[ Jornada Scania ]
Porque ele é o caminhão do ano
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania ]
Um ano depois de desembarcar no Brasil, Nova Geração de Caminhões Scania é eleita pela primeira edição do Truck of the Year em território latino-americano como o ‘Caminhão do Ano para 2020’.
N
ão bastava ser linda, por dentro e por fora, tinha que ter conteúdo e ser eficiente. Também não era suficiente mostrar-se econômica e consciente de seu papel para um mundo mais sustentável, tinha ainda que trazer rentabilidade e proporcionar conforto a quem trabalha junto com ela. Com tantas qualidades, não é de se assustar que ela seja reconhecida como a melhor do mercado. Sim, estamos falando da Nova Geração de Caminhões Scania, eleita pela primeira edição do International Truck of the Year (IToY) em território latino-americano como o ‘Caminhão do Ano para 2020’.
O reconhecimento chegou ainda em 2019, somente um ano após o lançamento da Nova Geração por aqui. Em 2016, a Scania conquistou essa mesma premiação na Europa, quando a Nova Geração foi lançada por lá. O prêmio é concedido aos caminhões que deram a maior contribuição à eficiência no transporte em um período de 12 meses e a escolha foi feita por um júri de 15 editores e jornalistas de revistas especializadas em transporte e logística do Brasil, Argentina, Chile e Peru.
“O Truck of the Year Latin America é um reconhecimento ímpar para a jornada que iniciamos em direção a um ecossistema de transporte e logística sustentável. Celebramos com ele uma geração que extrapola a condição de ‘produto’ e já nasce sob o conceito de aplicações específicas, revolucionando a forma de pensar soluções em transporte, de posicionar a nossa marca e, mais importante, de nos relacionar comercialmente com o mercado, com nossos clientes”, afirma o Presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski. Critérios como inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, economia de combustível, pegada ambiental e custo total de propriedade e operação (TCO) foram avaliados e decisivos para que a Nova Geração conquistasse o topo do pódio.
Muito mais que um troféu
Para a Scania, ter sua Nova Geração liderando o mercado como o Caminhão do Ano não se trata apenas de receber um troféu. É muito mais do que isso. É ver, aqui e agora, uma de suas muitas soluções para a sustentabilidade no transporte transformar o setor de forma prática. Até porque a marca recebeu outros três reconhecimentos que mostram que o foco da empresa não é somente colocar novos produtos no mercado. É oferecer ao cliente soluções de transporte cada vez mais inovadoras e que contribuam com a sustentabilidade em toda a sua cadeia logística.
Essas premissas foram algumas das que trouxeram para a Scania outros títulos. Para quem não sabe, a Scania é a marca mais desejada do mercado, de acordo com a edição do Best Truck 2020, e também tem o Melhor Pós-Vendas e o Melhor Cavalo Mecânico Pesado com a cabine R.
“A única palavra que a Scania tem é gratidão por esse reconhecimento, que vem de quem mais entende de transporte que é o nosso cliente. A Scania tem o cliente em primeiro lugar como valor, esse é um propósito da marca há muitos anos. Estamos muito felizes e orgulhosos porque em tão pouco tempo a gente fez um convite para nossos clientes, o de transformar o mundo do transporte com a Scania e liderar junto com a gente a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. E esse prêmio só vai dar mais gás para continuarmos fazendo essa transição”, pontua Márcio Furlan, Gerente Executivo de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.
Porque o NTG é o caminhão do ano de 2020?
01 |
|
Redução de consumo de combustível de até 12%. |
02 |
|
Combina ergonomia, design e conforto. |
03 |
|
Verdade seja dita: as novas cabines são um espetáculo à parte nas estradas. Mas, mais do que isso, foram desenvolvidas com a mais alta tecnologia disponível no mercado. |
04 |
|
São 19 possibilidades de combinações variantes das novas cabines P, G, R, além da nova S e do pacote XT. |
05 |
|
Os motores foram desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo e as emissões de CO2. |
06 |
|
O novo “lay shaft brake”, sistema que freia o eixo secundário, é agora padrão nas caixas Opticruise. |
07 |
|
São quatro tipos de motores: 7 litros (220, 250 e 280 cavalos de potência – torque de 1.000 a 1.200Nm); 9 litros (280, 320, 360cv – torque de 1400 a 1.700Nm); 13 litros (410, 450, 500 e 540cv – com variação de torque de 2.150 a 2.700Nm); e 16 litros (V8 de 620cv e 3.000Nm de torque). |
08 |
|
Opções de ajuste do assento mais generosas para que o motorista encontre uma posição de condução confortável. |
09 |
|
A visibilidade frontal e lateral melhorou graças à posição inicial do motorista, que está mais perto do para-brisas e um pouco mais para a esquerda. |
10 |
|
Os pontos cegos foram otimizados nos pilares A. |
11 |
|
Funções importantes podem ser especificadas com a nova eletrônica embarcada como o sistema ADAS, por exemplo. |
12 |
|
Até o painel de instrumentos é modular, tornando mais fácil a personalização de acordo com necessidade, gostos pessoais e exigências. |
13 |
|
Nova aerodinâmica: cada superfície, na parte da frente, nas laterais e até debaixo do veículo foi otimizada para uma resistência mínima do ar, o que impacta também na redução do consumo de combustível. |
14 |
|
Mais estabilidade ao fazer curvas e sob forte frenagem, sem afetar o conforto do motorista. |
15 |
|
Segurança: primeiro caminhão do mundo com airbags laterais anticapotamento integrados no teto. |
16 |
|
Novos sistemas de climatização que usam menos energia, o que contribui para a diminuição do consumo de combustível. |
17 |
|
O motorista pode decidir como, quando e onde a temperatura deve estar quente, fria ou ideal. |
18 |
|
Conectividade: o caminhão pode ser ligado ao sistema de gestão de frota da empresa de transportes. |
19 |
|
O sistema modular torna o reparo das cabines mais fácil em caso de acidentes. |
20 |
|
É fabricado no Brasil, dentro da fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Além disso, conta com toda a estrutura de atendimento da marca com as mais de 100 concessionárias da rede distribuídas em todo o País. |