[ Nova Geração ]

Anders Lundgren, Líder da Equipe de Modelagem de Ambientes Externos, com Allan MacDonald, Projetista de Pistas Externas, examina os detalhes de estilo da nova geração de caminhões em realidade virtual no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania.

Palavra-chave:

“Atlético”

[ Texto: Conny Hetting / Tradução: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Gustav Lindh e Dan Boman ]

Um dos princípios orientadores do desenvolvimento da nova geração de caminhões da Scania foi criar veículos de trabalho para profissionais, apresentando o melhor lugar do mundo para um motorista. O resultado, após mais de uma década de trabalho, indica a chegada de um padrão completamente novo no setor.

Sem gordura desnecessária

A nova geração de caminhões da Scania foi projetada e desenvolvida pelos próprios projetistas da empresa. As diretrizes para o design dos novos caminhões continuam enfatizando a potência do motor, mas dentro de uma forma mais elegante e atlética.

“Os novos caminhões trazem uma sensação de poder, mas de uma maneira nova, mais eficiente e mais flexível do que as gerações anteriores”, diz Anders Lundgren (à esquerda na foto), Líder da Equipe de Estilo Exterior na nova geração de caminhões. “Não há gordura desnecessária ao redor dos músculos - estes são de alta classe.”

Q

uando a Scania se preparou para lançar sua série R em 2004, o trabalho com a próxima geração de caminhões já havia começado. Trabalhando com vários projetos novos, os projetistas da empresa buscaram uma compreensão mais profunda das qualidades que distinguiam a Scania como marca e caracterizavam seus produtos. Clientes e motoristas em diferentes segmentos e mercados de todo o mundo foram entrevistados sobre o que a Scania significava para eles.

“Também analisamos quais ativos de nossa própria história poderiam ser desenvolvidos e estudamos como a sociedade poderia observar os próximos cinco, dez, 20 ou 50 anos”, afirma Kristofer Hansén, Chefe de Estilo e Design Industrial da Scania

Paralelamente a esses estudos mais teóricos, os projetistas da Scania realizaram vários projetos envolvendo a experimentação do layout e da funcionalidade da cabine. Com base em estudos aprofundados de ergonomistas, diferentes ideias conceituais e personas (clientes típicos imaginários), várias propostas foram desenvolvidas para possíveis soluções de como o assento do motorista, a área de dormir, o armazenamento e outros recursos poderiam tomar forma, em termos de design, no futuro.

Uma decisão importante em particular, em termos de design e que foi feita com muita antecedência, foi mover o eixo dianteiro 50 mm para frente na próxima geração de caminhões. Isso permitiu que a posição básica do motorista fosse movida 65 mm para mais perto do parabrisa e 20 mm para o lado, em comparação às gerações anteriores da cabine.

Conheça o estúdio de design interno da Scania e assista o vídeo em que os designers da empresa explicam o desenvolvimento da nova máquina dos sonhos.

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Mårten Bergström, Designer Industrial Sênior; Kristofer Hansén, Chefe de Estilo e Design Industrial; e Anna Börjesson Bodestig, Líder da Equipe de Design de Interiores discutem as características internas da nova geração de caminhões.

MELHOR AMIGO DO MOTORISTA

O departamento de design da Scania passou muito tempo melhorando a ergonomia e a facilidade de uso do assento do motorista, de todas as maneiras possíveis.

“Trabalhamos com ergonomia biomecânica, adaptando o assento do motorista aos requisitos e limites corporais dele”, diz Fredrik Pehrson, da divisão de Ergonomia de Veículos Físicos da Scania. “Nos perguntamos como o banco do motorista deveria ser projetado. Mas também trabalhamos com macro ergonomia, adaptando todo o espaço da cabine às necessidades gerais dos motoristas para viver e se deslocar dentro dela.”

