Jornada Scania







[ Família Scania ] -- 01/04/2021

[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Fotos: Arquivo WLM Itaipu Norte, Arquivo MRN ]

Celebração em dose dupla

WLM Itaipu Norte chega aos 15 anos com muitos motivos para comemorar. Um deles é o relacionamento com a Mineração Rio do Norte, parceria que completa a mesma idade com bons resultados para contar.
Disponibilidade, substantivo feminino. No dicionário, significa aquele ou aquilo que é ou está disponível. Mas essa característica também é substantivo na relação de parceria da Mineração Rio do Norte (MRN) e da WLM Itaipu Norte, que está completando 15 anos em 2021
Quer seja no dia a dia dos negócios ou nos resultados, disponibilidade é mesmo a palavra de ordem deste relacionamento. Isso porque quando o assunto é transporte, a MRN viu aumentar a sua capacidade de carga transportada por caminhão juntamente com o aumento expressivo da disponibilidade física dos veículos Scania.
Para se ter uma ideia do que isso representa, em cinco anos a disponibilidade aumentou em 10 pontos percentuais, ou seja, os caminhões ficaram mais tempo disponíveis para as viagens necessárias dentro da operação da mineradora. Além disso, houve melhorias no tempo médio para reparo ou entre falhas e redução do custo com motoristas, já que a quantidade de carga transportada é maior que a dos demais veículos da frota.
“A WLM Itaipu Norte nos surpreendeu e não mediu esforços para nos atender. O ganho que tivemos em disponibilidade física não seria possível sem essa parceria! Sem contar que também fomos surpreendidos quando a marca disponibilizou treinamentos transparentes de reformas de subconjuntos, com todo o seu know-how. A concessionária está de parabéns! ”, orgulha-se Eder Luis, Gerente Operacional da MRN.
A WLM Itaipu Norte nos surpreendeu e não mediu esforços para nos atender. O ganho que tivemos em disponibilidade física não seria possível sem essa parceria!”
Eder Luis, Gerente Operacional da MRN
Parceiras de jornada
Para quem não sabe, a MRN é a maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima para a fabricação do alumínio. Desde 1979 a empresa opera em plena Amazônia, no oeste do estado do Pará, onde extrai, beneficia e comercializa o mineral.
É lá também, nesta mesma localidade, que está sua parceira de jornada, a WLM Itaipu Norte. A Casa Scania é responsável ainda por viabilizar o time de 12 profissionais que atuam dentro da operação da mineradora, em uma unidade exclusiva no distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná, no Pará, garantindo, assim, mais do que um atendimento de excelência, mas também a rotina administrativa, operacional e a logística da frota, composta atualmente por 95 caminhões Scania. Os mais recentes – seis unidades do Heavy Tipper 8x4 para semirreboque de 70 toneladas – ainda estão na fase de aplicação do implemento, em São Paulo, antes de seguirem para o Pará, onde irão operar.
“Gestão do subconjunto, previsibilidade, disponibilidade e confiabilidade são pontos essenciais para termos uma boa gestão em conjunto da nossa frota. Entregar a máquina é só o começo. Acompanhar é o diferencial”, destaca Roney Farias, engenheiro da MRN.
Artur Filho faz esse acompanhamento bem de perto, atuando na Manutenção junto à equipe WLM Itaipu Norte dentro da operação do cliente. “Temos dois grandes desafios: o de desenvolver a equipe e de melhorar cada vez mais a disponibilidade de peças para nossa operação não parar. A passagem de conhecimento entre a WLM e a MRN é a base para o nosso trabalho dar certo. Se antes levávamos de 15 a 30 dias para receber as peças, hoje esse tempo reduziu para 8 a 10 dias, o que já faz muita diferença no resultado final. E essas melhorias só foram possíveis graças à parceria e ao fato de a equipe WLM dentro da operação estar muito bem alinhada tanto com o cliente quanto com a concessionária”, ressalta.
O tempo de deslocamento é mesmo uma das peculiaridades da região. Como em algumas localidades só existe o transporte fluvial, as peças que saem do centro de produção da Scania em Vinhedo, em São Paulo, por exemplo, chegam até Belém, no Pará, e depois viajam de barco da capital paraense até a mina da MRN, onde precisa ser entregue.
“Esse é nosso maior desafio: além de ser uma operação confinada, lidamos com essa característica na logística. Por isso buscamos sempre soluções para suprir a necessidade desse cliente que está no centro de nossa estratégia”, comenta Glaycon Dias, Diretor das filiais da WLM Itaipu Norte nos estados do Pará e Amapá.
15 anos de história
Essa é uma das conquistas que Glaycon, que trabalha há 24 anos no Grupo WLM, celebra neste longo relacionamento com a MRN que, aliás, foi um dos primeiros clientes quando a WLM Itaipu Norte foi fundada.
É que a Casa Scania, assim como a parceria com a MRN, também completa 15 anos de trajetória. Fundada em 1º de abril de 2006, a concessionária faz parte do Grupo WLM, que conta com mais 17 unidades em cinco estados diferentes, sendo WLM Itaipu - Minas Gerais, WLM Equipo - Rio de Janeiro e WLM Quinta Roda - São Paulo.
“Quando a WLM adquiriu, em 2006, a concessão Pará e Amapá, implementamos a Itaipu Norte e trouxemos toda a cultura organizacional do grupo para a região. Ao longo do tempo, temos conseguido formar uma equipe formidável e conquistar cada vez mais a confiança dos clientes. Temos uma série de oportunidades de melhorias, mas temos a clareza, o reconhecimento da empresa e a marca WLM Scania, uma marca com credibilidade. Sabemos que quando o cliente pensa em soluções de transporte somos uma opção muito forte, por nosso portfólio e também pela nossa busca por um transporte mais sustentável”, pontua Glaycon, que está à frente da gestão da concessionária.
A parceria com a MRN é, certamente, um dos marcos importantes da história dessa debutante. Para Glaycon, isso se deve ao fato de as três empresas – WLM, MRN e Scania – partilharem dos mesmos valores. “Transparência, cumprimento dos compromissos firmados, cliente em primeiro lugar e a busca pela sustentabilidade nos negócios são alguns dos pilares que sustentam essa parceria. E são valores que as três marcas carregam em seu DNA”, destaca.
De mãos dadas
A aderência aos valores em comum, a confiança e o respeito mútuos proporcionaram, inclusive, a abertura de uma estrutura dedicada à MRN. Distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná, no Pará, é o ponto de apoio organizado pela WLM Itaipu Norte para atender a mineradora. “Por se tratar de uma operação confinada, nossa estrutura de Oriximiná só existe em função da MRN. Como sempre, juntos desenvolvemos soluções para apoiar o cliente em seus desafios. Em 2011, montamos esse ‘braço’ de nossa concessão, uma Casa Scania in company”, conta Glaycon.
E desafio foi o que não faltou nos últimos 15 anos e nem faltará nos próximos. Que venham muitos outros 15 anos e seus múltiplos, para que esta aliança se perpetue, sempre com as mãos dadas e os olhares voltados para um futuro de resultados ainda mais positivos.
Transparência, cumprimento dos compromissos firmados, cliente em primeiro lugar e a busca pela sustentabilidade nos negócios são alguns dos pilares que sustentam essa parceria. E são valores que as três marcas carregam em seu DNA.”
Glaycon Dias, Diretor das filiais da WLM Itaipu Norte nos estados do Pará e Amapá.

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333