Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 23/04/2020

[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Mente sã, corpo são

Com a crise do coronavírus, passa de tudo um pouco pela sua cabeça, desde questões financeiras ao medo pelos riscos do contágio. Veja como cuidar da sua saúde mental e manter o equilíbrio quando a ansiedade e a preocupação insistirem em chegar, quer você esteja na estrada ou em dias de confinamento em casa.
Um ano de calma. Era o que todo mundo esperava para 2020. 2019 trouxe consigo tantos desafios que certamente mais paz e mais calma foi o que você desejou na passagem de 31 de dezembro. E começamos bem, até que surgiram as primeiras notícias de mortes pelo novo coronavírus. Ele não fez nem cerimônia. Ao contrário, fez questão de, rapidamente, ganhar espaço em quase todos os países do mundo, e quando assustamos, lá estava decretada a pandemia.
Há tempos o globo não vive uma transformação tão intensa como esta, trazida por uma doença. Passamos a viver enclausurados, trancados em nossas casas, para cuidar de nós e dos nossos. Se antes nos isolávamos pelo uso sem bom senso da tecnologia, hoje trocamos esse comportamento pelo uso desenfreado da mesma tecnologia na tentativa de minimizar o impacto do isolamento que nos foi ditado pelo alto poder desse inimigo, invisível aos olhos e desolador das emoções.
Hoje queremos presença, mesmo à distância. Mas vínhamos mantendo a distância, mesmo na presença. Se é verdade que em tudo podemos enxergar o lado positivo, talvez aí esteja o grande aprendizado deste momento: você também precisa se transformar. E é em meio ao caos que essa transformação acontece, pode acreditar. Já dizia o ditado: “mar calmo não faz bom marinheiro”. Mas como aprender a pilotar esse barco se há uma atmosfera de tanto medo? Como dominar o “timão” se tanta preocupação com o mundo lá fora e com o que vai acontecer com a gente amanhã preenche sua mente neste momento? O que fazer para driblar a ansiedade e não “surtar” diante de um cenário tão incerto?
Não existe uma fórmula mágica. Mas existe você e a sua decisão. Existe a forma como você escolhe reagir e agir frente aos acontecimentos. E, é claro, as dicas valiosas dos especialistas da saúde e da psicologia, que vão desde praticar atividade física em casa, meditar, se alimentar bem, criar uma rotina no dia a dia, manter o contato, via internet, com a família e os amigos a selecionar as notícias que você vai ler durante o dia. “O uso consciente das informações é muito importante. É você quem seleciona a qualidade e a quantidade de informação que consome. Isso é tão importante quanto a alimentação consciente, por exemplo. Escolhemos os alimentos para ter uma vida saudável. Escolha, então, os seus pensamentos. Pensamento gera emoção e sentimento. Ao mesmo tempo que isso altera a química do seu organismo, você está preparando o corpo para a ação. Somos seres integrais. E você tem poder de escolha. Podemos decidir pensar no positivo ou ruminar no negativo”, destaca a Professora Doutora em Psicologia da Saúde, Káthia Regina Ferreira.
Káthia, que também tem especializações nas áreas de Neurociência Cognitiva, Neurociência Comportamental, Física Quântica e Saúde, Psicologia Psicossomática e Terapia Sistêmica, ainda completa: “Estamos vivendo um cenário de dúvidas, incertezas. Diante de tantas notícias, a gente acaba saindo do nosso eixo. Todos nós já temos os nossos problemas pessoais e agora cai nas nossas cabeças questões como o isolamento físico, que é diferente do social. Isolamento físico é manter o distanciamento. Mas, mesmo distante, a gente pode estar muito perto. E nutrir sentimentos como amor, compaixão, gratidão.”
Vale o mesmo para quem está na estrada. Até porque, muitas vezes, é na boleia do caminhão que surgem pensamentos e preocupações com a família em quarentena, com a volta pra casa que se transformou em um protocolo, com as finanças e com a própria saúde do corpo e da mente. Foi pensando em tudo isso que a Scania convidou o seu próprio médico psiquiatra, Dr. Felipe Gil, para um bate-papo cheio de informações e dicas de como lidar da melhor forma com o período que estamos vivendo. Confira:

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333