O Engenheiro de Produto da Scania, Alexandre Carvalho, explica mais detalhes sobre o novo caminhão movido a gás natural veicular (GNV), lançamento da marca na Fenatran 2019.
Ainda tem dúvidas sobre as particularidades do novo caminhão a gás da Scania? Então, essa matéria é para você. Para explicar os detalhes do caminhão, conversamos com Alexandre Carvalho, Engenheiro de Produto da Scania no Brasil, sobre os mitos e verdades que envolvem o novo modelo que a Scania trouxe para o mercado brasileiro. Confira:
Como ele é abastecido?
Esse caminhão é 100% dedicado. O que quero dizer é que ele vai funcionar somente com combustível a gás.
E a autonomia?
A autonomia desses caminhões é suficiente para atender centros urbanos, curtas e médias distâncias, com raio de até 500 km.
Quais os benefícios para o cliente?
São inúmeros os ganhos econômicos obtidos pela escolha do gás natural como combustível. Mas a principal vantagem é a preservação do meio ambiente. O gás natural se dissipa facilmente na atmosfera em caso de vazamento por ser mais leve que o ar.
E o motor?
Como o gás é seco, ele não provoca resíduos de carbono no motor, nas partes internas, e seus componentes foram fabricados e projetados para esse combustível para maior durabilidade do veículo.
Quais as diferenças do caminhão a gás para um modelo movido a diesel?
O caminhão, o torque e a potência são similares ao diesel. Ele é estequiométrico, com injeção indireta e sensores lambdas em algumas partes do motor. Vale ressaltar que seu ponto de ignição é muito elevado, sendo de duas a três vezes mais alta que outros combustíveis líquidos.
O modelo é seguro?
O gás natural e a sua segurança podem ser comprometidos apenas se o processo relacionado a seus componentes não seguirem as normas exigentes no Brasil. E sabemos que o gás natural é muito mais difícil de ser adulterado do que outros combustíveis líquidos.
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