[ Nova Geração ]
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DE NOVIDADES
[ Texto: Peter Mathsson / Tradução: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Dan Boman e Gustav Lindh ]
Com sua nova linha de caminhões, a Scania apresenta a nova geração da família de cabines S e R. Com novas funcionalidades, a gama é mais forte, mais segura e com aerodinâmica otimizada.
A inconfundível linha de cabines exclusiva da Scania foi fundamentalmente redesenhada para atender às exigentes e variadas necessidades dos clientes, por agora e nos próximos anos. Esta nova geração foi desenvolvida especificamente para proporcionar o máximo desempenho, com foco no ambiente do motorista, no espaço interior, na segurança e confiabilidade do veículo.
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19 modelos diferentes de cabines oferecem oportunidades para personalizar as melhores soluções.
O lançamento traz 19 modelos diferentes de cabine, que fornecerão oportunidades para personalizar as melhores soluções para cada operação do cliente, independentemente de o foco estar no espaço interior, na economia de combustível, no conforto máximo ou na capacidade de carga.
A nova geração de caminhões é o resultado frutífero de dez anos de desenvolvimento. “Projetar cabines premium para veículos pesados é altamente complexo”, diz Göran Hammarberg, Chefe de Desenvolvimento de Cabine. “Visibilidade, conforto, requisitos legais, ergonomia, fácil reparação, baixo peso e alta segurança são apenas algumas das muitas características que devem ser acomodadas, independentemente da área de aplicação. Estamos incrivelmente satisfeitos com o que alcançamos e estamos convencidos de que esses caminhões estabelecerão uma nova referência no setor.”
Destaques do Trem de Força
Um interior
completamente novo
A Scania tem uma forte tradição de colocar o motorista em primeiro lugar em seu trabalho de desenvolvimento. Naturalmente, isso se refletiu no interior das novas gerações de caminhões.
“Nosso foco nos motoristas se manifestou e foi demonstrado em modelos anteriores”, diz Mårten Bergström, Designer Industrial Sênior da Divisão de Design da Scania. “Fomos os primeiros no mercado com um painel assimétrico feito para o motorista. Agora, demos mais um passo adiante conectando e integrando um 'tema de asas' na parte superior do painel."
Usando essa temática das asas, os designers da Scania conseguiram desconectar visualmente o banco do motorista do lado do passageiro enquanto criavam um design cheio de personalidade. O foco nas necessidades do motorista foi reforçado por meio de um novo nível de detalhes e um design coeso.
Anna Börjesson Bodestig, Líder de Equipe de Interior da divisão de Design da Scania, explica: “Graças ao fato de podermos trabalhar com todos os detalhes no interior e, portanto, podermos desenvolver tudo ao mesmo tempo, temos um novo interior que parece único e extremamente interessante. Ao mesmo tempo, pudemos desenvolver as características-chave e os elementos de design próprios da Scania, levando-os um passo adiante. Tudo neste interior é novo e único.”
Os deflectores de ar ajustáveis operados pelo motorista facilitam o alinhamento entre o teto da cabina e do reboque, o que reduz a resistência aerodinâmica.
A câmara de combustão retrabalhada e os novos injetores ajudam a economizar combustível. A temperatura de funcionamento, geralmente mais alta, e o arrefecimento por óleo termostático contribuem para economias adicionais.
O sistema de freio do eixo de saída é padrão em caixas de câmbio automatizadas para o Scania Opticruise. Em vez de usar os anéis sincronizados para sincronizar as diferentes velocidades do contra eixo e do eixo principal na caixa de marchas durante as mudanças de marcha, a Scania usa um freio do eixo de saída durante a troca de marchas. Isso reduz o tempo real de troca de marchas e mantém a pressão do turbo melhor. Isso significa que a evolução do veículo na estrada será feita com mais potência e suavidade do que antes.
A moldura do acabamento do arco da roda pode ser adaptada para reduzir o espaço entre ela e o pneu.
Os eixos de manobra com direção eletro-hidráulica (disponíveis em caminhões 6x2) proporcionam uma série de benefícios, como o aumento do ângulo de direção de 14 a 19 graus. A instalação também oferece grande flexibilidade e uma fácil reconstrução da carroceria.
A configuração básica para os veículos de longa distância é câmaras de freio de 30 polegadas para os freios a disco no eixo dianteiro. Isso garante um bom desempenho na frenagem, independentemente se é o motorista ou o sistema AEB que está atuando. A distância real de frenagem é sempre afetada por fatores como a condição do pneu e da estrada, mas em igualdade de circunstâncias, o novo caminhão tem uma distância de frenagem mais curta.