“Ao longo dos anos, encontramos e entrevistamos muitos motoristas para identificar suas necessidades em todos os aspectos: visão direta e indireta, espaço dentro da cabine, trabalho para entrar e sair da cabine, capacidade de dormir bem e armazenar suas coisas, e assim por diante.”

“Acima de tudo, isso traz grandes melhorias em termos de segurança do motorista, de visibilidade e de espaço interior”, diz Hansén. “Também temos mais espaço para o ajuste do assento, o armazenamento e a cama. No geral, isso ajudou a produzir um caminhão que é ainda mais fácil de manobrar e tem um novo campo de visão a partir da posição do motorista.”

O que já era bom, ficou ainda melhor

O ponto de partida para o trabalho na próxima geração foi saber que a Scania é um dos melhores caminhões para dirigir e usar – e que poderia se tornar ainda melhor. Uma grande parte do trabalho de desenvolvimento, portanto, envolveu a criação de um dos melhores assentos do mundo para um motorista.

“Com nosso trabalho, buscamos o que às vezes chamamos de ‘controle do poder majestoso’”, diz Hansén. “Foi uma descrição de um excelente ambiente para um condutor. É o que você, como motorista, sente quando sobe na cabine e tem todo esse poder diante de você. Ele se comunica diretamente com você através da roda, do interior, do som, das cores e da funcionalidade.”

Hansén continua: “Então, o novo interior e a posição do motorista não tentam esconder que este é um assento de trabalho para profissionais. A sensação de estar atrás do volante deve ser como a de dirigir um carro de luxo, grande e potente, além de simplificar e fortalecer a funcionalidade por meio da nova interface digital integrada no assento do motorista.”

Os motoristas dos testes de campo, os clientes e outros profissionais de testes experimentaram, durante o trabalho de desenvolvimento, o nível de qualidade e o design da nova cabine de caminhões da Scania, completamente nova para o setor. Os comentários, que se repetiram, incluem que o design é bem trabalhado e bem pensado e que dá ao motorista uma forte sensação de ser bem cuidado.

Hansén explica: “Cada parte e cada característica foi exposta a um intenso processo de questionamento e avaliação, e não escolhemos a opção fácil de usar soluções que, após um curto período de uso, serão consideradas sem sentido e irritantes.”

Uma forma legítima de pensar

Quando se trata do exterior do novo caminhão, a Scania colocou uma ênfase maior nos aspectos relacionados à aerodinâmica e, consequentemente, no consumo de combustível. Todas as superfícies, incluindo a parte da frente do veículo, os lados e até a parte inferior, são otimizadas para a menor resistência aerodinâmica possível.

O design exterior da nova geração de caminhões também é construído com base em uma abordagem: a de fazer a pergunta sobre o que o produto representa e o que a Scania quer transmitir. Mas, o que os designers podem fazer com a caixa quadrada que uma cabine de caminhão literalmente é?

“Logo no início do projeto, determinamos que éramos mais ágeis em nossa expressão do que nossos concorrentes e também em nossa maneira de ver o que oferecemos como marca”, diz Hansén. “Não é apenas um caminhão, mas sim um serviço de transporte completo.”

Hansén continua: “‘Atlético’ foi outra palavra que surgiu logo no início, por volta de 2007. Nós não deveríamos ser grandes e fortes como um lutador de sumô, mas sim um cavalo de corrida de primeira classe - um puro-sangue - sem gordura extra ao redor de seus músculos. Isso, claro, se refere ao fantástico motor nos caracteriza.”

Assim, as diretrizes para os novos caminhões da Scania continuam a enfatizar a existência do trem de força, com uma cobertura frontal clara e grande e as superfícies ao redor do caminhão servindo como coberturas aerodinâmicas para um interior potente.

O design exterior de um Scania deve sempre reforçar a sensação gerada pelo trem de força e motor, de acordo com Allan MacDonald, Líder de Design Externo, e Anders Lundgren, Líder de Equipe para Estilo Exterior.

