Scania entrega os primeiros caminhões movidos a GNV/biometano da história do Brasil

28/05/2020

Scania entrega os primeiros caminhões movidos a GNV/biometano da história do Brasil
Modelos R 410 adquiridos pela RN Express e Jomed foram vendidos na Fenatran. Objetivo das empresas é a transição para um sistema de transporte mais sustentável.
O dia 28 de maio de 2020 entra para a história da indústria automobilística nacional, pois celebra a entrega dos primeiros caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano do Brasil. Foram dois modelos R 410 6x2 para a RN Express e dois R 410 6x2 para a Jomed LOG. Os quatro serão usados pelas duas empresas paulistas no transporte de produtos da L’Oréal. A Casa Scania Codema, de Guarulhos (SP), foi a responsável pela venda, a entrega e cuidará do suporte operacional e da manutenção dos veículos.
“Este momento é de grande alegria para a Scania no Brasil e no mundo. Celebrar a entrega dos primeiros caminhões a gás comprova que estamos no caminho certo liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “A Scania, a RN Express e a Jomed LOG entram juntas para a história comprovando que estão, de fato, contribuindo para a redução das emissões de CO2 no planeta. Temos certeza que estas duas transportadoras e seus embarcadores servirão de modelos para outras empresas.”
A RN Express foi a transportadora que comprou o primeiro caminhão movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano do Brasil, na Fenatran, em outubro de 2019. Os dois R 410 serão usados na rota São Paulo-Rio de Janeiro para o transporte de produtos da francesa L’Oréal. A empresa ainda atende os clientes Nespresso, Samsung, HP, Nestlé, Starbucks e outros. Da mesma forma, a Jomed LOG comprou seus dois modelos no Salão Internacional do Transporte, e que vão transferir cargas para a L’Oréal em rota similar.
Entrega no dia 26 de maio na Codema de Guarulhos
A rede de concessionárias Scania está sendo preparada para dar todo o apoio aos caminhões a gás. Não são necessárias grandes mudanças nas Casas para receber os veículos mais sustentáveis. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que serão implementados ao longo dos próximos meses.
A Codema de Guarulhos está pronta para atender os caminhões. No último dia 26 de maio foi feita a entrega presencial dos modelos para a RN e a Jomed. “Foi sem dúvida um momento histórico para a Scania e a Codema. Fazer a cerimônia de entrega, durante o período da quarentena do coronavírus, foi um desafio que contou com a máxima segurança. Os caminhões precisam rodar para cumprir os acordos e os clientes não viam a hora de ter esses modelos mais sustentáveis circulando pelas estradas”, diz Eronildo Santos, diretor-geral das casas cativas da Scania, formadas pelas concessionárias Codema (SP e MG), Cavese (SC) e Suvesa (RS). “Daremos todo o suporte para a operação dos clientes. Vamos garantir a manutenção em dia e a disponibilidade da frota.”
O R 410 está equipado com as mais modernas tecnologias do mercado presentes na Nova Geração da Scania, que iniciou as suas vendas em fevereiro de 2019. Além do pacote de conectividade para tornar a operação ainda mais rentável, treinar os motoristas e ajudar os clientes na gestão mais assertiva e econômica dos veículos. As empresas escolheram o Pacote Desempenho para usufruirem do mais completo benefício dos Serviços Conectados Scania. O Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Os Serviços Conectados Scania são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e primordialmente controlar os custos operacionais.
Os inéditos caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e construídos para serem 100% a gás e biometano, ou usando uma mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica e tecnologia confiável, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos.
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