A posição padrão do eixo dianteiro foi movida 50 mm para mais perto da frente, o que, por exemplo, tem um impacto positivo no grau de rebaixamento em uma situação de forte frenagem. O novo eixo também oferece uma melhor distância do solo
As escadas de entrada são à prova de deslizamento - quatro até a cabine S ou três para a cabine R - e perfeitamente projetadas para entrada e saída confortáveis e seguras.
As melhoras no chassi para reduzir a resistência aerodinâmica incluem mais etapas de melhoria dos para-choques para acomodar distâncias variáveis até o solo, um novo defletor de ar do chassi que protege o sistema de suspensão da passagem de ar e um painel, que agora pode ser adaptado para reduzir o vão entre o para-lamas e o pneu.
O formato da cabine e seus cantos ajudam a reduzir a resistência aerodinâmica.
Faróis de LED para maior intensidade e precisão. Os refletores e faróis de neblina são embutidos para minimizar a resistência do ar. Há refletores acima do para-brisa e na grade. Os três faróis de neblina incorporam luzes de curva, que são ativadas ao girar o volante em baixa velocidade.
Sem quebra-sol para melhor desempenho aerodinâmico.
Novo design e formato dos espelhos frontais ampliam o campo de visão e melhoram a aerodinâmica. O ajuste elétrico está disponível como opção. As cabines estão prontas para a instalação de câmeras, como um opcional extra ou no lugar de alguns dos espelhos.
Melhor visibilidade graças à maior superfície de vidro.
O painel foi ligeiramente abaixado para melhorar a visibilidade do motorista.
Os novos sistemas climáticos garantem maior conforto para o motorista tanto ao dirigir quanto ao descansar. A cabine é preparada para a instalação de aquecedores auxiliares em seu interior e pode ser encomendada com um sistema completamente integrado para resfriamento de carga. O sistema é integrado ao sistema climático padrão por meio das saídas de ar e é controlado através do painel de clima.
O sistema de informação e entretenimento com tela touch screen de 7 polegadas irá satisfazer tanto as necessidades de trabalho quanto as pessoais. Ele pode ser controlado pelo volante e também por ativação de voz. Os telefones celulares do motorista e do transportador podem se conectar simultaneamente via Bluetooth.
O novo design dos pilares ajuda a otimizar o campo crítico de visão do ângulo lateral.
Novos modelos de retrovisores, com foco na aerodinâmica, proporcionam máxima visibilidade dos espelhos e também além deles. Os espelhos nas cabines R e S têm uma função de grande angular, são eletricamente ajustáveis, aquecidos e eficazes na redução da vibração.
Uma opção de base giratória no novo assento do passageiro permite que o acompanhante se sente de lado, recline o assento e estenda as pernas. Ideal para relaxar na cabine e assistir TV.
As opções de ajuste do banco do motorista agora são ainda mais generosas. O assento do motorista se estende mais para trás para acomodar aqueles que são mais altos, enquanto os mais baixos também encontrarão uma posição confortável. Todos os condutores, independentemente da altura, terão uma posição confortável ao dirigir.
Mais segurança, visibilidade e espaço interior, graças ao fato de a posição inicial do motorista ter sido movida 65 mm para mais perto do para-brisas e 20 mm para o lado.
Espaço interior ainda mais generoso, graças a uma embalagem mais eficiente e à altura do teto, que tem 10 cm a mais que a altura normal da cabine. Nos modelos de teto mais alto a diferença é de 16 cm. A cabina S apresenta um piso completamente plano e o máximo de espaço interior.
Mais espaço atrás dos assentos para camas mais largas. A cama principal fixa é agora de 800 mm, com três opções de colchão: espuma, bonnell e molas ensacadas, para atender a todas as preferências. A cama extensível é de até 1.000 mm, a mais larga do mercado. O leito superior é de 600 mm (teto normal) e 700 mm (teto alto), com molas Bonnel. Com um teto alto, 800 mm com molas ensacadas é opcional.
O painel é modular, o que facilita a personalização de acordo com as necessidades do cliente, no que diz respeito ao design ergonômico, botões, controles e armazenamento.
O novo sistema de injeção ajuda a economizar combustível. A temperatura de funcionamento, geralmente mais alta, e o arrefecimento por óleo termostático contribuem para economias adicionais.
O sistema de freio do eixo de saída é padrão em caixas de câmbio automatizadas para o Scania Opticruise. Em vez de usar os anéis sincronizados para sincronizar as diferentes velocidades do contra eixo e do eixo principal na caixa de marchas durante as mudanças de marcha, a Scania usa um freio do eixo de saída durante a troca de marchas. Isso reduz o tempo real de troca de marchas e mantém a pressão do turbo melhor. Isso significa que a evolução do veículo na estrada será feita com mais potência e suavidade do que antes.