Jornada Scania







[ Soluções de Transporte ] -- 17/12/2020

[ Texto: Simone Leticia Vieira ]

O maior valor de revenda é nosso!

Quem compra Scania sabe, na prática: é o caminhão com maior valor de revenda do mercado. Mais especificamente, o R 440 6x4. O modelo acaba de ser reconhecido nessa categoria do Prêmio Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais 2020 da Autoinforme.
Ele nasceu em 2012, mais precisamente em janeiro desse ano. Bastou chegar para revolucionar o meio em que foi chamado a viver. Com sua postura robusta, estava sempre disponível para fazer mais com menos. Se tornou referência entre os mais pesados e com apenas dois anos de existência liderou o topo do pódio de toda a indústria, passando à frente inclusive dos mais velhos da turma.
Também, pudera, 440cv de potência e torque de 2.300 Nm já a 1.000 rpm, características que por si só garantem uma economia de consumo de combustível superior em relação aos concorrentes. Por dentro e por fora, fez sucesso por onde passou. Em 2018 se aposentou, mas isso não quer dizer que ele abandonou as estradas. Pelo contrário: ele brilhou e continua brilhando muito por onde quer que passe.
Já sabe que estamos falando do Scania R 440 6x4, não é mesmo? E o sucesso desse modelo é tamanho que ser o caminhão mais querido do Brasil é pouco perto do que ele realmente pode proporcionar. Tanto por isso acaba de ser reconhecido, na categoria Caminhões Pesados, como o caminhão com maior valor de revenda pelo Prêmio Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais 2020 da Autoinforme.
A premiação, que já está em sua sexta edição, avalia quanto os veículos zero quilômetros custam e quanto passam a custar após três anos de uso, período de tempo em que geralmente acontecem as renovações de frota. Essa comparação forma o índice de depreciação, que também leva em conta outros aspectos, desde o tamanho do veículo, seja um carro ou caminhão, à rede de concessionárias e ao trabalho de pós-vendas da marca, para citar alguns.
O índice de depreciação do R 440 ficou em 16% em três anos de uso, número abaixo do registrado inclusive para outras categorias de caminhões mais leves. Mais uma prova de que este peso-pesado da Scania é absoluto nas estradas, independente da missão que ele assuma. O modelo é indicado para aplicações de longas distâncias com diversos implementos como baú, sider, contêiner, frigorífico, tanque e também para transportar cargas em geral e de volume, produtos manufaturados e outros produtos não-perecíveis.
“O R 440 nasceu junto com a necessidade de atender o Conama P7, conhecido como Euro 5, e de 2012 pra cá ele colecionou grandes números do mercado de transporte pesado. Em 2013 já foi o mais vendido da indústria de todo o setor e dali em diante ele chegou a ser quatro vezes o caminhão pesado mais emplacado do Brasil, sendo por três vezes o maior veículo da indústria. Esse reconhecimendo vem por uma combinação da cabine R com um motor de 13 litros nos 440 cavalos com alto torque entregando para o mercado uma versatilidade gigantesca e uma capacidade de atender praticamente todos os setores de transporte. Não tinha desafio que ele não encarasse. Esse prêmio é fundamental para o momento da aquisição: consumo de combustível, seguridade e conforto do motorista, e lógico, o retorno do investimento para o investidor alguns anos depois, para que ele tenha a garantia de que ele consegue fechar o TCO dele”, explica Wagner Tillmann, Gerente de Vendas de Soluções da Scania Brasil.
E é claro que o pesado mais valorizado do mercado também deixa heranças e um possível sucessor. Um não, dois: hoje, o sucesso do R 440 vem sendo dividido pelos substitutos R 450 e R 540 da Nova Geração de caminhões Scania, que estão se tornando cada vez mais reconhecidos pela rentabilidade, economia, disponibilidade e justamente alto valor de revenda.

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