[ Sustentabilidade ]
A jornada continua
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivos Scania, PepsiCo ]
Novos companheiros de jornada: a parceria da Scania com a PepsiCo para fazer a sustentabilidade no transporte acontecer, aqui e agora.
E ra domingo e você não quis acordar muito cedo. Aproveitou para descansar um pouquinho mais, pois a rotina da semana foi puxada. Como o almoço logo estaria pronto, você tomou um copo de leite com TODDY® para “forrar” o estômago, como diriam as avós. Durante a tarde, deu tempo de ver um filme para curtir a preguiça. Para acompanhar, DORITOS®, FANDANGOS® e uma PEPSI® , afinal todo mundo se rende a umas gostosuras vez ou outra. Que delícia de dia!
A semana recomeça e você, que está de home office, aproveita o intervalo entre uma reunião e outra para ouvir um podcast sobre hábitos de consumo. E é aí que a ficha cai: “qual será a origem dos produtos que eu compro? Como será que é o processo para que o produto chegue ao supermercado e, consequentemente, à minha casa?” Certamente essas são algumas das perguntas que você se faria se vivesse, de verdade, essa suposição.
Se a análise for feita com base no que fez parte da sua alimentação na situação fictícia daquele domingo de descanso e sofá, você pode estar certo (a) de que se trata de uma empresa que planeja e vive, na prática, a ótica sustentável em todos os aspectos relacionados aos seus negócios: a PepsiCo.
O exemplo mais recente foi a aquisição de 18 novos caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano - 10 modelos G 340 4x2 e oito R 410 6x2 - que serão usados no abastecimento de produtos em todo o Brasil. Um reforço e tanto para fazer com que os itens da marca cheguem até você de forma ainda mais sustentável.
“Especialmente no pilar ambiental, podemos dizer que atuamos de ponta a ponta. Começamos na produção dos insumos agrícolas, na elaboração dos produtos, em controles rigorosos de consumo de energia e água, até chegar na logística, no descarte do produto acabado e na reciclagem”, comenta Eduardo Sacchi, Diretor Sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil.
De acordo com o executivo, a parceria com a Scania para a chegada desses veículos mostra mais uma vez o pioneirismo da empresa em ser ambientalmente responsável. “A PepsiCo foi a primeira do setor a fazer testes com o caminhão movido a gás natural e uma das primeiras a testar veículos elétricos, o que demonstra a nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável”, explica Sacchi.
Dos testes aos números
Esses testes foram feitos em novembro de 2019, quando a Scania disponibilizou um caminhão a gás para demonstração. “O veículo foi colocado à prova nas mais severas condições que sua proposta de atuação promete. Ele atuou na operação real e pudemos, em parceria com a PepsiCo, analisar todas as informações geradas e benefícios práticos do produto”, comenta Roberto Barral, Vice-Presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.
“O período de testes foi fundamental para que pudéssemos ter resultados efetivos e uma decisão de compra assertiva. Conseguimos uma redução de 15% nas emissões de CO2 e 97% nas emissões de NOx. Em consumo de combustível, medimos algo na ordem de 20% de economia. É a prova de que sustentabilidade não está atrelada a aumento de custos, pelo contrário. Para nós, ajuda a melhorar a nossa produtividade. Tenho certeza de que essa parceria continua no futuro”, ressalta Eduardo Sacchi.
Para a Scania, esse resultado é motivo de orgulho. Primeiro por ver a operação de um de seus grandes embarcadores se tornar mais limpa e eficiente. E depois por ter a confirmação de que é com parceiros com a mesma visão que a empresa pode reafirmar e colocar em prática, aqui e agora, o seu propósito de transformar o mundo dos transportes.
“A Scania vem liderando esta transformação. Para nós, não existe apenas um modelo sustentável e cada país adotará as tecnologias que melhor se encaixam em sua realidade. Para o Brasil, o ‘Aqui e Agora’ é o caminhão movido a GNV e/ou biometano”, complementa Barral.
Além do suporte da Scania, a rede de concessionárias também estará pronta para atender esses caminhões por onde quer que passem. Boxes, ferramentas e check-lists especiais estão sendo implementados em todas as Casas Scania, inclusive na Codema, em São Paulo, que foi a responsável pela venda. “Esta frota mais sustentável rodará praticamente todo o Brasil e daremos o suporte necessário na operação do cliente, para manter a manutenção em dia e garantir a disponibilidade dos produtos”, destaca Barral.
Disponibilidade nas estradas e nas mesas, da melhor forma: com sustentabilidade no ir e vir, porque a jornada da Scania e do transporte continua. •