Jornada Scania #2

[ Fábrica Suécia ]

A nova oficina de 35 mil metros quadrados é a joia da coroa na extensão e renovação da fábrica da Scania em Oskarshamn, com uma área equivalente a seis campos de futebol.

A fábrica de cabine
do futuro

[ Texto: Conny Hetting / Tradução: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Gustav Lindh ]

O lançamento da nova geração de caminhões da Scania marca o maior investimento industrial da empresa nas últimas duas décadas. A mais moderna fábrica de cabines do mundo é formada por 283 novos robôs de alta tecnologia, tirados diretamente de um filme de ficção científica.

Estender e renovar a fábrica de cabines da Scania em Oskarshamn, na Suécia, é um investimento de vários bilhões de coroas destinado a duplicar a capacidade de produção e aumentar a qualidade nos próximos anos. Mas a tecnologia usada também está dando um grande passo em direção ao futuro. Robôs inteligentes e seus operadores fazem parte da equipe tanto na linha de carroceria quanto nos novos trabalhos de pintura de base. Os robôs cinza-claros são muito articulados e ágeis, mas também inteligentes, e basicamente podem aprender a executar praticamente qualquer operação. A impressão, no geral, é de uma apresentação de balé gigante e futurista.

Uma planta premium

“Está completamente claro para mim que um produto premium precisa ser construído em uma planta premium”, diz Marcus Holm, Gerente de Unidade da Produção de Cabines. “Então, nós construímos a fábrica mais moderna do mundo. Utilizamos todas as tecnologias mais recentes e conseguimos um alto grau de automação, com o objetivo de obter um alto grau de qualidade, mas também para criar o melhor ambiente de trabalho e ergonomia para nossos operadores.”

Johan Uhlin, Gerente da Unidade de Montagem de Cabines e Logística, também acredita que a fábrica de cabines aprimorada é o pilar do novo Scania. “Se você percorrer a fábrica, verá que tudo é de primeira classe, da ergonomia ao nível de qualidade”, afirma.

Há muito tempo que os robôs são usados para as chamadas tarefas 3D, trabalho que é “sujo, monótono e perigoso”. Mas, com o desenvolvimento tecnológico, eles estão se tornando cada vez mais modernos e interativos, com a ajuda de sensores, e podem ser usados em várias áreas mais avançadas.

Investir na tecnologia mais avançada de robôs abriu caminho para uma série de novas tarefas de trabalho para a equipe da fábrica de Oskarshamn. Os operadores trabalham em grupos fechados, juntos com seus robôs.

Na oficina de montagem, Tom Petersson trabalha em conjunto com dois robôs, colando e fixando para-brisas às cabines. Um dos dois robôs de Tom se levanta e se move pelos pesados para-brisas de vidro. O outro robô busca uma câmera, tira fotos, faz leituras e diz exatamente como a peça deve ser colada até o último milímetro.

“Às vezes penso neles como gatos inteligentes e ágeis, porque são muito flexíveis e ágeis. Ao mesmo tempo, eles se sentem quase humanos e sempre fazem o que pedimos. Então, penso neles como dois irmãos. Mas, acima de tudo, tenho um orgulho enorme de poder fazer parte disso e de trabalhar nesta planta futurista”, diz Petersson.

Melhorias automatizadas

Quando você bate a porta de uma das novas cabines de caminhões da Scania, o barulho lembra o som elegante de um cofre de banco, o mesmo que você ouve quando fecha a porta de um carro de passageiros de primeira classe. Uma explicação para essa melhoria de qualidade é o novo colega da Thomas Berg nas novas linhas de produção de portas em Oskarshamn. A Scania é o primeiro fabricante de caminhões a automatizar a aplicação dos revestimentos das portas da cabine. A nova técnica, que é realizada por robôs, também tornou possível melhorar ainda mais os níveis de ruído para os motoristas profissionais.

“Ao mesmo tempo, o ambiente de trabalho também foi melhorado para muitos de nós que já realizaram esses trabalhos pesados manualmente”, diz Berg.

Hoje, ele supervisiona um dos robôs que trabalham na aplicação de vedação de porta, alimentando continuamente seu colega faminto com um pouco mais revestimento. “Nenhum dos antigos montadores de revestimento de porta pode nos ajudar a trabalhar com esses robôs quando se trata de precisão”, diz Berg. “É quase assustador.”

O maior dos 283 novos robôs para construção de cabines pesa 2,4 toneladas, enquanto o menor tem 250 quilos.

DE CHAPA DE ROLO METÁLICO À CABINE FINALIZADA

A fábrica da Scania em Oskarshamn produz cabines de caminhões para toda a produção europeia da marca. O processo avançado é dividido em cinco oficinas: a oficina de prensa, a oficina de carrocerias, a oficina de pintura de base, a oficina de pintura e a oficina de montagem.

Todos os dias, cerca de 160 toneladas de chapa galvanizada chegam à oficina de prensa em grandes e pesados rolos. Aqui ele é cortado e moldado na prensa em cerca de 200 peças diferentes.

Uma cabine é formada de aproximadamente 310 itens diferentes de chapa metálica. As peças são soldadas em subcomponentes que, por sua vez, são colocados juntos para criar o corpo da cabine.

O corpo da cabine é pintado, depois o interior e o exterior são montados.

