[ Nova Geração ]

O piloto comercial de avião Joakim Hellstig diz que, de imediato, ficou impressionado com o quão espaçoso e simples é o local de trabalho do motorista de caminhão.

“Tudo o que ele precisa é de

um par de asas!”

[ Texto: Conny Hetting / Tradução: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Gustav Lindh ]

Durante o desenvolvimento do novo painel da Scania, os designers se inspiraram no setor de aviação, em uma tentativa de melhorar a funcionalidade e a facilidade de uso para os motoristas. Pensando nisso, convidamos um piloto comercial de avião para testar a nova “cabine de comando” da Scania.

O

painel de controle da nova geração de caminhões da Scania oferece aos motoristas um nível totalmente novo de funcionalidade e facilidade de uso. Os desenvolvimentos na indústria da aviação foram estudados como parte do processo para melhorar ainda mais a interação entre o motorista e o caminhão.

“O fio condutor do nosso trabalho com a nova geração de caminhões parte do princípio que os motoristas da Scania devem sempre poder dizer que têm o melhor desempenho, pois possuem veículos que os apoiam da melhor maneira e da forma mais eficiente”, diz Anna Selmarker, que lidera o trabalho da Scania na Interface Homem-Máquina (HMI, da sigla em inglês Human-Machine Interface) - a interação digital entre o motorista e o caminhão.

Detalhe orientado

A indústria da aviação é o lar de uma experiência significativa no que diz respeito à interação homem-máquina, algo que Selmarker e seus colegas da Scania acompanham de perto para encontrar o design ideal e ajudar os motoristas de caminhão em seu trabalho no dia a dia. O design do novo painel é caracterizado pela acessibilidade e funcionalidade que, em combinação com linhas mais robustas, orientam os olhos e a mão para o lugar certo.

Decole com o novo caminhão da Scania

Assista o vídeo em que o piloto de avião Joakim Hellstig leva o novo painel para um voo de teste e diz que, de imediato, ficou impressionado com o quão espaçoso e simples é o local de trabalho do motorista de caminhão.

Para trocar o idioma das legendas, inicie o vídeo e clique na engrenagem

Joakim Hellstig trabalha como piloto comercial de avião há dez anos. Como piloto, e com a responsabilidade final pela vida de milhares de passageiros, ele está muito acostumado ao desenvolvimento contínuo em HMI.

“Uma das coisas mais importantes quando se trabalha com HMI é criar simplicidade”, diz. “Os pilotos não devem interpretar mal as informações. Fazer isso pode ter consequências devastadoras. Então, é importante poder trabalhar com a máquina - o avião neste caso - de uma maneira tão simples que não é possível tomar decisões erradas. E imagino que o mesmo se aplica aos motoristas de caminhões grandes e pesados.”

Sob a perspectiva do piloto

A primeira reação do piloto profissional à posição do motorista e ao painel na nova geração de caminhões da Scania foi um grande sorriso de identificação.

“Eu nunca tinha dirigido um caminhão antes”, conta. “Mas de imediato fiquei impressionado com o quão espaçoso e simples é o local de trabalho do motorista deste caminhão. O painel é realmente descomplicado e funcional. A iluminação dos instrumentos é clara, e também sutil, o que é importante quando você passa longos períodos de tempo ao volante.”

O painel na nova cabine Scania é modularizado. Isso quer dizer que é fácil adaptar as diversas particularidades às necessidades dos clientes e dos motoristas em relação a tudo, desde ergonomia a botões, controles e armazenamento. Todos os materiais e espaços foram feitos com ajuste e acabamento que chegam a competir com carros de passageiros de primeira linha.

“Eu gosto da lógica por trás de como as funções são agrupadas no painel”, diz Hellstig. “Você rapidamente sabe onde estão todos os controles mais importantes. Eu reconheço pelos das cabines de comando dos aviões de passageiros que tenho pilotado atualmente.”

Hellstig também está impressionado com o leque de opções para posicionar o assento do motorista.

“Do ponto de vista da segurança, é extremamente importante poder criar uma posição de condução completamente individual e idealmente tranquila. Hoje em dia, falamos muito dentro da aviação sobre a fadiga, o que pode afetar nossa capacidade de interagir com a aeronave. E isso deve ter a mesma importância para os motoristas de caminhão não perderem o foco.”

Em resumo, o piloto Joakim Hellstig diz: “Este é o ambiente de trabalho perfeito para um piloto profissional. A única coisa que acho que falta é um par de asas!”