Na vida e na estrada é preciso fazer escolhas. Nas duas, a escolha da Itaobi Transportes é cuidar dos motoristas e de suas famílias. Entenda como e por quê.
Os meses de junho e julho são especiais para o setor de transportes. Em junho, no dia 30, é comemorado o Dia do Caminhoneiro na cidade de São Paulo. Já 25 de julho celebra o Dia do Motorista. Mas, para a Itaobi Transportes todo dia é dia de pensar e de cuidar de quem está nas estradas. O exemplo mais recente da empresa veio durante a pandemia, antes mesmo de as datas comemorativas se aproximarem.
Foi em maio que a Itaobi lançou o projeto “A Estrada Entre Nós”. “O nosso intuito foi diminuir o distanciamento entre o caminhoneiro e a esposa, bem como falar de temas voltados ao relacionamento conjugal e enfrentamento de crises familiares diante do cenário atual que estamos vivendo. Assim nasceu a ‘Live do Caminhoneiro’”, explica Guilherme Reis, Diretor Comercial e de Operações da Itaobi Transportes.
A live foi transmitida ao vivo pelo Facebook, plataforma digital que atualmente mais possui a participação dos caminhoneiros, de acordo com estudos feitos pela equipe responsável pelo projeto. Foi esse mesmo time que criou o cenário da transmissão: um verdadeiro estúdio de TV, montado no Centro Administrativo da empresa. Na ocasião, Narayma Saquy, Coordenadora de Marketing da Itaobi, e Guilherme Reis interagiam ao vivo com profissionais convidados, que estavam nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
A ação marcou ainda o início da jornada da Itaobi nas redes sociais. A estreia foi um sucesso: além de começar com o “pé direito” no ambiente digital, a empresa ainda cumpriu seu objetivo com o projeto e beneficiou milhares de motoristas e seus familiares, que também participaram da live.
Os caminhoneiros da casa, é claro, não ficaram de fora: na unidade da Itaobi em Araguari, interior de Minas Gerais, uma TV foi ligada no pátio de descanso dos motoristas para que eles pudessem acompanhar o evento. O mesmo aconteceu com os colaboradores da filial de Cubatão, em São Paulo, que tiveram uma estrutura disponível na área de convivência.
Boas práticas
A iniciativa faz parte do programa Itaobi Cuida, que reúne uma série de projetos de sustentabilidade e responsabilidade social com a missão de transformar, de forma prática e positiva, a vida de quem é diretamente impactado pelas operações da transportadora. Tanto que foram eles, os motoristas, que ajudaram a empresa a entender quais temas abordar nesta que foi a primeira edição do projeto.
“Os valores relacionados com a família e o cuidado com o funcionário fazem parte da base estrutural do grupo. Por isso, o assunto foi selecionado a partir do levantamento das dores e interações desse público junto a uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde e também pelas redes sociais”, comenta Guilherme.
Para quem não conhece, a Itaobi é uma empresa de transporte rodoviário de cargas em geral, inclusive de produtos perigosos e medicamentos sujeitos a controle especial. São cerca de 200 mil toneladas de produtos transportados por mês e 2 milhões de quilômetros percorridos pelos 122 motoristas da frota própria, composta por 120 caminhões – dos quais quase 50% são Scania. Toda essa logística acontece nas 15 unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, e na sede localizada na cidade de Jardinópolis, em São Paulo, onde está o Centro Administrativo que foi palco para o estúdio montado para a live. Ou seja, mais uma das transportadoras que continuam garantindo o abastecimento do Brasil neste momento delicado que o país atravessa.
Guilherme explica que para se manter ativa a empresa precisou colocar algumas medidas preventivas em prática, especialmente por também atender demandas da área da saúde. “Por se enquadrar nos serviços essenciais, indispensáveis ao atendimento das necessidades da comunidade, e que, se não atendidos, colocam em perigo a sobrevivência da população, a Itaobi adotou um pano de contingência para contribuir com o cenário de isolamento. Uma parte dos colaboradores está trabalhando em home office, os que fazem parte do grupo de risco foram dispensados temporariamente sem prejuízo salarial, e os que precisam cumprir suas atividades presencialmente seguem um rigoroso controle de qualidade no trabalho, como distanciamento de dois metros, álcool gel, máscaras de tecido, entre outras ações”, conta.
“A Escandinávia Veículos se orgulha da parceria com a Itaobi Transportes, desde o ano de 2007, quando a empresa iniciou suas atividades com a compra de quatro cavalos mecânicos Scania. E a sua evolução não parou por aí. Hoje, uma empresa consolidada e com valores, dos quais compartilhamos, que é a valorização da família, dos colaboradores e a responsabilidade social”, acrescenta Fernando Cantador, Diretor de Veículos Novos da Escandinávia, a Casa Scania responsável por atender a transportadora.
O que vem por aí
Mas, junto das adaptações necessárias e desafios diários, como manter os colaboradores sadios e protegidos do contágio do vírus, os esforços e olhares da Itaobi também se voltam para as próximas edições do projeto “A Estrada Entre Nós”, que ainda não estão definidas. “A princípio, a ideia era realizar apenas uma edição, mas o resultado foi maior do que nosso objetivo final, superamos muito as nossas e também as expectativas dos participantes. Estamos conversando com a diretoria e apoiadores para darmos sequência a esse projeto”, destaca o executivo.
“Além de lidarem com os pré-conceitos da sociedade, os caminhoneiros também encaram a dura realidade da solidão nas estradas e a constante distância da família. O atual cenário nacional é de isolamento social, mas esta classe não entrou em quarentena. São eles os responsáveis pelo abastecimento do país. Do setor alimentício ao farmacêutico, tudo o que você tem na sua casa foi levado por um caminhoneiro. ‘A Estrada Entre Nós’ foi criada com o propósito de apoiar e valorizar o caminhoneiro e sua família, mas esse projeto é muito mais do que isso. É uma ação voltada para o resgate do valor da vida e do valor da vida em família do caminhoneiro. Entendemos ser de extrema importância trabalharmos esse contexto e para isso buscamos parceiros não só para viabilizar esse projeto financeiramente, mas para criarmos uma rede de multiplicadores que acreditam na valorização do caminhoneiro brasileiro”, conclui Guilherme.
Quem sabe, com a proximidade do Dia do Motorista, não vem novidade por aí? Enquanto isso, veja como foi a primeira live do projeto “A Estrada Entre Nós”:
Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro
Lamentamos! Houve um erro no envio de sua mensagem.