[ Nova Geração ]
Os novos reis da estrada
(e fora dela também)
[ Texto: 528 Comunicação Com Propósito / Foto: Arquivo Scania ]
Não é só a cabine S que surpreende quando se fala das novidades da Nova Geração de caminhões Scania. Os modelos P, G e R e a nova linha XT também fazem sucesso por onde passam, especialmente nas operações dos clientes que precisam da combinação robustez e agilidade.
Q
uem é motorista de caminhão sabe que a paixão por dirigir e por estar nas estradas é passada de geração para geração. Essa passagem inspira a Scania a evoluir seus produtos e serviços, a acompanhar gerações e comportamentos, a entender as necessidades de seus clientes e as mudanças de mercado. A cada geração, a marca conta uma nova história.
Mas, as gerações que tinham preferência pela linha R antes da chegada da Nova Geração também evoluíram. Mudaram suas necessidades e estão contando novas histórias. Histórias de inovação, tecnologia, rentabilidade. Histórias de disponibilidade, sustentabilidade, eficiência. A Scania não ficou parada e acompanhou. Ouviu quem mais entende do negócio: o seu próprio cliente. Do segmento canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural ao mercado da mineração e rodoviário, a marca inovou e trouxe, além de serviços e soluções de condução econômica e da majestosa cabine S, novos modelos para a família P, G e R para beneficiar cada um desses nichos.
“Com a Nova Geração, trouxemos para o mercado cabines mais espaçosas, seguras e com aerodinâmica mais eficiente. De uma maneira geral, percebemos que o cliente que antes comprava uma cabine R conosco tende a migrar para a nova R. Mas agora, com a evolução do nosso portfólio, alguns clientes estão investindo nas vantagens do modelo G, uma cabine de excelente visibilidade, espaço, conforto e custo-benefício, atributos que contribuem para entregarmos até 12% de economia de combustível ao mercado. Mas, claro, tudo depende das particularidades de cada operação, o que é fundamental para a escolha do cliente. E nós da Scania fazemos essa análise junto com ele, por meio do TMA”, comenta Wagner Tillmann, Gerente de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.
O segmento Off Road também foi beneficiado com a chegada da Nova Geração. Se antes a tradicional família P, G e R fazia as honras da casa nas operações fora de estrada, agora é a vez da linha XT escrever sua história dentro e fora das estradas do Brasil. “Até meados de 2009, os caminhões rodoviários eram adaptados para rodarem nas operações fora de estrada. Em 2011, com a mudança do Euro 3 para o Euro 5, entendemos o enorme potencial desse segmento. A partir daí, a Scania começou a estudar esse mercado e lançou, junto com a Nova Geração em 2018, uma linha específica para atuar fora da estrada, a linha XT”, pontua Fabrício Vieira de Paula, Gerente de Vendas de Soluções para Veículos Off Road da Scania no Brasil.
E, embora tenha chegado há pouco tempo, a nova geração Off Road já mostra a que veio. “Prometemos até 8% de economia de combustível em relação à série PGR anterior e já superamos essa expectativa: temos contabilizado resultados que somam 12% de economia, até 25% a mais na capacidade de carga dos caminhões e 15% de redução do custo operacional por tonelada transportada. São os caminhões mais potentes que a Scania já entregou até hoje e com a maior disponibilidade”, afirma Fabrício.
Inovação
Conforto
Segurança
Tecnologia
Robusta e bem equipada, a cabine G tem tamanho médio e é indicada para diferentes tipos de operação, como aplicações regionais, rodoviárias de longa distância e até mesmo fora de estrada, onde a demanda é de trabalho pesado e em tempo integral. É tão versátil que está naturalmente substituindo a antiga cabine R da geração anterior.
Aponte com o mouse uma região
do caminhão para saber mais...
Teto solar
Oferece mais luz, mais ventilação e a sensação de mais espaço, aumentando assim o conforto na cabine. De operação manual ou elétrica, pode ser equipado com tela para insetos.
