[ Conectividade ]
Um Scania nunca
nasce sozinho
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: Arquivo Scania ]
O lançamento da nova máquina dos sonhos transformou também o jeito Scania de atender o cliente. O PMS Fleet Care chega para complementar essa máxima e reforçar a evolução dos Serviços Conectados da marca.
Sabe aquele ditado “o que já era bom ainda pode melhorar”? Foi o que aconteceu com o jeito Scania de atender o cliente. Com o lançamento da nova geração de caminhões da marca, chegam também novos serviços, que evoluíram junto com o veículo para proporcionar, cada vez mais, resultados positivos na logística do cliente.
Tudo começou em 2016 com os Serviços Conectados Scania, que, por meio da ferramenta e da parceria com a rede de concessionárias, permite ao transportador acessar, de onde estiver, um sistema para ver dados do veículo e encontrar, junto com a Scania, maneiras mais rentáveis para gerir o seu negócio. A solução trouxe ainda outras quatro ferramentas no pacote: Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas, tudo para ajudar o cliente a otimizar resultados e aumentar a produtividade do veículo.
2017 também foi o ano em que a marca trouxe para o mercado nacional uma solução inovadora, o Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis, também integrado aos Serviços Conectados que avisa o transportador quando o caminhão deve parar para a manutenção preventiva. Entre os diferenciais, além da cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível, estão os resultados imediatos, como menos gastos com reparos e a redução do tempo que o veículo fica parado na oficina - sem contar na diminuição da emissão de CO2, trazendo o cliente para ainda mais perto do compromisso da Scania em ser a parceira líder na transição para um transporte mais sustentável.
Serviços Conectados
Um ano depois, as experiências alcançadas com o uso dos Serviços Conectados forneceram à Scania insumos para o lançamento de um novo produto, desta vez com foco em outra peça-chave da cadeia logística: o motorista. O Driver Services foi, então, incorporado aos Serviços Conectados como um programa de condução personalizada, ajudando o motorista a melhorar suas habilidades ao volante e a evoluir na sua qualificação com os treinamentos especializados.
Gustavo Andrade, Gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.
Driver Services
Manutenção Scania com Planos Flexíveis
Evolução contínua
A ampliação do portfólio de serviços da Scania no Brasil faz parte da Jornada da marca rumo à sustentabilidade no transporte. Assim como os veículos, que ganharam algumas grandes doses de inovação e tecnologia para que novos modelos, mais modernos e coerentes com as necessidades do mercado atual e do cliente, pudessem ser lançados, os serviços Scania também acompanharam essa evolução.
“Desde que trouxemos a plataforma dos Serviços Conectados ao Brasil, enfatizamos que nosso objetivo seria mudar a forma de oferecer serviços aos clientes, visando sempre maior rentabilidade aos nossos parceiros. Isso já é realidade na Scania: conseguimos ter a tecnologia presente na operação em tempo real, unida ao diferencial humano”, explica Fabio Souza, Diretor de Serviços da Scania no Brasil.
De 2016 para cá, a conectividade permitiu a criação de soluções cada vez mais personalizadas, feitas sob medida para a operação de cada cliente, tornando-o protagonista no gerenciamento de fluxos logísticos para obter mais rentabilidade e sustentabilidade no negócio.
Companheiro de estrada
Assim, a nova cabine S não chega ao mercado sozinha. O PMS Fleet Care, a nova ferramenta que funciona por meio de um gestor de frota coordenado pela rede de concessionárias da Scania, chega para complementar o portfólio de Serviços Conectados e trilhar a jornada da marca e do cliente.
O lançamento vem com a missão de auxiliar o empresário em seu processo de gestão para aumentar a disponibilidade dos caminhões de sua frota. Na prática, funciona assim: a Scania disponibiliza um profissional qualificado para ser o gestor de frotas do cliente.
Esse profissional passa a ser responsável por três atividades básicas: programar as paradas previstas da frota; monitorar constantemente a saída da frota, para evitar as paradas imprevistas; e fazer a gestão da disponibilidade, ou seja, buscar, a todo momento, como está a utilização do veículo, já que quanto mais disponibilidade, maior é a receita e menores são os custos operacionais.
“O lançamento do PMS Fleet Care comprova o quanto estamos investindo em Serviços. Mas, é também uma prova de que pensamos na gestão completa do nosso cliente. Adicionamos mais uma etapa da nossa jornada rumo a um sistema de transporte mais sustentável”, afirma Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Os Serviços Conectados são a base de tudo. Para garantir e mensurar a disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet é o novo aliado do cliente.”
