Coletando a todo gás
Mais um passo para a sustentabilidade da cadeia logística: o P 280 4x2 da TB Green é o primeiro caminhão movido a gás comercializado pela Scania a atuar na coleta de lixo no Brasil.
[ Texto: 528 - Comunicação com Propósito / Foto: Scania ]
Engano seu se achou que a mineração seria o único segmento além do rodoviário a ver sua logística se transformar com o novo caminhão a gás da Scania. Outros setores de aplicações especiais também já começam a receber a tecnologia da marca em busca de operações cada vez mais limpas. Desta vez, é na coleta de lixo que o modelo vai atuar.
A parceria é com a TB Green, uma das quatro unidades de negócio do Grupo TB, cliente do Consórcio Scania de longa data. A empresa vai implementar o primeiro caminhão de coleta de resíduos movido a gás do Brasil, que poderá ser abastecido com biometano produzido a partir do lixo.
Para a Scania, trata-se de mais um marco na jornada pela sustentabilidade no transporte e pela descarbonização do setor. “A alternativa é altamente competitiva para o Brasil. A Scania tem por meta liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável. Apoiamos os clientes com soluções rentáveis que reduzem as emissões e contribuem com a sustentabilidade nos âmbitos econômico, ambiental e social. A pandemia acelerou a busca por sustentabilidade no transporte numa chamada recuperação verde. Neste sentido, o caminhão movido a biometano utiliza este combustível 100% renovável. A cadeia potencial do biometano gera uma mudança da matriz energética do país e deverá ser uma grande fonte de geração de emprego”, diz Roberto Barral, Vice-Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
“A Scania lançou um caminhão a gás com a mesma produtividade – mesmo nível de torque – que os movidos a diesel, essencial na coleta de resíduos, que demanda, na maioria das vezes, diversas partidas rápidas em trajetos reduzidos. O caminhão também não emite materiais particulados, com impacto na saúde pública. Atualmente, não há uma solução única de mercado que alie eficiência e sustentabilidade. Há soluções distintas para cada bolso, vocação e condição de implementação. A Scania trabalha com diversas soluções e sabe ouvir o cliente”, complementa Carlos Augusto Serra Roma, Diretor da TB Green.
Dose dupla
Além de ser pioneiro neste segmento, o novo P 280 4x2 da TB Green é também o primeiro caminhão a gás adquirido via Consórcio Scania, mais um motivo de orgulho e celebração para a marca.
“Nossa carta de crédito e nossas soluções financeiras independem do tipo de motorização ou combustível. Para o cliente, esta é uma oportunidade de começar a trabalhar em um nicho específico e com grande diferencial, afinal o caminhão é também mais silencioso que um modelo a diesel, o que é outro grande ganho nas cidades. Para a Scania, é avançar na jornada de transformação do transporte e mostrar para outras empresas e órgãos governamentais que o caminhão a gás é viável e pode ser utilizado também na prestação de serviços para a população. Por isso estamos comemorando muito essa decisão e parceria”, pontua Rodrigo Clemente, Diretor Comercial do Consórcio Scania.
E vem mais por aí
De acordo com Fabrício Vieira de Paula, Gerente de Vendas de Soluções para Mineração da Scania no Brasil, todos os segmentos vocacionais, ou seja, os fora de estrada, têm procurado a Scania interessados em conhecer a solução de transporte mais sustentável do mercado. “Já temos caminhões rodando em usinas de cana no Brasil há mais de um ano, testes já foram iniciados em operações florestais, como indústrias de papel e celulose, por exemplo, chegamos na mineração e agora na coleta de lixo. Estamos também em conversas avançadas para que o nosso veículo a gás
comece a operar nos segmentos da construção e de aplicações especiais, como bombeiros. Esse combustível alternativo veio para ficar e somos pioneiros ao oferecer essa solução para o segmento Off Road, unindo a prática de um transporte mais limpo à rentabilidade, disponibilidade, produtividade e ganhos ambientais”, conclui o executivo.
Ficou curioso para saber como e onde vai acontecer esta operação?
Continue acompanhando a Revista Jornada Scania: em breve, mais detalhes sobre esta novidade