Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 02/07/2020

[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

63 anos de Brasil, 63 anos de paixão

Do saudoso L 75 até a Nova Geração e os primeiros veículos movidos a gás do país, a história da Scania é bem mais que uma bela viagem no tempo. São 63 anos de Brasil e muito amor em cada passo dado nesta trajetória de inovação, pioneirismo, tradição e revolução do mundo dos transportes.
Do saudoso L 75 até a Nova Geração e os primeiros veículos movidos a gás do país, a história da Scania é bem mais que uma bela viagem no tempo. São 63 anos de Brasil e muito amor em cada passo dado nesta trajetória de inovação, pioneirismo, tradição e revolução do mundo dos transportes.
Scania, a forma latina de pronunciar o nome da cidade sueca Skåne. Paixão, a maneira brasileira de demonstrar o que a marca desperta nos corações de quem acompanha o ronco de cada motor que sai da fábrica. No brasão de armas da província, uma espécie de ave, tão imponente quanto o nome da cidade que representa. No coração dos apaixonados, o grifo, tão forte e marcante como o brasão a que a lembrança remete.
Essas analogias não descrevem tudo o que se passa com quem se deixa conquistar pela força do grifo e da marca Scania. O sentimento é muito maior. Mas, ajudam a entender porque a marca é líder em seu segmento e há 63 anos faz história no setor de transportes do Brasil – além de estar no topo do pódio dos corações de quem trabalha ou acompanha as estradas.
É neste clima, de amor, alegria, potência e renovação que a Scania celebra mais um aniversário. São 63 anos de Brasil e 63 anos de paixão. Tudo começou em 2 de julho de 1957, quando nasceu a Scania-Vabis do Brasil S.A. Naquela época, os veículos vinham desmontados da Suécia, onde está a matriz, e a empresa Vemag, que vendia a marca na cidade de São Paulo, ficou responsável pela montagem. Um ano depois, foi montado o primeiro Scania de fabricação nacional, um L 75. 35% das peças eram brasileiras, uma exigência do governo em 1958.
E já que havia o primeiro, que viessem o segundo, terceiro e muitos outros. Em 1959, a Scania inaugurou sua fábrica de motores no bairro do Ipiranga, na capital paulista. A partir de 1960, passava a produzir integralmente seus caminhões e ônibus, sem depender dos componentes importados.
Dois anos depois, foi inaugurada a fábrica de São Bernardo do Campo, também em São Paulo, que se tornou a primeira unidade industrial para a produção de caminhões, ônibus e motores da Scania fora da Suécia. Mais um motivo de orgulho para os brasileiros, desde então apaixonados pelo trabalho e vanguarda da marca.
De lá pra cá, a Scania nunca mais parou. Além da paixão, tão genuína, e do pioneirismo, tão intrínseco à marca, inovação e tecnologia deram as mãos ao que de único a Scania já tinha para traçar o futuro que hoje em parte conhecemos – sim, porque essa jornada está só começando. Na prática, uma história marcada pela sábia combinação de engenharia de ponta, qualidade de produtos, força da Rede de Concessionárias e foco na necessidade real de cada cliente. Tudo para que as soluções de transporte possam entregar o que e quem a Scania é de verdade aliado ao que existe de mais eficiente, sustentável, tecnológico, inovador e rentável no setor.
Para te ajudar a relembrar todos os detalhes, lançamentos e novidades durante essa longa e linda trajetória, separamos alguns destaques para que você celebre, junto conosco, os principais marcos dos 63 anos da Scania no Brasil:

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333