Espelho de vista frontal
Disponível com operação manual ou elétrica, com ou sem aquecimento. Pode ser usado em conjunto com o quebra-sol externo.
Espelho de proximidade lateral
Proporciona visibilidade ao motorista abaixo da porta do passageiro. Disponível com operação manual ou elétrica, com ou sem aquecimento.
Painel da grade frontal do farol
A cabine pode ser equipada com faróis eficientes integrados à grade frontal superior.
Suporte à frente
A grade dianteira inferior da cabine se abre e permite que o motorista fique em pé durante a limpeza do para-brisa e das lâmpadas.
Para-choque
Protege os faróis de neblina, faróis e cantos da cabine. Você escolhe a posição: alta, normal ou baixa, com altura de 0 ou de 40mm.
Pensadas para ampliar a atuação das operações urbanas e regionais, a cabine P, assim como as demais cabines da Nova Geração, teve o posicionamento do motorista realocado para que ele tenha uma melhor visibilidade na estrada. Itens como airbag lateral anticapotamento também aumentam a segurança na condução.
Aponte com o mouse uma região
do caminhão para saber mais...
Mais visibilidade
Com uma área envidraçada maior, o condutor tem sua visão periférica ampliada. As colunas laterais ao para-brisa, mais estreitas, reduzem os pontos cegos e aumentam a visibilidade..
Espelhos retrovisores
Os espelhos retrovisores foram ampliados, aumentando o campo de visão e oferecendo excelente visibilidade das laterais do veículo.
Espelhos retrovisores
Os espelhos retrovisores foram ampliados, aumentando o campo de visão e oferecendo excelente visibilidade das laterais do veículo.
Para-choque robusto
Com saliência de 40 mm, protege os faróis no caso de pequenas batidas.
Acesso à cabine
Degraus baixos e com ótima superfície de apoio, assim como alças bem posicionadas, auxiliam e agilizam a entrada e a saída da cabine. Há também degrau lateral e alça acima da porta como opcionais.
Quando o assunto é robustez, a sigla da vez é a XT. A nova linha da Scania, criada para os segmentos fora de estrada como mineração, canavieiro, madeireiro e construção civil, proporciona grandes vantagens em relação aos outros modelos voltados para esse mercado. Uma delas é o fato de poder ser customizada desde a escolha da cabine, que pode ser P, G ou R, até a adequação de itens como altura do teto, eixos e suspensões pneumáticas para condições extremas, pedal de embreagem para a caixa automatizada Scania Opticruise (quando necessário), freio de estacionamento elétrico, entre outras soluções adaptadas para cada aplicação.
Aponte com o mouse uma região
do caminhão para saber mais...
Novos retrovisores
Possuem estrutura mais resistente e design integrado com o visual da linha XT. Estão disponíveis com a possibilidade de ajuste elétrico.
Novos retrovisores
Possuem estrutura mais resistente e design integrado com o visual da linha XT. Estão disponíveis com a possibilidade de ajuste elétrico.
Grade frontal
Na cor preta, garante um design diferenciado para a Linha XT em conjunto com os itens de robustez.
Grade do farol
Protege as lentes do farol.
Grade do farol
Protege as lentes do farol.
Para-choque
São 150 mm a mais para proporcionar maior robustez, reduzir o número de paradas por avarias do para-choque e também diminuir os danos à frente do veículo em caso de pequenas colisões. O para-choque de aço também proporciona maior ângulo de ataque quando comparado com o modelo convencional, possibilitando a entrada do veículo em qualquer terreno.
Degrau articulado
Possibilita fácil acesso para o motorista efetuar a limpeza do parabrisa ou até mesmo para realizar a substituição das palhetas do limpador.
Pino de reboque
Suporta até 40 toneladas, sendo um item de grande ajuda caso seja necessário rebocar o veículo.