores realizando testes.

Nesta parte da Lapônia, as temperaturas registram -30°C e a neve, com um metro de profundidade, o vento, a escuridão e as renas que vagueiam pelo local desafiam as habilidades dos motoristas de teste da Scania.