Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 16/04/2021

[ Texto: Simone Leticia Vieira ]

10 dicas para cuidar da sua saúde mental

Em tempos de pandemia, é preciso zelar pela saúde do corpo e da mente. Veja as dicas da equipe de saúde da Scania e saiba como melhorar o seu bem-estar mesmo diante do cenário que estamos vivendo.
Estamos vivendo um recomeço diário, com o trabalho e com a rotina - ou a falta dela. A rotina é importante para se manter em um eixo.”
Joice Alice de Campos, psicóloga da Scania
Você tem se sentido mais ansioso (a) ou irritado (a)? Está mais difícil manter a concentração? Tem percebido que com a pandemia de Covid-19 esses sentimentos se intensificaram, mas você não sabe mais o que fazer para diminuir a sensação de cansaço? Então este texto é pra você!
Estamos todos mais melancólicos, preocupados e ansiosos. Quem está na estrada, vive o medo de se contaminar por estar mais exposto e também o receio de levar a doença para a família ao voltar para casa. Quem está trabalhando de casa, no famoso home office, passa os dias no automático, trabalha até mais tarde e vive conectado, seja em reuniões e eventos online ou mesmo para os encontros virtuais com os amigos. Nos dois casos, o que antes era um lugar de sossego e descanso – o nosso lar - se transformou em escritório, sala de aula, escola, creche e academia, tudo junto e misturado.
Pensando nisso, a Revista Jornada foi buscar a opinião de dois especialistas em saúde mental para trazer dicas práticas sobre o que fazer neste momento para driblar esses sentimentos tão prejudiciais física e emocionalmente. Ouvimos o médico psiquiatra da Scania, Felipe Gil, e a psicóloga da empresa, Joice Alice de Campos, e ambos foram categóricos: para começar, é preciso criar uma rotina.
“Estudos preliminares avaliam a saúde mental nesta fase de nossas vidas e já concluem que os episódios de transtorno depressivo e ansiedade aumentaram em 30%. O Brasil é o país com o maior diagnóstico do mundo em ansiedade e a pandemia está fazendo com que isso aumente ainda mais. Sem horário para dormir, por exemplo, o seu sono fica bagunçado. Se você não dorme bem, pode ter alterações no apetite, para mais ou para menos. É um ciclo. Por isso é importante estabelecer uma rotina, com horários de alimentação, trabalho, sono, de estar com a família e os filhos”, destaca Felipe.
“Estamos vivendo um recomeço diário, com o trabalho e com a rotina - ou a falta dela. A rotina é importante para se manter em um eixo”, completa Joice. Confira, então, as dicas dos especialistas e recomece o seu ciclo. Cuide de sua saúde mental!
É importante estabelecer uma rotina, com horários de alimentação, trabalho, sono, de estar com a família e os filhos.”
Felipe Gil, psiquiatra da Scania

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333