Scania entrega seus primeiros ônibus biarticulados no
Brasil
Seis unidades foram apresentadas em
Curitiba (PR); com 27 metros veículos podem retirar das ruas cerca de 125 automóveis
com duas pessoas ou 56 com quatro ocupantes, contribuindo para a mobilidade urbana
Em cerimônia realizada no dia 13 de março, na Câmara Municipal de Curitiba, o
prefeito Rafael Greca recebeu e apresentou à população seis biarticulados Scania,
que medem 27 metros e têm capacidade para 250 passageiros, os primeiros vendidos
pela marca no país. Os veículos fazem parte da renovação da frota da capital
paranaense. O evento também fez parte das comemorações dos 326 anos da cidade. A
Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema urbano de Curitiba, foi quem
adquiriu o lote histórico para a marca, após um processo bem-sucedido de
demonstrações. A frota completa começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano.
A responsável pela negociação e atendimento ao cliente será a Casa Scania Cotrasa.
"Quebramos a hegemonia e a exclusividade de um concorrente. Após uma demonstração
real durante sete meses, nas mesmas linhas que os seis modelos irão rodar,
comprovou-se uma redução no consumo de combustível de 3% em comparação ao outro
competidor, em condições idênticas. Estamos satisfeitos que os resultados
operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em
mobilidade urbana", afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. "A
maior beneficiada será a população, que fez muitos elogios ao modelo, e sabe que
encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais
confortável."
"As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos
resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível
credibilidade", diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso. "Além
disso, acreditamos que a concorrência entre fabricantes de biarticulados vai ao
encontro do nosso objetivo, que é oferecer ao nosso cliente, o passageiro do ônibus,
o melhor produto pelo menor custo."
O biarticulado Scania está devidamente homologado em conformidade com as normas da
Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de
transportes urbanos da capital paranaense. "A Urbs é uma das mais exigentes em
termos de homologação no Brasil. Estamos orgulhosos por fazer parte da renovação da
frota de Curitiba. Queremos continuar participando da renovação de frota
curitibana", salienta Munhoz. De acordo com o diretor, o biarticulado da fabricante
sueca é mais competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem
do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz
os custos de manutenção.
"Após um grande trabalho iniciado com o lançamento do produto em 2015,
intensificamos as conversas com o cliente a partir de novembro de 2017. Agora, é
comemorar esta importante venda", afirma Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa. "É
gratificante abrir o mercado para a solução do biarticulado na rede Scania e ainda
mais no berço do BRT. Nos motiva e fortalece a equipe. É um divisor de águas para
este segmento."
Locatelli também explica como a Cotrasa está se preparando para atender todas as
exigências do cliente e da Urbs. "Estamos adequando o estoque de peças, o
ferramental e principalmente treinando a equipe técnica para garantir o máximo de
disponibilidade da frota", completa. "Tudo estudado para o bem dos passageiros."
No dia 22 de novembro de 2017, a Scania apresentou seu biarticulado ao prefeito
Rafael Greca. O veículo estava personalizado para as exigências da Urbs (Urbanização
de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da
cidade. Greca havia prometido para a população um processo de renovação da frota da
capital a partir do início de 2018.
Características da operação da Viação Cidade Sorriso
Os seis biarticulados Scania rodarão no Eixo Norte-Sul (Linha Santa Cândida – Capão
Raso). O potencial de passageiros transportados deverá chegar a 90 mil/dia útil. O
perfil dos passageiros que utilizam esse itinerário é bem diversificado, tendo em
sua maioria estudantes e trabalhadores. De acordo com Gulin, os seis novos veículos
vão substituir outros com vida útil vencida. Trata-se de renovação de frota. Em
média, por dia, os ônibus vão rodar 10 horas. Já na previsão de rodagem mensal cada
biarticulado deverá atingir, em média 5.500 mil km.
Moderno sistema de gestão de frota: o primeiro de ônibus urbanos no Brasil
A Viação Cidade Sorriso adquiriu também o PMS Fleet Care, o mais novo serviço da
marca. Com isso, fez história ao se tornar a primeira empresa de ônibus urbano a
utilizar o serviço, que pensa a gestão completa do cliente. A conectividade, por
meio dos Serviços Conectados Scania, são a base de tudo. Para garantir e mensurar a
disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet
Care é o novo aliado do cliente, e tem cinco pilares principais que o tornam o
serviço mais completo da fabricante. Ele funciona por meio de um gestor coordenado
pela rede de concessionárias da fabricante. No caso da Sorriso pela Casa Cotrasa.
Biarticulado Scania padronizado para Curitiba
O biarticulado Scania F 360 HA na versão Urbs tem 27 metros de comprimento.
Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele
representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na
busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.
O modelo, que segue o padrão exigente da Urbs, tem carroceria Caio, motor de 360cv
(o maior da categoria), e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em
baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte
frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor
acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente
dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote
de vantagens que eleva a produtividade para o operador.
O câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta
durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos
custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar
combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a
seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias
e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8x2 de 43,5 t de capacidade
de carga (a maior do mercado).
O F 360 HA 8x2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para
o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos
eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a
distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.
A Scania oferece soluções para a mobilidade urbana que vão desde os modelos padrón
(de 13m e 15m), passando pelos articulados até o biarticulado. Trata-se de um leque
completo com serviços adequados a cada perfil de operação com grandes benefícios
atrelados à conectividade.
Sobre a Cotrasa
A Cotrasa oferece as melhores soluções para o negócio Scania em caminhões, ônibus,
peças e serviços.
Com sete unidades distribuídas pelo estado do Paraná, a cobertura da Casa Scania
atinge os seguintes municípios e regiões próximas: São José dos Pinhais (matriz),
Ponta Grossa, Pato Branco, Guarapuava, União da Vitória, Cascavel e Telêmaco Borba
(posto de serviço). A concessionária é reconhecida pelo atendimento diferenciado,
que inclui a orientação aos clientes sobre a escolha das melhores soluções, de forma
rentável e customizada, promovendo o crescimento e fortalecendo o relacionamento
entre clientes, empresa e colaboradores.
Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro
Lamentamos! Houve um erro no envio de sua mensagem.