Jornada Scania
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[ Soluções de Transporte ] -- 30/11/2022
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Scania ]

O novo cardan é Super

Novas fronteiras em eficiência energética: saiba mais sobre o novo eixo do Scania Super e veja como ele, junto com outros diferenciais e tecnologias da linha Proconve P8/Euro6 da marca, poderá agregar ainda mais rentabilidade, disponibilidade e eficiência energética para as operações de transporte.
Quando você vê aquela carreta enorme, comprida e carregada pelas estradas afora, já se perguntou como é que as rodas que estão lá atrás, no final do veículo, conseguem se movimentar se o motor está, muitas vezes, na parte da frente do caminhão? E como essa força é distribuída entre as rodas do meio e as dianteiras, especialmente se o veículo estiver transportando uma carga muito pesada?
Pois essa é uma das funções do eixo cardan, uma peça importantíssima do caminhão. Além de transmitir a força do ”coração” do veículo, ou melhor, do motor para as rodas e permitir que elas façam o seu trabalho, o cardan também é responsável por distribuir o peso do veículo de forma igualitária, trazendo mais estabilidade para o caminhão quando ele estiver em movimento e, consequentemente, mais segurança também para as estradas.
E sabe o que muda nesta nova linha Proconve P8/Euro6? Os caminhões da Scania passam a ter mais robustez com o cardan reto, com capacidade máxima para 90 toneladas e cruzeta blindada livre de manutenção. Junto com os outros diferenciais da linha, essa novidade trará ainda mais economia de combustível, menos tempo de parada para manutenção e mais eficiência energética para as operações de transporte.
Mais um passo na jornada
Vale lembrar que desde 2018, com a chegada da Nova Geração de caminhões, a Scania vem trilhando uma jornada muito forte de eficiência energética e evolução. Quando comparada à família anterior, a famosa P, G e R, a Nova Geração já entrega até 20% a mais de economia de combustível, fortalecida pelo lançamento das tecnologias do Acelerador Inteligente e do Actcruise. Agora, com o novo trem de força da gama Super, serão mais 8% de eficiência em comparação à gama Euro 5.
É claro que o novo cardan também faz parte dessa evolução, mas não podemos esquecer de contar que a nova linha 2023 conta com a estreia de potências, duas novas gerações de caixas de câmbio: a G25 e a G33, que terão um papel relevante na redução de emissões de material particulado, óxidos de nitrogênio (NOx) e CO2.
O sistema de tratamento de gases também trouxe novidades: é o Twin SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente ARLA 32, que passa a ter um filtro de particulado DPF para atender a lei Proconve P8. Trata-se de uma evolução do sistema SCR para a linha Super, que elimina a utilização do catalisador DOC, utilizado nos sistemas Euro 6 convencionais.
O engenheiro de Vendas de Soluções da Scania no Brasil, Adriano Brito, explicou mais sobre as novas fronteiras em eficiência energética da Scania. Confira:
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