[ Sustentabilidade ]
Um novo olhar para o mundo
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: Arquivo Transpanorama ]
Depois de conhecer algumas iniciativas da Scania, entenda por que o propósito da marca para um futuro mais sustentável só se dará com parceiros com o mesmo objetivo.
E
les tiveram suas vidas impactadas e totalmente transformadas. Enfrentaram a crise de seu país de origem, a Venezuela, saíram de lá refugiados e, depois de tudo isso, foram acolhidos no Brasil com direito a emprego, moradia, família por perto e uma nova chance de recomeçar. Pelo menos foi assim para os 38 venezuelanos contratados pela Transpanorama, parceira e cliente da Scania de longa data, por meio do projeto “Missão Acolhida – Um Novo Lar para os Venezuelanos”.
Trata-se de uma ação com dois objetivos: humanitária e contratação de mão de obra. O processo seletivo foi realizado em junho de 2019, em Boa Vista, Roraima, estado vizinho da Venezuela. Quinze dias depois, os profissionais chegaram em Maringá, no Paraná, onde passaram por uma série de treinamentos sobre a legislação de trânsito brasileira, direção defensiva, direção econômica, língua portuguesa, gestão financeira, entre outros temas, e foram contratados pela Transpanorama para atuarem como motoristas folguistas e feristas.
Passado o período de treinamento, foi o momento de receber os familiares dos novos motoristas, que contaram com o suporte da empresa e do Instituto Sendas, que trabalha em prol dos refugiados em Maringá.
É claro que a iniciativa não passou despercebida. Tanto que foi premiada, na categoria Responsabilidade Social, na 5ª edição do Prêmio de Sustentabilidade do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo). A premiação reconhece, divulga e dissemina as melhores práticas de sustentabilidade realizadas pelas empresas do transporte rodoviário de cargas.
Para Jean Salgals, Gerente de Recursos Humanos da Transpanorama, receber esse reconhecimento reforça o compromisso da empresa com o futuro do transporte e do mundo também. “Foi uma grande honra ter a nossa iniciativa premiada e poder chamar a atenção para uma causa tão importante. Capacitando os motoristas a dirigirem da melhor maneira possível, com caminhões de última tecnologia, trabalhamos a sustentabilidade no transporte. Fomos a primeira transportadora do Brasil a fazer este movimento, de enviar uma equipe multidisciplinar para Roraima com a missão de recrutar motoristas carreteiros venezuelanos, além de termos lançado o olhar pelo próximo para tratar de uma situação mundial que clama por soluções efetivas, a da imigração”, afirma.
E ele ainda completa: “Esta iniciativa convida as outras empresas do segmento de transporte rodoviário de cargas a olharem para o ser humano em sua integridade e a estenderem as mãos aos que precisam.” Se isto não é tornar o mundo mais sustentável e um lugar melhor para se viver, agora e no futuro, o que mais pode ser?
Conheça a história de alguns dos motoristas contratados e emocione-se.