Os resultados são promissores: “Estimamos uma média de 20% de aumento de disponibilidade e até 16% na redução dos custos de manutenção. Na prática, em uma frota, isso pode significar custos operacionais mais baixos e aumento de receita”, pontua Gustavo Andrade, Gerente de Portfólio de Serviços da Scania no Brasil.
“O Fleet Care é o serviço mais completo do nosso portfólio, pois através de uma ferramenta muito poderosa que só a Scania tem – Fleet Monitoring – conseguimos, com o uso dos Serviços Conectados, unificar todas as atividades. Costumo dizer que é quase mágica: 1,2,3.. disponibilidade. Um, que é o gestor de frotas. Dois, que representa as duas ferramentas poderosas de uso exclusivo do gestor de frotas Scania. E três, que são as três atividades desempenhadas pelo gestor de frotas”, conclui Andrade.
Os cinco pilares
Com o uso do Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, a manutenção é customizada de acordo com a realidade da operação do cliente e traz resultados de até 16% de redução de custos de manutenção e de 20% de aumento na disponibilidade do caminhão, dados que são monitorados e acompanhados pelo gestor do Scania Fleet Care.
Com o uso do Scania Fleet Monitoring, uma poderosa ferramenta exclusiva da Scania, o gestor de frota poderá acompanhar os caminhões e o desempenho da frota, gerenciando as paradas para manutenção preventiva ou corretiva, além de verificar desvios, defeitos e a integridade dos veículos.
“O motorista sempre foi peça fundamental que influencia o consumo de combustível. No Fleet Care, essa visão muda um pouco, com foco não só no consumo, já que uma má condução impacta não só nisso, mas pode levar a quebras e paradas imprevistas, ao passo que um bom estilo de condução faz com que menos paradas sejam necessárias, aumentando a disponibilidade do veículo. Então, o gestor monitora também o estilo de condução do motorista para sugerir a ele e à empresa o melhor treinamento Scania a ser feito. O uso do Driver Services complementa o processo e contribui para os bons resultados do negócio”, explica Andrade.
O gestor de frota será a conexão entre o cliente e todas as oficinas da rede da marca no Brasil e também com as eventuais estruturas Scania dentro das instalações dos transportadores, os pontos de atendimentos chamados de Serviços Dedicados, para efetuar atividades desde o agendamento ao planejamento dos recursos das oficinas garantindo que o veículo fique o mínimo tempo parado. Essa gestão compartilhada permite até 75% de redução de tempo de permanência de oficina.
Disponibilidade garantida
O Scania Fleet Care ainda conta com um opcional que pode fazer a diferença na hora de olhar o retorno de investimento dos ativos da empresa. “Como confiamos muito em nossos serviços, podemos garantir que o cliente obtenha o resultado que precisa. É o que chamamos de garantia de disponibilidade”, salienta Souza. “O cliente poderá comprar um nível garantido de disponibilidade durante um período necessário, por exemplo, 100% de disponibilidade entre 7h e 16h, de segunda a sexta-feira. E, assim, vamos evoluindo.”
Com a garantia de disponibilidade, a rede Scania poderá customizar a oferta do Fleet Care definindo com o cliente um patamar de disponibilidade do veículo para sua operação.
“A Scania vai monitorar continuamente a operação e trabalhar proativamente por meio do gestor de frota e os avançados sistemas desenvolvidos para garantir o resultado para o cliente”, revela Souza. Existe uma cláusula no contrato que prevê uma compensação caso não se atinja o objetivo. “Confiamos nas ferramentas que estamos lançando e em nosso caminhão”, conclui o Diretor de Serviços.
Dias frios pela frente? Não tem problema, basta usar o aplicativo para acessar remotamente e controlar o aquecedor da cabine..
Se engana quem pensa que a conectividade se restringe a dados operacionais do veículo – o uso da ferramenta possibilita outras funcionalidades. Um exemplo? Nada de passar frio ao entrar na nova cabine quando o inverno chegar. Com a previsão de uma temporada de frio, o motorista e o transportador podem acessar, de forma remota e pelo celular, o aplicativo - disponível para iOS e Android – que controla e programa os aquecedores nos caminhões. A conectividade também possibilita aos frotistas a opção de ligar os aquecedores de todos os seus veículos ao acessarem o Portal de Gestão de Frotas.
“Graças à integração do comunicador da Scania com os sistemas de mídia e de clima, temos uma série de novas aplicações altamente funcionais no menu, que tornarão a aquisição e a condução de caminhões Scania ainda mais atraentes”, explica Mikael Stavaeus, Gerente de Projeto para Produtos e Serviços Integrados.