[ Nova Geração ]

Trem de força

para melhor performance

[ Texto: Conny Hetting / Tradução: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Dan Boman ]

Na nova geração de caminhões, a novidade abaixo do piso da cabine é tão impressionante quanto acima. Com as melhorias inovadoras do trem de força, o consumo de combustível é reduzido em ainda mais 8%, contribuindo significativamente para a economia global de 12%.

As mudanças incluem um novo sistema de injeção. A temperatura de trabalho é geralmente mais alta e o fato de o resfriamento do óleo ser termostático contribuem para uma economia adicional.

Os ventiladores de resfriamento, que em alguns casos têm um diâmetro maior, agora são acionados diretamente sem desperdício de energia. O arrefecimento por óleo termostático economiza combustível, já que o óleo retém a temperatura ideal, mesmo em potências menores e em baixas temperaturas externas.

Além disso, a Scania introduz como padrão um sistema de frenagem no eixo secundário da caixa de câmbio do Scania Opticruise.

Em vez de, como na maioria das caixas de câmbio convencionais, usar anéis de sincronização para sincronizar diferentes velocidades entre eixo secundário e eixo principal, a Scania utiliza um eixo de transmissão que freia quando estiver mudando de marcha.

Isso é possível graças à abordagem da Scania com motorizações totalmente integradas e significa que os eixos sincronizam entre si, de forma significativamente mais rápida e que o próximo pinhão, ou seja, a próxima marcha pode engatar quase imediatamente.

O sistema de injeção da Scania foi ainda mais aprimorado para melhorar a combustão, permitindo uma maior quantidade de líquido e uma pulverização de combustível mais uniformemente distribuída na câmara onde ocorre a combustão.

Válvula

Pequena em tamanho,
grande em resultado

Imagine forçar uma minúscula gota de 0,0004 litros de diesel com uma pressão de 2.100 bar através de dez orifícios de um injetor de combustível, onde cada furo tem um diâmetro de dois décimos de milímetro ou aproximadamente dois ou três fios de cabelo humano. É precisamente isso que o sistema de alta pressão de injeção de combustível da nova geração de caminhões da Scania faz cerca de 500 a mil vezes por minuto.

Aumentar a taxa de injeção combinada com um fluxo maior ajuda a otimizar a combustão e a reduzir o consumo de combustível. Apesar das pequenas dimensões, o sistema foi melhorado ainda mais para permitir uma maior quantidade de líquido e pulverizar mais uniformemente o combustível no cilindro.

“Para atingir a eficiência ideal do motor, considerando o consumo de combustível, nosso principal objetivo ao projetar o novo injetor era fazê-lo capaz de fornecer a quantidade exata de combustível injetado em uma taxa mais rápida, mantendo confiabilidade e durabilidade excepcionais”, diz Stephen Conway, Chefe de Desempenho do Injetor.

Graças à frenagem de eixo, a caixa de câmbio longa mais popular da Scania melhora a troca de marcha em 0,4 segundos, diminuindo quase pela metade o tempo de câmbio. Não é apenas o tempo real mais curto nas mudanças, mas também a ajuda para manter a pressão do turbo.

Portanto, o veículo sobe para a próxima marcha com mais potência, enquanto é percebido mais suave do que antes. Esse recurso levará a um melhor manuseio ao dirigir sob condições difíceis e melhor desempenho em todos os tipos de condução na estrada, incluindo no arranque.

“Esta tecnologia livre de perturbações faz uma grande diferença na experiência de condução e desempenho”, diz Magnus Mackaldener, Chefe de Desenvolvimento de Transmissão.