Jornada Scania
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[ Soluções de Transporte ] -- 22/03/2024
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Fotos: Arquivo Grupo Piquiri Papéis e Fast Cargo ]

“Confiabilidade resume tudo”

Conheça a trajetória da Fast Cargo, transportadora do Grupo Piquiri Papéis, que após desafios com uma frota antiga e composta por diferentes marcas, hoje conta com os caminhões Scania 370 para ter mais rentabilidade e novas oportunidades de negócios
“Confiabilidade resume tudo. É uma marca que traz confiança, entrega níveis excepcionais de economia, de fácil manutenção e com valor de mercado agregado melhor do que os concorrentes, não só para mim, mas também para o próximo dono na hora da revenda.” O depoimento e a satisfação de Guilherme Gaia, CEO do Grupo Piquiri Papéis, dizem muito. É ao Scania 370 que ele faz referência, aliás é este modelo da marca a sua nova paixão.
Mas, nem sempre foi assim. Guilherme conta que, para ele, comprar caminhão novo, zero quilômetro, não fazia parte de suas decisões de negócio. Até porque a empresa que ele herdou da família não é do setor de transportes. “Minha família tem uma fábrica de papéis, a Piquiri Papéis, e há 14 anos vim tomar conta da empresa. Portanto, nossa origem não vem do setor de transportes. A região onde estamos localizados, em Guarapuava (PR), é muito forte em grãos, e eu terceirizava meu transporte de papel com alguns caminhoneiros. Mas meu pesadelo vinha na época de safra porque todo motorista que não era meu funcionário me abandonava para fazer o transporte de safra, que paga muito bem nos períodos de maior demanda”, explica o empresário.
Em função disso, surgiu a ideia de montar uma transportadora própria, há seis anos, para fazer especificamente o transporte dos produtos da Piquiri e, então, nasceu a Fast Cargo. “Como eu não conhecia os caminhões da Scania, eu fazia uma conta que me arrependo. Comprava caminhões usados, reformava e achava que o veículo ia bem. Sabe aquela frase: ‘Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez’? Eu fiz e foi o pior erro da minha vida”, lembra Guilherme.
A frota chegou a ser composta por cerca de 20 caminhões, todos usados, mas os custos mensais eram muito altos. “E a Scania sempre me abordava, para tentar mostrar os benefícios de uma frota nova. Teve um vendedor na Scania que bateu na porta da minha empresa umas 10 vezes e eu nunca atendia, achando que estava fazendo uma grande conta”, comenta.
A virada de chave veio em 2023. “Meus caminhões estavam parando demais na estrada por conta de manutenção. Eu liguei na Scania, falei com o Isaías e de imediato comprei sete caminhões para testar. E fiquei apaixonado! Sabia que ia ser melhor”, conta.
“Quando o Guilherme decidiu comprar caminhão novo nós fizemos um estudo, comprovando custos e projetando os resultados. A operação precisava de um veículo com bom trem de força, por isso a especificação do 370. Ele se apaixonou pelo modelo por conta da rentabilidade e hoje é um verdadeiro influenciador na região”, comenta Isaías Ribas Vendler, consultor de vendas da Cotrasa Guarapuava, a Casa Scania responsável pelo atendimento da Fast Cargo e do Grupo Piquiri Papéis.
Mais economia, mais eficiência
Os resultados logo vieram e não se restringiram apenas ao que os caminhões foram capazes de entregar em termos de economia de combustível. “O que eu pago de parcela de financiamento era o que pagava de manutenção. Pagava para não sair lugar, pois tinha um bem mais simples, mas com menor valor agregado, e gastava muito de manutenção. Fora a média da linha Euro6. Eu não só passei a gastar 20% da manutenção comparado com o que gastava antes com os usados como tive uma economia brutal de diesel também. De 1,8 km/l, agora minha frota faz 2,6 de média”, orgulha-se Guilherme.
A frota atual é 100% Scania, composta por 15 caminhões novos adquiridos no decorrer de 12 meses. Entre eles, estão os modelos P 370 e G 370 todos 6x2 e uma unidade do 450. Mas é o 370 o preferido do empresário. “Pela característica do meu negócio - cargas de 28 toneladas, diferentes de empresas de grãos, por exemplo – esse foi o modelo ideal. Eu preciso de um produto de confiança, encontrei isso na Scania e estou amando. Gosto muito da marca, estou em ‘lua de mel’ com esses caminhões e espero que a minha definição da Scania daqui a cinco anos continue a mesma”, revela.
Ao que tudo indica – e no que depender da Scania também – esse casamento será mesmo duradouro. “O transporte se tornou um negócio paralelo que eu nem esperava. Eu não acreditava na frota de veículos zero, era uma salada de marcas, não tinha paixão pela Scania. E quando investi no novo, me apaixonei. Pela frota e pelos resultados. Agora, se é para fazer transporte, eu quero Scania e ponto final, não abro mão”, pontua Guilherme.
De olho no presente e no futuro
E tem dado tão certo que outras frentes de negócio estão despontando. “Quando as empresas que eu atendo viram a minha frota renovada, passaram a pedir que eu deixe os meus caminhões lá para fazer o frete adiante e levar o produto deles também. É o que eu digo: qualidade traz qualidade e traz negócio. Eu, que pensava que transporte não era um bom negócio, agora tenho o pensamento de que o caminhão se paga sozinho e por isso vale a pena. Assim, a conta que eu faço agora não é o lucro imediato, mas ao final quando pagar a última parcela e tiver um bem íntegro e com bom valor de mercado”, destaca.
As aquisições, feitas via financiamento pelo Scania Banco, já trouxeram também um novo olhar para o futuro. “Minha previsão é de comprar mais três ou quatro unidades. E agora também estou sendo abordado por empresas que querem meus caminhões no transporte de grãos”, diz.
Cenas dos próximos capítulos da Fast Cargo ou de um episódio que vamos acompanhar logo mais? Não sabemos. Mas a certeza que fica é que o olhar do empresário está alinhado ao compromisso da Scania, sempre em direção ao futuro sem esquecer dos benefícios do aqui e agora.
“Um dos fatores que levamos em conta na hora de comprar é a revenda, o que acaba sendo um impeditivo para algumas marcas. Qualquer caminhão vai andar bem por alguns anos, mas a vantagem do Scania é que ele anda bem por mais anos e quando você quer vender, vende mais rápido que os outros, além de ter uma manutenção não tão cara. Sem falar no apanhado de outras vantagens, como o número de concessionárias, a facilidade de manutenção, a universalidade das peças. É um conjunto de benefícios e fatores que me levaram a acreditar e confiar na marca e hoje, se posso resumir tudo isso em uma palavra, seria confiabilidade. Até porque eu comecei errado, me apaixonei pelo novo e, principalmente, pelos resultados”, conclui o empresário.
A frota da Fast Cargo é 100% Scania, composta por 15 caminhões novos adquiridos no decorrer de 12 meses
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