É da Comtrasil o primeiro Scania movido a gás a operar na região Nordeste do Brasil.
“Os clientes exigem que os equipamentos sejam diferenciados para que a operação deles aconteça de forma mais eficiente. Mas, por que não ir além, com o uso de um combustível alternativo? Temos que sair na frente porque alguém tem que começar. No Nordeste a Comtrasil está sendo pioneira com uma forma mais limpa de trabalhar. O mundo clama por isso e por esse compromisso.”
É com essa fala de Thales Souza Silva, sócio-diretor da Comtrasil, que trazemos a boa nova: a empresa acaba de adquirir o primeiro Scania movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano do Nordeste do Brasil.
O R 410 6x2 fará o transporte de bebidas e de produtos de higiene e limpeza para dois grandes embarcadores clientes da Comtrasil. A empresa, que conta com 19 unidades operacionais em todo o Brasil, tem sua matriz localizada em Brumado, na Bahia.
A operação será dedicada e bastante dinâmica, pois o caminhão será responsável por fazer a transferência dos produtos entre as fábricas dos clientes. Ou seja, a viagem, que terá rota aproximada de 900 km, começa lá na ponta, na sede de um dos embarcadores na Paraíba, e tem como destino a carga do outro cliente, no estado da Bahia. “Vamos casar fluxos e rotas. Como ambos têm uma demanda e valorizam muito a questão ambiental, optamos por ofertar aos dois esta sinergia operacional, a fim de evitar que o caminhão rode vazio no percurso e possibilitando que o trabalho seja feito com emissão muito menor de CO2”, explica Thales.
O abastecimento será feito no decorrer do trajeto, nos postos disponíveis nas regiões metropolitanas por onde o veículo passar. “Como o caminhão vai trafegar por rodovias federais, temos a opção de abastecer nas regiões metropolitanas das capitais, como Salvador, na Bahia; João Pessoa, na Paraíba; Recife, em Pernambuco; e Maceió, em Alagoas. Estaremos bem assistidos”, detalha o empresário.
Parceiros de jornada
Movesa e Scania continuam sendo as parceiras da Comtrasil nesse novo passo que a transportadora dá em sua jornada de sustentabilidade. “Temos uma longa história com esse cliente, uma verdadeira parceria da Scania e Movesa com a Comtrasil, que já passa por duas gerações da família. São 30 anos de relacionamento. Estamos engajados nessa missão e jornada por um transporte mais sustentável, temos uma oficina adequada para atender o veículo a gás e técnicos preparados para isso”, ressalta Eduardo Shinohara, Diretor Comercial da Movesa. “Esperamos que seja o primeiro passo de nossa contribuição com os clientes do Nordeste para criarmos uma base sólida e termos um transporte mais sustentável, gerando menos resíduos e emissões no meio ambiente”, completa.
Para Zezito Bispo, Gerente Regional da Movesa, ver essa transformação acontecer na região e com um cliente tão especial para a concessionária é extremamente satisfatório. “Dá um orgulho muito grande sobretudo por saber que estamos contribuindo para a preservação do planeta ao mesmo passo que oferecemos ao cliente o mais avançado em tecnologia até mesmo frente os nossos concorrentes”, comenta.
Além de ter a Movesa como sua Casa Scania, o caminhão sai da concessionária com PMS Premium e Pacote Desempenho, que permitirá o uso da conectividade para gestão de dados da operação e acompanhamento do motorista com o master driver.
Resultado que vai além
Certamente a solução a gás da Scania fará ainda mais diferença na frota da Comtrasil, atualmente composta por 400 cavalos mecânicos de frota própria e 900 equipamentos semirreboques. Desse total, 40% é Scania, entre os modelos R 440 6x4, R 480 6x4, R 500 6x4, G 450 6x2 e G 420 6x2, que já apresentam muitos bons resultados.
“A nova geração representou para nós uma quebra de paradigma de gestão e direção econômicas. A Scania não só vendeu o caminhão como disponibilizou o recurso da conectividade, que permite que a gente tenha um acompanhamento melhor e mais assertivo, principalmente de resultado. Constantemente os motoristas participam de treinamentos e são reciclados quando necessário. Apesar de a tecnologia anterior já ser uma das melhores do mercado, a gente não tinha a opção de acompanhar em tempo real, por exemplo. Hoje temos motoristas que saíram do conceito D e foram para o A, o que nos trouxe uma média geral de 5 a 7% de economia”, conta Thales. Ao todo, a Comtrasil contabiliza 440 motoristas de um total de 570 colaboradores.
Agora, a expectativa da empresa é melhorar ainda mais esses números com a chegada do R 410 6x2 movido a gás natural e abraçar outros tantos benefícios que vão muito além da economia de combustível. “A expectativa de que o caminhão traga mais sustentabilidade para o nosso negócio é muito alta. Os clientes querem o veículo o quanto antes na operação porque sabem que o resultado vai abrir também outras malhas, outras rotas para que mais veículos movidos a gás possam chegar. E nós temos a certeza de que não estamos sozinhos nessa jornada, pois temos a Scania e a Movesa ao nosso lado como parceiras e todo o aparato técnico e comercial para que esse modelo venha mesmo para ficar”, conclui o empresário.