Jornada Scania #4

[ Jornada Scania ]

Porque ele é o caminhão do ano

[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania ]

Um ano depois de desembarcar no Brasil, Nova Geração de Caminhões Scania é eleita pela primeira edição do Truck of the Year em território latino-americano como o ‘Caminhão do Ano para 2020’.

N

ão bastava ser linda, por dentro e por fora, tinha que ter conteúdo e ser eficiente. Também não era suficiente mostrar-se econômica e consciente de seu papel para um mundo mais sustentável, tinha ainda que trazer rentabilidade e proporcionar conforto a quem trabalha junto com ela. Com tantas qualidades, não é de se assustar que ela seja reconhecida como a melhor do mercado. Sim, estamos falando da Nova Geração de Caminhões Scania, eleita pela primeira edição do International Truck of the Year (IToY) em território latino-americano como o ‘Caminhão do Ano para 2020’.

O reconhecimento chegou ainda em 2019, somente um ano após o lançamento da Nova Geração por aqui. Em 2016, a Scania conquistou essa mesma premiação na Europa, quando a Nova Geração foi lançada por lá. O prêmio é concedido aos caminhões que deram a maior contribuição à eficiência no transporte em um período de 12 meses e a escolha foi feita por um júri de 15 editores e jornalistas de revistas especializadas em transporte e logística do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

“O Truck of the Year Latin America é um reconhecimento ímpar para a jornada que iniciamos em direção a um ecossistema de transporte e logística sustentável. Celebramos com ele uma geração que extrapola a condição de ‘produto’ e já nasce sob o conceito de aplicações específicas, revolucionando a forma de pensar soluções em transporte, de posicionar a nossa marca e, mais importante, de nos relacionar comercialmente com o mercado, com nossos clientes”, afirma o Presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski. Critérios como inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, economia de combustível, pegada ambiental e custo total de propriedade e operação (TCO) foram avaliados e decisivos para que a Nova Geração conquistasse o topo do pódio.

Muito mais que um troféu

Para a Scania, ter sua Nova Geração liderando o mercado como o Caminhão do Ano não se trata apenas de receber um troféu. É muito mais do que isso. É ver, aqui e agora, uma de suas muitas soluções para a sustentabilidade no transporte transformar o setor de forma prática. Até porque a marca recebeu outros três reconhecimentos que mostram que o foco da empresa não é somente colocar novos produtos no mercado. É oferecer ao cliente soluções de transporte cada vez mais inovadoras e que contribuam com a sustentabilidade em toda a sua cadeia logística.

Essas premissas foram algumas das que trouxeram para a Scania outros títulos. Para quem não sabe, a Scania é a marca mais desejada do mercado, de acordo com a edição do Best Truck 2020, e também tem o Melhor Pós-Vendas e o Melhor Cavalo Mecânico Pesado com a cabine R.

“A única palavra que a Scania tem é gratidão por esse reconhecimento, que vem de quem mais entende de transporte que é o nosso cliente. A Scania tem o cliente em primeiro lugar como valor, esse é um propósito da marca há muitos anos. Estamos muito felizes e orgulhosos porque em tão pouco tempo a gente fez um convite para nossos clientes, o de transformar o mundo do transporte com a Scania e liderar junto com a gente a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. E esse prêmio só vai dar mais gás para continuarmos fazendo essa transição”, pontua Márcio Furlan, Gerente Executivo de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

Porque o NTG é o caminhão do ano de 2020?

01
Redução de consumo de combustível de até 12%.
02
Combina ergonomia, design e conforto.
03
Verdade seja dita: as novas cabines são um espetáculo à parte nas estradas. Mas, mais do que isso, foram desenvolvidas com a mais alta tecnologia disponível no mercado.
04
São 19 possibilidades de combinações variantes das novas cabines P, G, R, além da nova S e do pacote XT.
05
Os motores foram desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo e as emissões de CO2.
06
O novo “lay shaft brake”, sistema que freia o eixo secundário, é agora padrão nas caixas Opticruise.
07
São quatro tipos de motores: 7 litros (220, 250 e 280 cavalos de potência – torque de 1.000 a 1.200Nm); 9 litros (280, 320, 360cv – torque de 1400 a 1.700Nm); 13 litros (410, 450, 500 e 540cv – com variação de torque de 2.150 a 2.700Nm); e 16 litros (V8 de 620cv e 3.000Nm de torque).
08
Opções de ajuste do assento mais generosas para que o motorista encontre uma posição de condução confortável.
09
A visibilidade frontal e lateral melhorou graças à posição inicial do motorista, que está mais perto do para-brisas e um pouco mais para a esquerda.
10
Os pontos cegos foram otimizados nos pilares A.
11
Funções importantes podem ser especificadas com a nova eletrônica embarcada como o sistema ADAS, por exemplo.
12
Até o painel de instrumentos é modular, tornando mais fácil a personalização de acordo com necessidade, gostos pessoais e exigências.
13
Nova aerodinâmica: cada superfície, na parte da frente, nas laterais e até debaixo do veículo foi otimizada para uma resistência mínima do ar, o que impacta também na redução do consumo de combustível.
14
Mais estabilidade ao fazer curvas e sob forte frenagem, sem afetar o conforto do motorista.
15
Segurança: primeiro caminhão do mundo com airbags laterais anticapotamento integrados no teto.
16
Novos sistemas de climatização que usam menos energia, o que contribui para a diminuição do consumo de combustível.
17
O motorista pode decidir como, quando e onde a temperatura deve estar quente, fria ou ideal.
18
Conectividade: o caminhão pode ser ligado ao sistema de gestão de frota da empresa de transportes.
19
O sistema modular torna o reparo das cabines mais fácil em caso de acidentes.
20
É fabricado no Brasil, dentro da fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Além disso, conta com toda a estrutura de atendimento da marca com as mais de 100 concessionárias da rede distribuídas em todo o País.
Compartilhe:
Envie seu comentário para ser publicado
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Em 2017, entregamos 82.500 caminhões, 8.300 ônibus, e 8.500 motores industriais e marítimos para nossos clientes. A receita líquida alcançou quase 120 bilhões de coroas suecas, dos quais cerca de 20% eram relacionados a serviços. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG. © Copyright Scania 2018 All rights reserved. Scania Brasil, Av. José Odorizzi, 151 - Vila Euro, São Bernardo do Campo. SP. Tel: +55 11 4344-9333