Jornada Scania







[ Acontece na Scania ] -- 30/03/2020

[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Fotos: Scania ]

Solidariedade em ação

Cavalinho faz parceria para transportar, sem custo, álcool que será doado
a hospitais e postos de saúde do Rio Grande do Sul.
O distanciamento físico continua, em virtude da prevenção ao coronavírus. Mas a união prevalece, quando o objetivo é fazer o bem. Pelo menos foi assim para a Cavalinho que, em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), fará o transporte de álcool líquido 70%, sem custos, do interior de São Paulo para a cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.
O produto, utilizado na fabricação de álcool gel, item essencial para a correta higienização e prevenção ao vírus, será envasado pela empresa Camera Agroindustrial para ser doado ao sistema público de saúde da região.
“O setor de transportes tem sido fundamental nesse episódio do coronavírus, tem sido talvez o único instrumento que possibilita deixar a população em casa em condições de sobrevivência ao levar alimentos, remédios e outros itens. O setor é vital em um momento tão crítico. Entendemos que todos temos que nos ajudar, seja na prevenção ou na execução de tarefas que alguns podem fazer e outros não, como o caso do transporte do álcool como matéria-prima”, afirma Paulo Ossani, Diretor-Presidente da Cavalinho.
Serão 41 mil litros de álcool transportados a bordo de um R 450 da Cavalinho, que será conduzido por Gelson Christi, motorista da empresa há mais de 10 anos. “É muito bom saber que ainda existem empresas que estão dispostas a ajudar a sociedade em um momento tão difícil que o mundo está enfrentando. O sentimento é de gratidão e satisfação em poder contribuir juntamente com a Cavalinho nessa atitude tão solidária. Sinto que estou fazendo ainda mais a minha parte como caminhoneiro, pois são em momentos como esse que podemos perceber a importância da nossa profissão”, conta Christi.
A iniciativa teve início em 26 de março e será mantida por um período ainda indeterminado, pois irá acompanhar a necessidade do Brasil de acordo com a evolução dos casos de infectados pelo vírus. Importante ressaltar que, segundo informações da UNICA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, no dia 19 de março, a produção, doação e transporte do álcool hidratado 70º INPM, o álcool a 70%, como forma de contribuir com o abastecimento das unidades de saúde do Brasil para conter a disseminação do vírus no País*.
“Estamos fazendo uma viagem, por enquanto, mas não será a única. Nas próximas semanas, teremos novamente essa operação e vamos fazer quantas vezes for necessário até suprir a necessidade de fornecimento desse produto que está faltando em todo o Brasil”, destaca Ossani.
Dentro de casa
A parceria faz parte de um conjunto de boas práticas adotadas pela empresa. Além de se unir a outras instituições para ajudar quem precisa do lado de fora de casa, a Cavalinho também intensificou os cuidados com seus colaboradores e colocou em prática uma série de ações internas para combate à disseminação do coronavírus. “Como a maioria das empresas, tomamos medidas internas e intensificamos os cuidados, especialmente com os motoristas. Colocamos equipes administrativas em home office, determinamos férias para os profissionais de maior risco, acima de 63 anos, e reforçamos o trabalho de conscientização com os motoristas para o uso do álcool em gel na higienização da cabine, que é o seu ambiente de trabalho”, comenta Ossani.
A empresa iniciou ainda campanhas internas em todos os setores e levou atividades educativas sobre a COVID-19 para os Diálogos Diários de Segurança (DDS) realizados em todas as suas filiais. Outras ações também foram tomadas como a distribuição de kits contendo álcool gel para todos os colaboradores, especialmente os motoristas, e a entrega de máscaras e luvas para aqueles que precisam ter mais contato com outras pessoas, como os profissionais de limpeza e manutenção.
Eliardo Locatelli viu tudo isso bem de perto. Ele é coordenador da área de pneus da Cavalinho e acrescenta que, além do cuidado com o colaborador, a empresa também tem uma preocupação com a descontaminação do veículo: “Depois do volante, o pneu é a parte que o motorista mais toca durante uma viagem. Por isso a importância do álcool gel nas estradas. E aqui na empresa, quando o veículo chega, ele passa pelo procedimento de lavagem, depois segue para a descontaminação, vai para a vaporização e secagem e depois de um checklist completo, chega para nós na manutenção ou na borracharia. Esse processo já acontecia antes dessa crise, mas agora os cuidados estão sendo redobrados. A Cavalinho é muito engajada em preservar o colaborador”, conclui.
*Fonte: https://unica.com.br/noticias/anvisa-autoriza-producao-de-alcool-70/

Envie seu comentário para ser publicado


Leia também:


A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333