Marcelo Montanha assume a diretoria de Serviços da Scania
Executivo estava comandando a mesma área no México; maior objetivo será a inclusão natural dos serviços como parte essencial numa solução de transporte rentável
A Scania anuncia a chegada de Marcelo Montanha como novo diretor de Serviços para o mercado Brasil, o maior em volumes de peças vendidas dentre todos os países de atuação da marca. Montanha substitui Fábio Souza, que assumiu a diretoria-geral da Scania África do Sul.
Marcelo Montanha ingressou na Scania em novembro de 1999 na área de Engenharia. Em 2008, foi promovido a gerente de vendas de ônibus na Scania na America Latina. Em janeiro de 2015, se tornou gerente de projetos para o desenvolvimento de produtos na região. Em dezembro de 2015, foi convidado para assumir a direção de Serviços da Scania no México. No período de quatro anos desenvolveu ainda mais a rede, especialmente nos Serviços Dedicados (estruturas de atendimento dentro das instalações dos clientes). Mas o maior desafio ainda estava por vir quando foi promovido a diretor de Serviços do Brasil, em dezembro de 2019.
“A operação comercial da Scania no Brasil é das mais importantes para a empresa globalmente. Me sinto muito feliz em regressar ao país à frente da competente equipe de serviços. Trata-se de uma excelente oportunidade de seguir desenvolvendo nossas soluções de maneira muito mais próxima de nossos clientes”, afirma Marcelo Montanha, novo diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Com o apoio e determinação da nossa ativa rede de concessionárias, vamos reforçar ainda mais a vocação de atender bem o cliente. Para isso, continuaremos investindo em soluções de serviços inovadoras e que se apoiam em digitalização para promover sustentabilidade, aumentar disponibilidade, baixar os custos de manutenção e melhorar a eficiência energética dos veículos.”
Para 2020, as projeções gerais de Montanha são favoráveis. “Pretendemos aumentar as vendas acompanhando uma evolução importante de crescimento e utilização da frota rodante, mas também expandindo nossa presença nos programas de manutenção e numa maior atração a clientes de frotas de maior idade. Tudo, sempre, com enfoque na rentabilidade de nossos clientes.”
Montanha também enumera objetivos na expansão da rede de concessionárias – em 2020 serão 10 novos pontos –, na continuidade da certificação das Casas Scania, no aumento da venda de programas de manutenção com os veículos novos e incrementando em 50% (chegar a 45 mil) o número de veículos Scania conectados.
Formado em engenharia mecânica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em 1989, Marcelo Montanha de Oliveira tem 52 anos, é natural de Botucatu (SP), casado e pai de um casal de filhos.