Scania vende primeiro ônibus com avançado sistema de segurança
para evitar acidentes
Nena Viagens, de Franca (SP), entra para a
história da marca no Brasil.
Empresa utilizará o modelo para fretamento de turismo
A Scania realizou a venda no Brasil do seu primeiro ônibus equipado com o sistema de segurança
ADAS. A Nena Viagens, de
Franca (SP), foi a compradora e a Casa Scania Escandinavia, de Ribeirão Preto (SP), a
responsável pelo negócio. O
modelo escolhido foi um K 400 6x2, que fará fretamento de turismo pelo estado de São Paulo e,
oportunamente, pelo
território nacional
O sistema de auxílio ao motorista, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), faz parte do
pacote de segurança
opcional da Scania e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir
acidentes de trânsito
"Lançamos de forma pioneira o ADAS em 2016 no mercado brasileiro. A Scania é incansável em
disponibilizar ferramentas
que aumentem a segurança dos seus ônibus", afirma Alan Frizeiro, Gerente de Vendas de Ônibus da
Scania no Brasil. "A
Nena Viagens está de parabéns por pensar, ainda mais, no seu passageiro. Temos certeza que os
resultados positivos
desta primeira unidade surpreenderão a empresa e se multiplicarão para o restante da frota."
"Essa venda mostra que proporcionamos ao nosso cliente as mais modernas tecnologias embarcadas
de segurança. Para ele,
representa mais valor para o seu negócio. Nossa equipe está muito feliz por ter sido a primeira
a vender um ônibus com
o ADAS", diz Fernando Cantador, Diretor de Veículos Novos da Casa Scania Escandinavia de
Ribeirão Preto. "A Nena
Viagens é um dos grandes influenciadores do segmento de ônibus rodoviário da região, e temos um
relacionamento que ao
longo do tempo vem se fortalecendo."
De acordo com Cantador, esta primeira venda vai estimular outras oportunidades. "Temos uma
perspectiva de crescimento
das vendas de ônibus em 2018 para nossa região devido a renovação e ampliação de frotas. E,
neste sentido, as novas
tecnologias que a Scania disponibiliza serão protagonistas, entre elas o ADAS. Estamos no
caminho certo."
Tradicional cliente Scania
A frota da Nena Viagens perfila nove ônibus, sendo 100% Scania. A história de parceria, com o
apoio irrestrito da
Escandinavia, é de longo tempo. Quem conta é Fabiano Herker de Sousa, sócio-proprietário da Nena
Viagens. "Atuamos em
todo o território nacional, temos uma marca de mais de 40 anos de experiência no mercado e por
isto precisamos de um
ônibus robusto, econômico e confiável. Encontramos na Scania tudo o que precisamos", diz Sousa.
"Nosso passageiro está sempre em primeiro lugar e, pensando desta forma, investimos nesta
tecnologia para aumentar a
segurança e o conforto. O ADAS nos possibilita prevenir acidentes e evitar os problemas
decorrentes", explica. Os
benefícios para o negócio também são relevantes. "Para a Nena, agrega maior credibilidade dos
usuários e eles passam a
ver nossa operação com ainda mais confiança. Além de ser um diferencial para o fretamento do
veículo, aumentando o
valor contratado."
"Estamos muito honrados por termos o primeiro ônibus Scania equipado com o ADAS no Brasil e
entrar para a seleta
história da empresa. Também nos sentimos felizes pela Scania disponibilizar esta tecnologia no
mercado, pois já o
conhecíamos da Europa. Isso nos trouxe grande interesse a partir do momento em que soubemos da
homologação nacional",
conclui Sousa.
Tecnologia para máxima segurança
O sistema ADAS utiliza câmera e um radar, instalados no para-brisa e no para-choque,
respectivamente. Ele é dividido em
três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da
câmera e vai medindo a
distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar
acidentes. Para isso, utiliza os
freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania
Opticruise, e diminui,
assim, efetivamente o risco de colisões frontais
O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da
pista e avisa o motorista
quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que
compõe o ADAS é o ACC
(controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância
constante em relação ao
veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.