[ Rei da Estrada ]
A potência que você respeita
[ Texto: Simone Leticia Vieira / Foto: Juliéte Pedrotti ]
Não há desafio que não possa ser superado com a potência de um V8. Mesmo quando o tempo é curto.
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V8 completa 50 anos em 2019. Mas, independente da missão que lhe é confiada, a experiência desse cinquentão de respeito e os resultados que ele apresenta já são contabilizados desde o início da sua chegada à história da Scania. Quer um exemplo?
Era agosto de 2017 quando o desafio apareceu. O cliente precisava fazer uma entrega expressa a tempo de lucrar com as vendas do Dia dos Pais. A carga era leve: cinco toneladas de ‘cadeiras do papai’, aquele modelo confortável que todo mundo gosta de usar para assistir TV. A questão era o tempo curto. Um dia e meio para percorrer aproximadamente 2.100 km. Mas isso não seria problema para um V8.
Desafio aceito e pé na estrada. Na cabine, dois motoristas revezavam o volante para fazer a viagem com segurança. A bordo de um V8 R 620 6x4, eles saíram de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, em direção à capital federal, Brasília. E após 32 horas, antes mesmo do esperado, a carga chegava intacta a seu destino final.
Quem ouve essa história se pergunta se o caso é real. “Só foi possível graças à força e desempenho do motor. Nós sabíamos do prazo apertado, mas acreditamos na potência do caminhão para cumprir essa missão”, conta, orgulhoso, o Diretor Executivo da Práttica Logística, André Ricardo Ravanello.
Por trás do volante estava Gerson Luiz Alves, motorista da empresa desde quando ela foi fundada. Para ele, o resultado se resume à confiança que o V8 proporciona. “Ganhamos tempo na estrada pela potência do motor e chegamos no prazo. Foram horas de estrada sem fazer esforço!”, relembra. “E ainda fizemos sucesso, porque o V8 chama muita atenção, todos querem ver os detalhes, tirar foto. Conheço gente que tem o sonho de dirigir um desses.”
Paixão por V8: há 13 anos, Gerson, motorista da Práttica Logística, só dirige os modelos Scania.
A Práttica Logística é hoje dirigida por André Ricardo Ravanello.
Paixão que atravessa gerações
A paixão da empresa e do motorista mais antigo da casa – que faz parte de um time de 100 condutores – pelo motor V8 foi à primeira vista. “Em 2015, a Práttica comprou seu primeiro V8. O desempenho foi tão bom – 10% de economia de combustível a mais que o R 480 da geração anterior e os concorrentes – que o André resolveu investir em outras unidades. Em 2018 foram quatro e em 2019 mais dois da Nova Geração”, menciona Marcos Radaelli, Gerente de Vendas da concessionária Brasdiesel, responsável por atender a Práttica no segmento de caminhões pesados.
A passagem de geração para geração não se refere somente à evolução da frota. A história da Práttica, que transporta cargas fracionadas pelos estados de Goiás, Distrito Federal e Tocantins, traz muito dessa troca de experiências com o passado.
“A empresa foi fundada pelo meu pai. Depois de 30 anos de mercado, ele desfez a primeira sociedade e eu e meu irmão nos unimos a ele para assumir o atendimento de uma das regiões. Ali nasceu a Práttica Logística, em 2005. Começamos com meia dúzia de caminhões e hoje subimos e descemos as serras com nossos V8s”, explica Ravanello.
Com sede em Garibaldi e filiais no Sul e no Centro-Oeste do Brasil, a empresa não abre mão do conforto do motorista durante as viagens. “Com o V8, o motorista não precisa fazer força para acelerar na hora de subir a serra, o caminhão vai praticamente sozinho. Com isso, também economizamos combustível, já que não preciso usar o caminhão no limite”, conta Ravanello.
Está aí a prova de que não são só as novas cabines da marca que habitam os sonhos de consumo do motorista – o V8 também tem esse privilégio. “Aqui tem ‘briga’ para ver quem vai viajar com os V8s. Ele é, sem dúvida, o preferido da turma. Também, pudera, ele é melhor que um automóvel”, revela o diretor.
O ronco do motor mais desejado da Scania não mudou. Mas outras evoluções fizeram parte da história desse cinquentenário. Confira algumas delas:
Antes | Agora | |
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Quando foi lançado, em 1969, o revolucionário motor V8 da Scania tinha capacidade para 14 litros. |
A versão atual do motor Scania V8 tem configuração Euro 6 e capacidade para 16 litros. | |
Emissões | NOx: 15g/kWh | NOx: 0.4g/kWh |
Intervalos de manutenção | 5.000km | 36 toneladas: 120.000km 36–45 toneladas: 90.000km 45–60 toneladas: 60.000km |
Taxa de compressão | 15:1 | 22.2:1 |
Pressão do cilindro | 150 bar | 210 bar |
Bloco de cilindros | Ferro fundido, 334kg | Ferro de grafite compactado (CGI), 335kg (devido ao desenvolvimento de materiais e otimização do material utilizado) |