Jornada Scania
Utilizamos apenas os cookies do Google Analytics para analisar nosso tráfego. Ao clicar em "Aceito", você concorda em dar seu consentimento para que todos os cookies sejam usados e as informações sejam compartilhadas com o Google Analytics.
[ Serviços ] -- 20/04/2021
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Arquivo Scania ]

Cada vez mais conectados

“A conexão das pessoas e das coisas no transporte de cargas” foi o tema do evento realizado pelo Sindicamp, que reuniu profissionais renomados do setor de transportes."
Queremos transformar o motorista em um profissional cada vez melhor, mostrando de forma clara e simples que ele tem potencial e pode melhorar sua condução.”
Alex Barucco, Gerente de Serviços Conectados da Scania no Brasil.
Responda rápido e com sinceridade: você consegue passar um dia sem usar o seu celular ou sem pesquisar algo na internet? É bem provável que a sua resposta, assim como a da maioria das pessoas que estiverem lendo essa reportagem, será não. Estamos todos conectados, uns com os outros e todos com o mundo virtual. Especialmente em tempos de trabalho remoto e distanciamento social, é ela, a tecnologia, que nos mantém atualizados e nos permite ter acesso a informações valiosas para nossa evolução, quer seja como profissionais ou cidadãos. Para se ter uma ideia, 71% da população brasileira já está conectada à internet e esse número supera a média global de 59%, de acordo com as pesquisas recentes da We Are Social.
No transporte de cargas, a situação não é diferente. Somente no Brasil, a Scania contabiliza 42 mil veículos conectados, dos quais cerca de 40 mil são caminhões. “Esse número é crescente e mostra que o transportador já embarcou nessa jornada conosco. Isso é matéria-prima para pavimentar um futuro fantástico em soluções e a Scania vem trabalhando nesse caminho de transformar dados em informação relevante para ajudar o cliente na resolução de problemas e na tomada e decisão. Isso impacta também no custo menor da operação, na redução dos gastos com manutenção e nos custos gerais do transporte. É muito interessante ver crescer essa maturidade no mercado brasileiro”, comenta Alex Barucco, Gerente de Serviços Conectados da Scania no Brasil.
Do outro lado está o motorista. Além de conectado, ele também precisou se transformar para acompanhar a evolução do transporte e saber operar toda a tecnologia embarcada nos veículos. E esse trabalho junto a quem comanda as estradas é contínuo. “Queremos transformar o motorista em um profissional cada vez melhor, mostrando de forma clara e simples que ele tem potencial e pode melhorar sua condução. Para isso, a Scania desenvolveu uma solução global, um aplicativo onde ele observa sua própria performance e quais são as oportunidades de melhoria. Os demais parâmetros acompanham: redução no consumo de combustível, menos desgaste de pneus e do veículo em si, diminuição dos custos, mais disponibilidade do veículo. É a conectividade a serviço do cliente e do motorista”, destaca Barucco.
Essas foram algumas das informações trazidas por Alex Barucco durante o evento “A conexão das pessoas e das coisas no transporte de cargas”, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região – Sindicamp. Ao lado do executivo da Scania, estavam outros nomes do setor de transportes que também atuam com tecnologia e conectividade. A iniciativa, que contou com apoio da WLM Quinta Roda, faz parte do Programa Inovação Estratégica e Gestão Empresarial da entidade.
Veja aqui o encontro na íntegra:
Compartilhe

Envie seu comentário para ser publicado

Ao preencher o formulário, autorizo a utilização dos meus dados para envio de comunicações relacionadas aos meus interesses e concordo com a Declaração de Privacidade.
* Você pode revogar seu cadastro a qualquer momento.

Leia também:

A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333