Cervejaria Ambev e Scania anunciam parceria em demonstração dos primeiros
caminhões 100% movidos a gás liquefeito no Brasil
Objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais
sustentável; modelos pioneiros farão rotas pelo interior de São Paulo por um período de dois anos.
Por um transporte de cargas mais sustentável, a Cervejaria Ambev e Scania iniciam uma parceria inédita
no Brasil, com dois caminhões movidos 100% a gás natural liquefeito (GNL). A redução de emissões de CO2
pode chegar a até 15% em comparação a similares a diesel. As rotas serão pelo interior de São Paulo, num
período combinado de dois anos. A ação terá apoio da Transportadora Translecchi e das concessionárias
Scania Quinta Roda e Codema.
“As empresas que fazem parte da cadeia do transporte rodoviário de cargas, sejam transportadoras ou
embarcadores – que precisam de um parceiro logístico para transferir suas cargas –, caso da Cervejaria
Ambev, estão começando a buscar soluções diferenciadas de sustentabilidade. Com esta decisão tomada
estão precisando de parceiros que estejam nesta mesma jornada. Por isso, Scania e Ambev estão
construindo uma união com próposito ‘Aqui e Agora’, ou seja uma solução economicamente viável para o
mercado brasileiro”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Não é só pensar
sustentável, é agir. Ter um produto que também ofereça rentabilidade e economia operacional. O caminhão
a gás está neste caminho, pois estamos abrindo as pré-intenções de compra nesta Fenatran com entregas a
partir de abril de 2020.”
A iniciativa faz parte do compromisso assumido publicamente pela Scania em apoiar seus clientes com
soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e
sociais.
Na Cervejaria Ambev, temos uma meta de reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de
valor, até 2025. Isso nos mobiliza a sempre expandir nossas parcerias, buscando empresas que
compartilhem nosso objetivo de encontrar as melhores soluções tanto para o nosso negócio, como para o
meio ambiente” explica Bernardo Adão, gerente de sustentabilidade e logística da Cervejaria Ambev. “A
parceria com a Scania é mais um pilar em nossa ampla e diversa plataforma de sustentabilidade.”, conclui
o executivo.
A ação terá dois caminhões R 410 6x2, da recém-lançada Nova Geração da marca, com implemento sider, o
ideal para transportar bebidas, sob o comando logístico da Transportadora Translecchi. Um deles começou
a rodar no início de outubro em uma pré-demonstração com carga genérica, mas simulando a operação real
da Cervejaria Ambev. Dessa forma, ele já levantou dados via conectividade dos trajetos e antecipou
possíveis ajustes no sistema de gás e operacionais comuns neste tipo de pré-demonstração.
O segundo caminhão está exposto nesta Fenatran 2019 – 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário
de Cargas–, que será realizado de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo. Após a exposição,
ele seguirá para a demonstração. A previsão da Scania é que os dois estejam inseridos na operação real
da Cervejaria Ambev até o fim de outubro.
A demonstração terá como referência a cervejaria da Ambev em Jaguariúna. De lá, os caminhões partirão em
rotas de, no máximo, 800 km, com possibilidade de vir para a capital paulista também. Será transportada
uma diversidade de produtos da cervejaria, para abastecer os Centros de Distribuição da Ambev ou outros
pontos de atendimento. O ponto de maior pico será no Verão, quando a demanda pelos produtos da
cervejaria cresce. Neste momento, os dois Scania R 410 irão rodar em regime de 24 horas por dia, nos
sete dias da semana. A previsão é de uma rodagem entre 15 a 20 mil km por mês, em média no total.
A compra do gás liquefeito será feita pela Cervejaria Ambev, em parceira com a Gás Local. A base de
abastecimento será na estrutura da Gás Local em Paulínia (SP).
Esses inéditos caminhões pesados Scania, movidos a gás natural liquefeito (GNL), têm 410 cavalos de
potência e são vocacionados para médias e longas distâncias. As configurações de tração 6x2 são as
ideiais para atuar no transporte de bebidas via sider. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos
automóveis) e 100% a gás (natural ou liquefeito – só diferentes um na forma gasosa e outro na líquida) e
biometano, ou mistura de ambos. “Não é conversão. Eles têm garantia de fábrica e tecnologia confiável.
Têm desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos”,
conta Munhoz.
São dois tanques que garantem uma autonomia entre 1.100 a 1.200 km. Na segurança, os tanques são
equipados com válvulas que possuem sensores funcionando em alerta a todo momento. Por exemplo, assim que
percebem uma variação de temperatura, queda de pressão ou de um estouro de pneu, as válvulas recebem a
informação e atuam para evitar qualquer tipo de acidente. Tudo é informado no painel para o motorista. A
diferença para o abastecimento de gás comprimido e liquefeito está no tipo de tanque utilizado. O gás
liquefeito possui um modelo criogênico, que mantém o combustível líquido e em baixa temperatura. Ele
funciona como uma garrafa-térmica, por exemplo, para manter tudo funcionando dentro do recomendado para
que não haja perda do combustível.
A demonstração está sendo monitorada pelos Serviços Conectados Scania. Um módulo instalado no caminhão
envia todas as informações das viagens, em um acompanhamento detalhado da operação e individualmente por
motorista, por meio do Pacote Desempenho, o mais completo oferecido pela Scania. A Transportadora
Translecchi pode analisar itens como consumo de combustível, condução mais eficiente e segura e de
controlar o desgaste desnecessário dos pneus. Além disso, o recém-lançado Programa de Manutenção Scania
Premium Flexível vai garantir mais disponibilidade e eficiência, com uma redução de custos de até 25%.