É do Grupo Charrua o primeiro Scania a gás entregue na região Sul.
“O segredo é não parar nunca!”, disse Elvidio Eckert, fundador e proprietário do Grupo Charrua. Aos 85 anos, ele é um exemplo: embora, segundo ele mesmo, “tenha diminuído o ritmo”, continua trabalhando para ver, cada vez mais, as empresas do Grupo prosperarem.
E sempre foi assim. “Comecei em uma serraria de lenha para queima de fogão e vendia na cidade de Lajeado. Depois fui para o gás GLP porque percebi que havia chegado um concorrente da lenha. Até que consegui representar a marca e criei, em 1968, a Arco Gás, hoje a revendedora autorizada do gás de cozinha da Liquigás no Rio Grande do Sul”. De lá para cá, outras sete empresas nasceram, todas voltadas para complementar os negócios do mesmo segmento: Transportadora Arco, TRR Arco Diesel, Loja Arco e Arco Gás, em Lajeado (RS); e TRR Charrua Diesel, Distribuidora de Petróleo Charrua e Charrua Gás, na cidade de Esteio (RS).
Não há dúvidas: Elvidio Eckert nunca parou. E foi mesmo por não parar – de inovar e investir – que o Grupo é o primeiro cliente da região Sul do Brasil a receber o novo caminhão movido a gás natural veicular (GNV) da Scania. O R 410 6x2 chega para ampliar a frota da Transportadora Arco de cinco para seis veículos Scania. O caminhão irá atuar no transporte de gás natural para a Charrua Gás para atender demandas de clientes do Rio Grande do Sul, como indústrias e postos de combustível.
Flavio Aluísio Rudiger, Diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua, conta que a parceria com a Scania começou ainda antes de surgir o interesse pela solução sustentável da marca. “Temos amizade com o time da Casa Scania aqui da região. Em 2010, a parceria começou com a compra do G 400 e do P 310, inclusive para bitruque. Os caminhões são muito bons, de excelente rendimento. Quando a Scania lançou o modelo a gás, a equipe da concessionária nos apresentou a solução após o teste da Citrosuco. Acabamos investindo na compra e vamos ‘testar’ por nossa conta mesmo aqui na nossa operação”, explica.
“A parceria entre a Charrua e a Brasdiesel vem de muitos anos. São diversos caminhões Scania rodando na frota do cliente. É um cliente inovador, que está sempre se atualizando e saindo na frente em seus negócios. O motor a gás, de imediato, despertou interesse do Grupo e ele se dispôs a comprar um veículo para teste. Esse caminhão que é uma nova solução de transporte e vem ao encontro dos interesses do Grupo Charrua. Nos últimos meses tivemos o privilégio de acompanhar os investimentos que a Scania vem fazendo nesta área, uma das maiores inovações para o transportador. É uma grande satisfação entregar o primeiro veículo a gás no Rio Grande do Sul para um cliente da Brasdiesel”, complementa João Elton Heinen, Gerente de Vendas da Brasdiesel Lajeado.
Pensando no futuro
Para Rudiger, a expectativa é grande e a chegada desse veículo é um privilégio. “É um prazer enorme ser o primeiro cliente do Sul a receber essa nova tecnologia da Scania, tanto pela economia como pela questão ambiental, com a redução das emissões de CO2 na atmosfera. Inclusive pelo fato de a distribuidora ser a empresa que mais se destaca no Grupo Charrua, mostra que somos mesmo pioneiros no que fazemos. Acredito que vai funcionar bem e depois virão novos caminhões”, finaliza.
Vale lembrar que Rudiger é genro de Elvidio. São cinco famílias na administração do Grupo, entre filhos e genros do fundador, que também acompanha tudo de perto. “A empresa é familiar desde o começo, não temos pessoas jurídicas envolvidas. Chegamos até aqui com muito esforço, dedicação, colaboração da família, que é o que temos de mais importante. Eu sigo acompanhando enquanto der, porque tempo ocioso corrói a consciência de qualquer pessoa. Por isso temos sempre que estar na ativa, diminuir o ritmo, é claro, mas sempre informado de tudo. Esse é o segredo da vida”, conclui – e ensina – Elvidio.
Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro
Lamentamos! Houve um erro no envio de sua mensagem.