Toque Humano
“A nossa meta é que os motoristas da Scania sempre possam dizer que têm o melhor desempenho porque têm veículos que os apoiam da melhor maneira e da forma mais eficiente”, diz. “Esse tem sido o princípio que orienta o nosso trabalho com a nova geração de caminhões.”

“Por essa razão, a linguagem do design é agora mais limitada, com linhas mais nítidas, mas ao mesmo tempo mais arredondadas, em vez de uma angularidade extrema ou de áreas redondas mais simples e mais modernas, o que teria sido significativamente mais simples construir.”

Outra meta dos designers da Scania era que o novo caminhão fosse líder de mercado em termos de aerodinâmica e, ao mesmo tempo, incorporasse características anteriormente aplicadas separadamente, como a pala de sol ou o acabamento extra da roda.

Como parte da configuração básica, as luzes de posição e a luzes extras estão agora localizadas dentro do chassi, sem afetar a aerodinâmica. Isso abriu o caminho para o uso de elementos específicos que permitiram a integração de novos tipos de lâmpadas na cabine e no chassi, o que contribuiu muito para a forma como os novos caminhões são vistos como um todo.

SENSAÇÃO DE CARRO DE PASSAGEIROS

Christina Isomaa é Líder de Equipe na área de Cores e Materiais para a nova geração de caminhões. Ela e seu time trabalham com as cores, texturas e materiais de diversos detalhes diferentes, tanto no interior da cabine quanto no exterior.

“Tivemos muitas mudanças em termos de cores e opções de materiais na nova geração de caminhões”, diz Isomaa. “Temos tecidos e outros elementos que resistem à sujeira e ao desgaste pesado, couros com uma qualidade fantástica e pequenos detalhes um pouco mais elaborados, como madeira e metal.

Essas particularidades normalmente são vistas apenas em carros de passageiros exclusivos, por isso estamos muito satisfeitos e orgulhosos dessas novas características.”

PAIXÃO POR DETALHES

Håkan Kåreby e a equipe de Aprovação Visual literalmente colocaram luvas brancas para examinar os novos caminhões da Scania em detalhes. A equipe é responsável pelo controle de qualidade final de todos os artigos recebidos.

“Nós investigamos minuciosamente todas as peças para verificar se elas são coerentes com a ideia e a visão que temos para a próxima geração de caminhões Scania”, diz Kåreby.

“Na prática, isso significa que examinamos cada elemento visível, cerca de 2.600 partes. Trabalhamos com os nossos olhos, que são a nossa principal ferramenta de trabalho. Temos instrumentos de verificação digital, usamos CAD (desenho assistido por computador) e outros sistemas de suporte, mas nossos olhos são sempre superiores quando se trata de julgar a cor e a forma.”

Henrik Olsson, Modelador de Argila, trabalha na prateleira do teto para o novo interior do caminhão.

EVITANDO A DESELEGÂNCIA

O design do novo painel também é construído com base no desejo de evitar as unidades de traço desajeitadas e enormes que são freqüentemente encontradas em caminhões.

“Nós também tentamos expressar um senso de ‘Força Ágil’ e ‘Poder Flexível’”, diz Hansén. “Visto de cima, o painel de instrumentos tem um perfil de asas que claramente delimita o lado do motorista do lado do passageiro, ou a sala de estar, se você quiser.”

Hansén conclui: “O painel em que estão os controles é dividido em duas partes, uma superior e uma inferior, com um elegante espaço horizontal no meio. Com isso, fica mais fácil encontrar o que você está procurando, você pode apoiar seus dedos, o que faz com que a seleção seja mais fácil e clara do que se tivéssemos usado uma grande superfície plana com os controles dispostos em qualquer lugar.”

É o que você, como motorista,
sente quando sobe na cabine e tem todo esse
poder diante de você.”

Kristofer Hansén, Chefe de Estilo e Design Industrial da Scania