[ Jornada Scania ]
Na direção certa
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania ]
Mesmo diante de um cenário nebuloso, a Scania apresentou novas soluções para o mercado brasileiro: Actcruise, o novo 10x4 para o Off Road, as novidades no Plano de Manutenção e a Edição Especial Heróis da Estrada. Tudo para aumentar a rentabilidade do cliente e valorizar quem faz o transporte acontecer.
É ele quem registra cada movimento da pista, faz a leitura do terreno, sabe a hora certa de acelerar para subir, toma cuidado nas descidas. Ele também se prepara para as viagens, antecipadamente, para encarar da melhor forma as curvas, os períodos de inércia, os aclives e os declives, muito comuns nas estradas brasileiras. Sabe como ninguém como economizar combustível e tirar o melhor proveito do trecho, sempre com segurança, eficiência e precisão. A conectividade é sua aliada: é com essa tecnologia que ele faz a gestão operacional durante todo o percurso. Ele acabou de chegar ao Brasil, mas veio para ficar e dividir os holofotes com aquele que é o foco da Scania nas soluções que a marca desenvolve: o motorista. Estamos falando do Actcruise, o piloto automático de previsão ativa que a partir da linha 2020/2021 passa a ser item de série nos caminhões da marca e adiciona mais 3% de redução de combustível à conta, somando 15% de economia.
Como? Por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade, ele é capaz de gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente. Isso significa que em uma operação de um caminhão 6x2 que roda cerca de 10mil km/mês, por exemplo, a economia poderá ser de R$ 20 mil em relação ao mesmo caminhão sem o Actcruise. “Estamos superando nossa promessa com a Nova Geração de economia de 12% para 15%, no mínimo. Trata-se de ainda mais rentabilidade ao cliente”, salienta Silvio Munhoz, Diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
A novidade chegou em um momento de grandes desafios para o setor de transportes. E o objetivo da Scania ao colocar mais uma tecnologia no mercado foi justamente esse: valorizar aquele que faz a diferença nas estradas do Brasil e trazer ainda mais economia para o transportador diante de um cenário tão desafiador como tem sido 2020.
Fluxo de caixa: a palavra da vez
De mãos dadas com este lançamento, devido ao sucesso da Heróis da Estrada, a Scania trouxe as condições especiais de compra da Edição Especial para a linha 2020/2021 de caminhões rodoviários até dezembro. Para começar, são três pacotes com redução progressiva de valores, que pode chegar a 42% de desconto.
O Pacote Estilo traz defletores, saia lateral e pintura customizada no para-lamas, na grade frontal e na saia lateral. Já o Pacote Segurança é composto de airbag lateral de cortina, uma exclusividade no Brasil para proteção do motorista em tombamentos; freio de emergência (AEB); sistema de estabilidade (ESP); assistente de mudança de faixa (LDW) e sensor de chuva. E, por fim, o Pacote Conforto, em que o caminhão sai da fábrica equipado com climatizador, geladeira, volante de couro, painel de instrumentos colorido com 7 polegadas e sistema multimídia com tela de 5 polegadas e Bluetooth.
Quem financiar, poderá pagar a primeira parcela após seis meses. Se a compra for pelo Scania Banco, não terá as intermediárias durante os seis meses de carência até o pagamento da primeira prestação e o seguro ainda pode ser dividido em até 10 vezes sem juros.
O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível não ficou de fora: o cliente que optar por essa solução terá desconto de 8% caso a escolha seja de um pacote. A redução no valor sobe para 13% caso sejam adicionados dois ou os três pacotes.
Dentro e fora da estrada
Outra novidade, desta vez para as operações de mineração e construção pesada, foi o lançamento do Heavy Tipper 10x4/6, o único da indústria nacional. Produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT, o G 540 10x4 Heavy Tipper foi desenvolvido para atender as demandas mais severas desses setores. Com capacidade de carga líquida de até 55 toneladas, Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas de capital) muito menores, o custo total de operação (TCO) passa a ser muito mais competitivo e, com isso, o modelo traz um grande ganho de produtividade para o cliente e a operação.
“Os concorrentes oferecem no máximo 35 toneladas de carga e 50 t de PBT. A Scania está inovando o mercado mais uma vez e vai superar as expectativas dos clientes”, salienta Fabricio Vieira, Gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil. “Ainda em comparação aos 8x4 competidores, o Scania 10x4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga”, conclui Fabricio.
É com esse quarteto – tecnologia, economia de combustível, condições especiais de compra e novas soluções fora de estrada – que as empresas de transporte podem se movimentar e retomar o mercado e a Scania, mais uma vez, inova e se reinventa, saindo à frente para trazer ainda mais rentabilidade aos seus parceiros e clientes. “Neste momento, o transportador precisa aumentar sua rentabilidade, ou seja, retirar o máximo de dinheiro do veículo. O mercado está começando a ver sinais de retomada e o Brasil vai precisar de muitos caminhões para a recuperação da economia”, reforça Munhoz.