As cabines completas e com controle de qualidade são entregues nas oficinas de chassi da Scania em Södertälje, na Suécia; em Zwolle, na Holanda, e em Angers, na França. Lá, os caminhões passam pela montagem final com motores, eixos, caixas de câmbio e outras peças das várias oficinas de componentes da Scania.

Assista os robôs em ação

A nova fábrica de cabines da Scania é uma instalação fascinante, com 283 robôs de última geração.

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[ Fábrica Brasil ]

A fábrica 4.0

mais moderna da América Latina

[ Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: Wagner Menezes ]

Uma planta premium para um produto premium: fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo, São Paulo, segue as características da indústria 4.0 para produzir a nova cabine da marca.

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ançada na Europa em agosto de 2016, a nova Geração Scania é resultado de dez anos de desenvolvimento e investimentos ao redor de 2 bilhões de Euros. Em 2018, a novidade chegou à América Latina, trazendo consigo um novo conceito em produto.

Para abraçar essa produção e entregar cada vez mais a combinação de tecnologia, segurança, conforto e eficiência energética, a planta da Scania no Brasil ganhou uma nova fábrica de cabines. Afinal, um produto premium precisa ser fabricado em uma planta premium.

“É a fábrica mais moderna e automatizada da Scania na América Latina e um espelho da nossa matriz na Suécia. Com esta unidade, revolucionamos os processos de manufatura integrada, com controle da produção desde o pedido até a entrega do veículo ao cliente. Trouxemos para o País que há de mais moderno em tecnologia industrial para a fabricação de caminhões seguros e eficientes”, afirma Ricardo Cruz, Gerente Executivo da Fábrica de Solda de Cabinas.

Essa modernidade pode ser vista em todas as partes dos 13 mil m² de extensão da nova fábrica, localizada em São Bernardo do Campo (SP). Seguindo as características da indústria 4.0, as novas instalações têm capacidade para produzir até 25 mil cabinas por ano e contam com uma tecnologia inovadora de soldagem do teto e das laterais das cabinas e furações especiais por meio do uso de laser.

A novidade ainda confere à Scania o título de ser a única montadora de veículos comerciais do Brasil que utiliza o laser no processo de solda de 100% da nova geração de cabines, processo este realizado por dois robôs, que se dedicam exclusivamente a essa tarefa. A solda a laser aumenta a qualidade da vedação A mais moderna da América Latina das cabines e a resistência da estrutura do caminhão, eliminando riscos de infiltração e garantindo a geometria perfeita do veículo, o que contribui para a redução do consumo de combustível.

Outro destaque da nova fábrica é o uso da Célula de Medição (GOM), que examina, por amostragem, as cabines produzidas para detectar se existe alguma variação dos padrões já estabelecidos para o produto. Tudo funciona com a ação dos robôs, que fotografam a superfície das cabines e conferem se as medidas e dimensões estão idênticas às do modelo virtual – processo conhecido como fotogrametria. E se uma delas estiver fora dos padrões? É simples: a cabine é sucateada e o aço usado em sua fabricação é reutilizado. “Não existe nada igual neste porte na América Latina”, afirma Ricardo.

Inovar com sustentabilidade

Se a Jornada Scania com a nova cabine S deu início à transformação do setor para se ter um transporte mais sustentável, do lado de dentro de casa a sustentabilidade também fez parte de cada etapa do desenvolvimento do novo caminhão e da construção da nova fábrica.

Processos mais inteligentes e eficientes do uso de energia foram empregados, entre eles o reaproveitamento da água da chuva para a limpeza das instalações da Body Shop, gerando uma economia potencial de até 100 m3 por mês, e uma arquitetura pensada para proporcionar um conforto térmico dos colaboradores sem a necessidade de uso de ar condicionado, diminuindo a necessidade de utilização da eletricidade.

Isso sem falar na redução da quantidade de resíduos gerados durante o processo de produção das cabines. É que o processo de solda a laser, por ser mais minucioso, acaba diminuindo o desperdício de materiais e, consequentemente, reduz a produção de lixo industrial.

O ciclo sustentável se completa quando o caminhão sai da fábrica com a aerodinâmica perfeita, em função do trabalho da solda a laser, e consome menos combustível nas estradas.

Investir é desenvolver

A primeira fábrica no Brasil para solda à laser e produção dos 19 modelos de cabines da nova geração de caminhões Scania recebeu um investimento de 75 milhões de euros (cerca de R$ 340 milhões). Mas esse novo momento do parque industrial da Scania em São Bernardo do Campo não foi marcado somente pelo emprego de recursos e aportes financeiros. Os investimentos também tiveram foco em desenvolvimento e capacitação.

“Temos um novo caminhão. Temos uma nova cabine. Mas a maior mudança é na forma como vemos a indústria de transporte e logística e nossos clientes. Por isso, um fator de sucesso crucial foi o treinamento”, conta Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania Latin America.

Foram cerca de dez mil horas de treinamento para mais de 160 colaboradores, que receberam capacitação para atuar nas áreas automatizadas. O intuito era desenvolver esses profissionais com foco na operação e manutenção dos equipamentos de tecnologia de ponta, no controle de qualidade, na percepção de riscos e na segurança da interação dos colaboradores com os robôs. “No projeto do novo Body Shop (nome da nova fábrica), tecnologia de ponta é, sobretudo, um fator de inclusão. Encaramos juntos o desafio dessa jornada histórica, construindo um ambiente de trabalho seguro e estimulante para todos”, destaca Ricardo.

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A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333