“A conexão das pessoas e das coisas no transporte de cargas” foi o tema do evento realizado pelo Sindicamp, que reuniu profissionais renomados do setor de transportes."
Responda rápido e com sinceridade: você consegue passar um dia sem usar o seu celular ou sem pesquisar algo na internet? É bem provável que a sua resposta, assim como a da maioria das pessoas que estiverem lendo essa reportagem, será não. Estamos todos conectados, uns com os outros e todos com o mundo virtual. Especialmente em tempos de trabalho remoto e distanciamento social, é ela, a tecnologia, que nos mantém atualizados e nos permite ter acesso a informações valiosas para nossa evolução, quer seja como profissionais ou cidadãos. Para se ter uma ideia, 71% da população brasileira já está conectada à internet e esse número supera a média global de 59%, de acordo com as pesquisas recentes da We Are Social.
No transporte de cargas, a situação não é diferente. Somente no Brasil, a Scania contabiliza 42 mil veículos conectados, dos quais cerca de 40 mil são caminhões. “Esse número é crescente e mostra que o transportador já embarcou nessa jornada conosco. Isso é matéria-prima para pavimentar um futuro fantástico em soluções e a Scania vem trabalhando nesse caminho de transformar dados em informação relevante para ajudar o cliente na resolução de problemas e na tomada e decisão. Isso impacta também no custo menor da operação, na redução dos gastos com manutenção e nos custos gerais do transporte. É muito interessante ver crescer essa maturidade no mercado brasileiro”, comenta Alex Barucco, Gerente de Serviços Conectados da Scania no Brasil.
Do outro lado está o motorista. Além de conectado, ele também precisou se transformar para acompanhar a evolução do transporte e saber operar toda a tecnologia embarcada nos veículos. E esse trabalho junto a quem comanda as estradas é contínuo. “Queremos transformar o motorista em um profissional cada vez melhor, mostrando de forma clara e simples que ele tem potencial e pode melhorar sua condução. Para isso, a Scania desenvolveu uma solução global, um aplicativo onde ele observa sua própria performance e quais são as oportunidades de melhoria. Os demais parâmetros acompanham: redução no consumo de combustível, menos desgaste de pneus e do veículo em si, diminuição dos custos, mais disponibilidade do veículo. É a conectividade a serviço do cliente e do motorista”, destaca Barucco.
Essas foram algumas das informações trazidas por Alex Barucco durante o evento “A conexão das pessoas e das coisas no transporte de cargas”, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Campinas e Região – Sindicamp. Ao lado do executivo da Scania, estavam outros nomes do setor de transportes que também atuam com tecnologia e conectividade. A iniciativa, que contou com apoio da WLM Quinta Roda, faz parte do Programa Inovação Estratégica e Gestão Empresarial da entidade.
Veja aqui o encontro na íntegra:
Queremos transformar o motorista em um profissional cada vez melhor, mostrando de forma clara e simples que ele tem potencial e pode melhorar sua condução.”
Alex Barucco, Gerente de Serviços Conectados da Scania no Brasil.
Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro
Lamentamos! Houve um erro no envio de sua mensagem.