Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 26/03/2020

[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

6 cuidados essenciais para evitar a transmissão do coronavírus na estrada

Medidas de higiene e estratégias de prevenção são grandes aliadas dos caminhoneiros nesse período.
A atual pandemia mundial tem deixado todo o país preocupado. Nesse momento, já enfrentamos uma situação de emergência de saúde pública com a disseminação da COVID-19, doença causada pelo mais recente tipo de Coronavírus.
Essa situação levou os governos (federal, estaduais e municipais) a tomarem medidas restritivas de circulação de pessoas a fim de conter a disseminação do vírus no território brasileiro. E isso vem causando impacto em diversas atividades. No entanto, para garantir o desenvolvimento, progresso e bem-estar da sociedade, a indústria do transporte não pode parar. Afinal, é por meio dela que a população tem acesso às atividades essenciais, como a distribuição de alimentos e medicamentos.
Nesse cenário, os motoristas de caminhão estão na linha de frente exercendo sua profissão e se expondo nas estradas perante essa pandemia. Mas, ainda assim, é possível evitar que ela se espalhe por meio de cuidados específicos que te ajudarão a cuidar da sua saúde nesse momento tão delicado. Acompanhe:
O que é o Coronavírus
Antes de explicarmos as medidas da prevenção para quem dedica sua vida às estradas, é necessário deixar claro o que é, quais os sintomas e como ocorre a transmissão do Coronavírus.
A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo mais recente tipo de Coronavírus descoberto no mundo e seus sintomas podem se assemelhar aos de uma gripe ou resfriado, sendo eles: febre alta, tosse seca e falta de ar. Em alguns casos pode-se apresentar cansaço, dores articulares, congestão nasal leve e dor de garganta.
O Coronavírus é altamente contagioso e pode ser transmitido pelo ar ou pelo contato com secreções infectadas, principalmente através da saliva, tosse, espirro e catarro, além do contato físico com pessoas doentes ou objetos com sua superfície contaminada.
Conheça algumas medidas de prevenção:
1. Higienização constante
Grande parte da transmissão do Coronavírus ocorre quando o indivíduo acaba levando a mão contaminada pelo vírus ao rosto, possibilitando o contágio. Por isso, lavar as mãos da maneira certa sempre que possível é extremamente importante para evitar isso.
No entanto sabemos que, muitas vezes, você terá dificuldade em encontrar equipamentos para a higienização correta das mãos, por isso a sua atenção deve ser redobrada quanto ao levar a mão ao rosto antes de limpá-las muito bem.
Além disso, sempre que parar para descansar ou se alimentar, aproveite para realizar a higienização com água e sabão: lembre-se de lavar entre os dedos das mãos, as unhas, os braços, antebraços e até mesmo o rosto.
Fonte: Brasil Escola
2. Álcool em gel
A melhor maneira de realizar a higienização das mãos é lavá-las com água e sabão, no entanto, no intervalo dessas higienizações completas, conte com o álcool em gel 70% para reforçar a limpeza. Você ainda pode aproveitar e higienizar o volante, câmbio, painel, tapetes, interior da cabine e a maçaneta.
3. Separe um calçado para sair
O seu calçado também está sujeito à presença do vírus! Isso porque o novo Coronavírus é capaz de sobreviver no asfalto e, durante os seus momentos de parada, almoço e descanso, por exemplo, ele pode acabar contaminando os seus sapatos.
Por isso, se possível, é importante você ter um calçado reservado somente para os momentos em que for sair da cabine do seu caminhão. Dessa forma, ao voltar ao trabalho, você poderá deixá-lo em um lugar isolado no qual não terá muito contato. Se não for possível agir dessa forma, considere incluir na sua rotina a higienização do calçado utilizado e dos tapetes do veículo, assim como você já fará com o volante, painel e etc.
E lembre-se: logo depois de realizar cada uma dessas higienizações, limpe bem as suas mãos!
4. Evite o contato com outras pessoas
Nesse momento, é importante que você evite ao máximo o contato com outras pessoas. Para isso, procure não dar carona para desconhecidos, afinal você não saberá o estado de saúde dessa pessoa que, caso esteja com o Coronavírus, poderá contaminar você e até mesmo o painel do seu veículo, que passará a ser um transmissor desse vírus.
Nos seus momentos de parada, opte por lugares mais tranquilos, arejados e sem aglomerações e, se for necessário conversar com alguém, lembre-se de manter aproximadamente 2 metros de distância da pessoa.
5. Cuide da sua saúde mental
Em um período como esse é normal ficar preocupado e estressado, por isso é importante cuidar não só de sua saúde física, mas também da saúde mental. Sempre que possível, telefone para seus amigos e para sua família e, nos momentos de descanso, relaxe e se distraia.
6. Atenção ao realizar a manutenção dos veículos
Nós sabemos que, para o bom funcionamento do veículo, possivelmente será necessário levá-lo para manutenções e revisões. Nesse caso, priorize o agendamento dos serviços na concessionária, assim você poderá evitar aglomerações. E lembre-se: ao deixar o seu veículo na oficina evite o contato físico, como abraços e apertos de mão.
Por fim, certifique-se de que, ao receber e retornar com o seu veículo, a oficina tenha feito a higienização do mesmo, desinfetando os locais mais utilizados como maçanetas, painel, volante, câmbios e alavancas, chaves, cinto de segurança, banco e assoalho.
Você já viu que cuidar da sua saúde é essencial para que você continue exercendo suas atividades nesse período e, assim, contribua para o bem-estar da população em geral. Além de seguir essas dicas, lembre-se também de higienizar os seus itens pessoais como chaves, carteira, óculos, mochilas, celulares, entre outros.
Para mais informações e dicas como essas, acompanhe o Transporte Econômico e também a revista digital Jornada Scania.

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333